quarta-feira, 13 de abril de 2022

SP: Lado a Lado lança documentário sobre sua mentoria para impulsionar pequenos negócios de gastronomia no Bom Retiro

 

Bairro multicultural e polo gastronômico de SP, o Bom Retiro foi foco do Lado a Lado, um Programa de mapeamento e mentoria de iniciativas socioculturais que visa transformar e desenvolver pequenos negócios e comunidades. E o resultado desse trabalho, que aconteceu ao longo de 2021, pode ser conferido em um documentário que será lançado no dia 25 de abril, às 19h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento contará com um coquetel oferecido pelos restaurantes das pessoas que participaram do Programa.

O média-metragem tem uma versão com Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Ele também será disponibilizado em DVD para escolas, bibliotecas públicas e secretarias estaduais e municipais de Cultura e ficará disponível no canal do YouTube do Programa Lado a Lado durante todo o mês de maio.

O Lado a Lado foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.

Com a missão de contribuir para a valorização e a profissionalização da Cultura no país, o Programa escolheu o Bom Retiro para receber a sua primeira edição – ao lado do município de Porto Feliz (SP). Isso porque a região abriga uma enorme diversidade de estabelecimentos gastronômicos comandados por imigrantes de diversas origens, como coreanos, bolivianos, judeus, gregos, colombianos e árabes. Além disso, possui a proporção mais alta de equipamentos culturais por habitante na cidade.

“Acreditamos que as pessoas já têm, dentro de si, a capacidade de se desenvolver. Às vezes, o que falta é só uma ferramenta específica, um outro olhar ou ter tempo mesmo para pensar de forma estratégica nos negócios e sonhos de quem empreende”, comenta Flávia Paschoalin, idealizadora do Lado a Lado, sobre a importância dessa mentoria.

O documentário cria um panorama do trabalho feito pelo Lado a Lado com os pequenos empreendedores da região. Tudo começou com o mapeamento dos restaurantes e outros estabelecimentos que trabalham com a venda de alimentos e bebidas no bairro. Foram identificados mais de 50 negócios, e 25 deles responderam uma pesquisa quantitativa que forneceu mais informações sobre o perfil gastronômico da região.

A pesquisa identificou que a maior parte dos estabelecimentos funciona na Rua Três Rios; 68% dos negócios são liderados por mulheres; 88% têm, em média, quatro colaboradores; e a maioria dos empreendimentos funciona na região há mais de 5 anos (48% deles têm mais de 10 anos). Assista ao vídeo do mapeamento Lado a Lado para conhecer outras descobertas da ação.

Em seguida, a equipe do Lado a Lado selecionou seis pequenos negócios de gastronomia para participar do Programa ao longo de 2021, que contou com oficinas coletivas e mentorias individuais.

Como o Programa aconteceu em um momento mais turbulento da pandemia de Covid-19, quando os estabelecimentos não podiam sequer abrir seus salões na fase Vermelha do Plano São Paulo, as atividades aconteceram online ou presenciais seguindo rígidos protocolos para garantir a segurança de todos. E as mudanças e desafios trazidos por esse momento também podem ser conferidos no documentário.

Os participantes receberam orientações sobre práticas de gestão de negócios, ferramentas de marketing e divulgação; gestão financeira; relacionamento com os colaboradores e o público; implementação de ferramentas de gestão mais eficientes; entre muitos outros conhecimentos.

O filme reúne depoimentos da equipe de mentoria do Lado a Lado e dos empreendedores que participaram do Programa – sobretudo sobre as muitas dificuldades trazidas pela pandemia, a experiência de participar do LAL e as inovações que conseguiram incorporar em seus negócios.

Sobre o Lado a Lado

O Lado a Lado (LAL) é um Programa que mapeia iniciativas socioculturais, oferece mentoria para suas lideranças e acompanha sua evolução. O objetivo é potencializar habilidades, otimizar modelos de gestão e promover desenvolvimento de negócios e comunidades.

Desde o começo do trabalho, a iniciativa busca olhar bem de perto para cada líder – quem são, quais são seus desafios e sonhos. Eles estão no centro da atuação do Programa.

O Lado a Lado foi idealizado pela 3 Apitos a partir da percepção de que o Programa pode ser ponte e apoio para que iniciativas muito legais alcancem seus objetivos. As primeiras edições da mentoria aconteceram no bairro do Bom Retiro na capital paulista e no município de Porto Feliz (SP), que contou também com um documentário.

Para mais informações sobre o Programa, acesse os canais do LAL: o site, o perfil no Instagram e o canal no YouTube. Ou assista ao vídeo institucional (você pode acessar também a versão do vídeo com Libras e legenda).


Saiba mais sobre as iniciativas gastronômicas que participaram do Programa e do documentário:

Café Colombiano: espaço intimista com cafés especiais e guloseimas.
Dabok Factory: fábrica (especializada em tok) e restaurante coreano.
Emporium Brasil Israel: casa tradicional de produtos judaicos.
Pasteluz: Pastelaria.
Prato Grego: Restaurante grego.


FICHA TÉCNICA

Lado a Lado | Bom Retiro
- Concepção do Programa: Flávia Paschoalin | 3 Apitos
- Coordenadores de produção: Flávia Paschoalin, Leonardo Birche
- Coordenadora de metodologia e de mapeamento: Marina Lourenço
- Facilitadores: André Dib de Seixas, Camila Melo
- Especialista em negócios da gastronomia: Heloísa Mader

Documentário Lado a Lado | Bom Retiro
- Direção e produção: Daniel Barosa e Nikolas Maciel
- Cinematografia: Daniel Barosa, Nikolas Maciel e Nick Gomes
- Montagem: Daniel Camargo de Souza Ferreira
- Assistente de Montagem: Lucian Fernandes
- Ilustrações: Lucas Fontana
- Animações: André Alonso Mello
- Duração: 31 minutos e 26 segundos
- Restaurantes participantes: Café Colombiano, MilkShake Mix Bom Retiro, Dabok Factory, Prato Grego, Emporium Brasil Israel, Pasteluz.
- Lei Federal de Incentivo à Cultura
- Patrocínio: Ticket Edenred
- Apoio: Poiesis Gestão Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Governo do Estado de São Paulo
- Realização: 3 Apitos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

Serviço
Lançamento do documentário Lado a Lado | Bom Retiro
Quando: 25 de abril, às 19h30.
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, nº 363, Bom Retiro - São Paulo - SP.

O programa foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.

DJ Lala K comemora 25 anos de carreira

 

Uma das DJs mais aclamadas e queridas de Pernambuco, Lala K lança nesta quinta-feira (14), às 21h, para todo do Brasil, uma live inédita em celebração aos seus 25 anos de carreira. Gravado no Espaço Edson Menezes, a apresentação acontece gratuitamente através do canal do Rock na Calçada .

Primeira mulher a estabelecer-se como DJ profissional no estado, Lala tornou-se um incomparável exemplo de sucesso, pelo seu inegável dom para fazer as pessoas dançarem. Dona de um estilo próprio baseado principalmente na diversidade, uma festa sob o seu comando é sempre uma explosão de energia e felicidade.

Com uma carreira longa e diversificada, que teve início na metade dos anos noventa, é co-fundadora da Odara Ôdesce, uma das principais festas de música brasileira do Nordeste e ao lado dos DJs Felipe Machado (Original DJCopy) e Kleber Pedrosa (Rebel K) fundou uma das festas mais amadas pelo público descolado do Recife, a Sem Loção, que já foi eleita por três vezes consecutivas, a melhor balada de São Paulo.

Na apresentação, Lala traz o seu consagrado set eclético, que envolve pop, lounge e as tendências mais balançadas da house e electro-house.

SERVIÇO:
DJ LALA K CELEBRA 25 ANOS DE CARREIRA COM LIVE SURPRESA PARA O PÚBLICO

Nesta quinta (14), às 21h


Aplicativo desenvolvido por pernambucano ajuda consumidor de medicamentos na hora da compra

 

Mais um aumento para o consumidor: agora é a vez dos remédios. O reajuste, concedido anualmente pelo Governo Federal, ficou em 11%. Quem sofre mais é o trabalhador assalariado, aposentados e pessoas com doenças crônicas.

Em Pernambuco foi criado em 15 de março deste ano o MeAlerta, um aplicativo gratuito que promete ser amigo do bolso do consumidor. Já são quase mil downloads baixados, em um mês. Conforme a Lei 10.742 de 2003, as listas de preços de medicamentos podem ser obtidas junto à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nas farmácias e drogarias é obrigatória que ela esteja no balcão, ao alcance do consumidor. Poucas pessoas sabem desta lei. E quando a farmácia disponibiliza a lista é um verdadeiro calhamaço de papel, sendo inviável a pesquisa, em torno de 26 mil itens.

O MeAlerta foi criado com o objetivo de alertar aos seus usuários, o preço máximo que um medicamento pode ser vendido nas farmácias.

“O MeAlerta foi criado com o objetivo de alertar aos seus usuários, o preço máximo que um medicamento pode ser vendido nas farmácias, um aplicativo que se destina a informar e fiscalizar os valores dos medicamentos, além de categorizar os remédios, por estados e cidades, de acordo com a informação e site da Anvisa e da lei 10.742 de 2003. Possibilita rapidez e eficácia ao consumidor, ao verificar o máximo que pode ser pago por um determinado medicamento”, informa Lucas Primo, inventor do Me Alerta, que também é consultor de tecnologia de uma startup genuinamente pernambucana.

Facilidade - O aplicativo é prático e simples de usar. A objetividade é a principal facilidade: com apenas 2 clicks o usuário tem o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) do medicamento pesquisado, além da nova funcionalidade da evolução ou regressão do medicamento nos últimos 2 anos. O APP pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativo e funcionando para todos os tipos de sistemas operacionais.

lnstituto Asa Branca movimenta Gravatá com o Cantoria e Poesia no Sábado de Aleluia

 

Um dos maiores repentistas em atividade, Ivanildo Vila Nova irá integrar programação do projeto “Cantoria e Poesia de Viola”, a ser realizado pelo IAB - Instituto Asa Branca, dia 16, às 21h, dentro da agenda de Semana Santa da entidade. O cantor e poeta, autor da música Nordeste Independente, que ganhou notoriedade na voz de Elba Ramalho, leva sua versatilidade e poesia para a festividade com a proposta de movimentar uma noitada raiz para a região na qual já acumula 60 anos de carreira.

O artista faz parceria com o também músico e poeta Daniel Olímpio. De família versada na viola, Olímpio com mais de 37 anos de uma carreira de repentista e cantador reforça a cultura regional em meio a tantas programações do festejo de Páscoa do IAB - Instituto Asa Branca. Fundado por Chiquinha Gonzaga, irmã do nosso mestre Luiz Gonzaga, o espaço cultural irá movimentar a data com apresentação dos repentistas, promovendo a tradicional cantoria pé de parede nordestina com sextilhas, que são estrofes com rimas deslocadas (constituídas de seis linhas, seis pés ou de seis versos de sete sílabas), e pedidos do público.

Nascido em Caruaru (PE), o artista tem mais de 60 anos de carreira e é uns dos principais personagens na profissionalização do repente, tendo sido eleito pelos seus pares como o “Cantador do Século XX”. E assim como o seu pai, o saudoso poeta Zé Faustino Vila Nova, tem buscado manter viva a tração da poesia nordestina mundo afora, com projetos em parceria com alguns dos cantadores mais famosos do Brasil, entre os quais estão Geraldo Amâncio, Manoel Xudu, Louro Branco, Valdir Teles, Zé Cardoso, Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Diniz Vitorino e tantos outros grandes.

Já o colega e parceiro de palco Daniel Olímpio, que nasceu em Gravatá e é filho do profissional da viola Olímpio Antônio da Silva, manifestou logo cedo o desejo de ingressar na mesma atividade, mas sem muito incentivo da família. Porém, tornou-se cantador com participação em vários programas de rádios locais, como Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Além de já ter participado de mais de 500 festivais e ganho cerca de 300 troféus, é também o organizador do Festival da Cidade de Gravatá há 26 anos, e ainda outros nas cidades de Chã Grande e de Passira.

O “Cantoria e Poesia de Viola” do IAB integra a 1ª Etapa do Circuito Pernambucano de Poetas e Cantadores de Viola, e acontece na sede do Instituto Asa Branca, localizado na Av. Cícero Batista de Oliveira - Via Local ao lado da Concessionária Chevrolet, em Gravatá/PE. Maiores Informações pelo telefone (81) 9.9994-7245.

Com informações da jornalista lvelise Buarque 

Instituto Hippocampus faz balanço e anuncia soltura de 34 mil cavalos-marinhos na natureza em um ano

 

O Instituto Hippocampus, entidade sem fins lucrativos que atua há mais de 25 anos na preservação do cavalo-marinho, apresentou, nesta terça-feira (12), balanço do convênio firmado no final de 2020 com o Complexo Industrial Portuário de Suape, para o monitoramento da espécie, que se encontra ameaçada de extinção. O resultado foi apresentado em uma videoconferência que contou com a presença de representantes de diversas instituições e órgãos ligados à preservação ambiental. Além do monitoramento, em 2021, pouco mais de 34 mil alevinos foram reproduzidos no laboratório do Projeto Hippocampus e liberados nos estuários dos Rios Massangana, Tatuoca e Maracaípe.

A exposição foi comandada pela bióloga Rosana Silveira, coordenadora do projeto. Na área de Suape, foram encontrados cavalos-marinhos nos estuários dos Rios Tatuoca e Massangana e na Ilha de Cocaia. Foram realizadas 48 saídas de campo e, considerando os três pontos monitorados, a especialista registrou 162 visualizações do animal durante o período de estudo (84 em Massangana, 41 em Cocaia e 37 em Tatuoca). Não foram encontrados cavalos-marinhos nos Estuários dos Rios Merepe e Ipojuca nem nos arrecifes da Praia de Muro Alto, os outros três locais de prospecção abarcados pela pesquisa.

Todos os cavalos-marinhos encontrados pertenciam a espécie Hippocampus reidi. Nesse período, foi possível estudar aspectos como a estrutura populacional, a relação peso x altura, a densidade populacional, a altura média de formação da bolsa incubadora, o período reprodutivo, a coloração e outros parâmetros. Também foram feitas análises sobre os impactos causados nos animais pela mancha de petróleo que atingiu toda a costa brasileira em agosto de 2019.

"Além de todo esse trabalho de pesquisa, nós realizamos a soltura de 3.100 cavalos-marinhos recém-nascidos no Estuário do Rio Massangana e 2.300 no Estuário do Rio Tatuoca. Acredito que o projeto está contribuindo de maneira definitiva para a preservação da espécie na área de Suape e em suas adjacências", afirmou a bióloga Rosana Silveira. O programa funciona, atualmente, no Centro de Treinamento de Suape, nas proximidades do prédio sede da estatal portuária.

Mulheres que nascem com os filhos, com as atrizes Samara Felippo e Carolinie Figueiredo.

 





















Cantora Luana Tavares faz estreia virtual do show “Boca da Mata”

 

De Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, a cantora e compositora Luana Tavares desponta para a cena de música autoral contemporânea do estado. Artista revelação da região, Luana estreia seu primeiro show, “Boca da Mata”, em formato virtual gratuito neste sábado (16/04), às 20h, no canal da artista no YouTube.

Gravado no palco do teatro do Sesc Ler Goiana, na cidade natal da artista, o show transita por um repertório de 11 músicas autorais. Em seus versos e melodias, a artista canta seu lugar de mundo e sua essência, misturando leveza e intensidade para falar sobre aceitação, pertencimento e empoderamento negro e feminino.

No repertório constam músicas como “Cheiro de Açúcar” e “Boca da Mata”, que representam verdadeiras paisagens sonoras da Zona da Mata pernambucana. Também figuram “Reconstruir” - de teor íntimo e existencialista, lançada em 2020, em formato de videoclipe - e a dançante e autoafirmativa “Minha Missão”, composição da artista com a cantora Gabi da Pele Preta.

"A sensação que o show me traz é de pertencimento genuíno: a mim, ao meu lugar, à música e a tudo que venho construindo como mulher preta goianense, pernambucana, como compositora. É estar no meu berço, cantar a minha vida e me sentir inteira”, comenta a cantora. No show virtual, ela canta acompanhada por Kássio Augusto no violão, Raoni Borges na percussão e Lêdo Ivo Jr. no contrabaixo acústico.

Luana Tavares compõe e sobe em palcos desde 2012, mas só agora desponta com um show completo e inteiramente autoral. Entre os eventos de que participou nos últimos anos estão o Festival Sesc Verão, o Festival de Férias da cidade de Goiana e a Mostra Goyanna de Artes. Mais recentemente, neste 2022, integrou a programação musical da Mostra Viva Tereza – Tereza Viva, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe).

O show “Luana Tavares - Boca da Mata” é uma produção da Cadabra Aceleradora Artística e da Moenda Filmes e Produções, em parceria com Alcalinas Brisadas Produção Audiovisual. O projeto tem incentivo da Lei Aldir Blanc através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO:

Estreia virtual do show “Luana Tavares - Boca da Mata”
Sábado, 16 de abril de 2022, 20h
No canal da artista no YouTube


Gratuito
Mais informações: Instagram @luanatavaresoficial


Vídeos:

Ficha técnica:
Produção Geral: Lucas Torres
Direção Musical: Lêdo Ivo Jr.
Direção de Fotografia: Ilton Ferreira
Assistente de Fotografia: Netto Dias
Imagens e Edição: Alcalinas Brisadas Produtora Audiovisual
Técnico de Som e Sound Designer: Rodrigo Alves
Mixagem e Masterização: RA Studio
Cenografia e Figurino: Marcella Oliveira
Maquiagem: Layanne Lisboa
Iluminação: Copa Studio
Som: Copa Studio
Assessoria de Imprensa: Milton Raulino - 1000Tons Comunicação
Design Gráfico: Cadabra Aceleradora Artística
Fotografia Still: Manu Leite – Atelier Fotografia Conectiva

Caminhada Paixão pela Serra, em Bezerros

 

A Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Secretaria de Cidadania, através da Gerência de Esportes, realiza, nesta sexta-feira (15), a tradicional “Caminhada Paixão pela Serra”. A concentração será na Praça dos Tamarindos, no Centro da cidade, a partir das 04h da manhã, com saída para Serra Negra programada para às 05h.

Durante o percurso, que tem em média dez quilômetros, haverá assistência médica com ambulância e profissionais da saúde e distribuição de água. Na chegada no Polo Cultural da Serra Negra, serão disponibilizadas frutas e café da manhã para os participantes da caminhada, além de transporte para retorno à cidade, às 07h30 e 08h30.

O evento conta ainda com o suporte do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte - Debetrans, Guarda Civil Municipal - GCM e Polícia Militar, além de equipes de apoio das secretarias envolvidas. A expectativa é que a caminhada deste ano conte com aproximadamente 1.500 pessoas.

Para retirada da camisa da caminhada, os interessados podem fazer a inscrição na Secretaria de Turismo e Cultura, que fica na Rua Alcides de Andrade Lima, Nº 17-35 - Centro, nesta quinta-feira (14), das 08h às 14h30. Somente os 200 primeiros inscritos receberão a camisa. Quem desejar pode doar um quilo de alimento não perecível para o Projeto “Bezerros Solidário”.

>>PROGRAMAÇÃO “CAMINHADA PAIXÃO PELA SERRA”

04h - Concentração na Praça dos Tamarindos (Centro)
*Acolhida dos caminhantes
*Aquecimento coletivo

05h - Saída para Serra Negra
*Pontos de apoio ao longo do percurso

07h - Chegada no Pólo Cultural da Serra Negra
*Acolhida com café da manhã
*Alongamento coletivo

07h30 e 08h30 - Ônibus para retorno à cidade.

OBS: Haverá entrega de água e o suporte de profissionais de saúde ao longo do percurso.

lmprensa Bezerros

RJ: Martinho da Vila, no Qualistage, em 16 de abril

 

Aos 84 anos, a lenda do samba, enredo da Vila Isabel na Sapucaí, receberá no palco a bateria da escola. Modéstia à parte, o Martinho é da Vila! Originalmente, a lenda viva do samba se apresentaria no Qualistage, na Barra da Tijuca, no dia de seu aniversário de 84 anos, 12 de fevereiro, mas a pandemia não deixou. Não tem problema: Martinho chega ao maior palco do Brasil no dia 16 de abril, às 20h30 com o show “Unidos e misturados”, baseado no recém-lançado disco “Mistura homogênea”.

Martinho vai fazer no palco do Qualistage uma festa com grandes sucessos, acompanhado da banda batizada por ele de Família Musical: Wanderson Martins (cavaco), Ivan Machado (cavaco), Paulinho Black (bateria), Kiko Horta (teclado), Claudio Jorge (violão), Guido Ventapane (neto de Martinho, na percussão) e nos vocais as filhas Juliana, Alegria e Maíra Freitas.

Do novíssimo “Mistura homogênea”, Martinho canta a música que dá nome ao show, “Unidos e misturados” – o disco é um apelo à união e à tolerância, reunindo parceiros como Carlinhos Brown, Zeca Pagodinho, o rabino Nilton Bonder e a filha Alegria, em um emocionante dueto na música “Muadiakime/Samba dos ancestrais”. Dos mais de 50 anos de carreira de Martinho surgem sucessos aos borbotões, como “Canta, canta, minha gente”, “Disritmia”, “Casa de bamba” e “O pequeno burguês”.


Sambas-enredo como “Sonho de um sonho” e “Kizomba, a festa da raça” sempre foram parte do repertório de Martinho, até que ele se tornou tema de um, de autoria de Evandro Bocão, André Diniz, Dudu Nobre, Professor Wladimir, Marcelo Valença, Leno Dias e Mauro Speranza: “Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho”, com que a azul-e-branco de Vila Isabel encerrará o desfile do Grupo Especial em 2002, já na manhã do dia 24 de abril. O samba, um dos mais badalados do ano, ganhará a companhia da bateria da Vila, comandada por mestre Macaco Branco – que além de reger a orquestra percussiva, é músico da banda de Mart’Nália, filha de Martinho.


No auge da idade, enredo de sua escola, vencedor do Grammy Latino pelo conjunto da obra em 2021 e com muito a gravar e a escrever, Martinho da Vila segue na ativa, firme e forte, e certamente vai comprovar no palco, para seu público no Qualistage.


MARTINHO DA VILA - PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA BATERIA DA VILA ISABEL

Data: 16 (sábado) de abril de 2022
Início do show: 20h30 - A casa abre às 19h
Preços: a partir de R$ 60,00
Local: Qualistage (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ)
Classificação etária: 18 anos (Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais)
Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas
O espaço possui acessibilidade
A casa segue os protocolos de segurança, como disponibilizar álcool em gel. O local será periodicamente higienizado. Tudo para garantir a diversão com segurança.

Adolescentes da Funase terão cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai

 

Nesta terça-feira (12.04), o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), assinou, na sede da Funase, o contrato de prestação de serviço para a realização de cursos de qualificação profissional, dentro do Qualifica Funase. Mais de mil socioeducandos serão atendidos. O investimento é de R$ 340.454,52, todo do Governo do Estado.

As atividades serão realizadas nos Centros de Atendimento Socioeducativo e no Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, da Funase, para jovens e adolescentes dos centros de internação e da semiliberdade. “Os cursos foram selecionados tomando como referência o levantamento de interesses realizado entre os socioeducandos e a trabalhabilidade da área de formação”, explica a presidente da Funase, Nadja Alencar.

Os cursos oferecidos são: Lancheteria; Fabricação de Bolos e Tortas; Panificação; Fabricação de Salgados; Aplicador de Revestimento Cerâmico; Técnico em Execução de Alvenaria e Manutenção em Edificações – Elétrica, Hidrossanitária e Alvenaria.

Para a coordenadora do núcleo pedagógico do Senai, Vanessa Pedrosa, toda a infraestrutura utilizada dentro do Senai será levada para as unidades da Funase. “Essa é uma oportunidade para os adolescentes aprenderem uma profissão, gerar renda e melhorar a qualidade de vida”.

De acordo com o coordenador do Parque Profissionalizante e do Eixo de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer, Normando de Albuquerque, os cursos serão iniciados no final de maio, nos Centros de Atendimento do interior de Pernambuco. “No total serão 48 turmas e 1.100 vagas ofertadas. Além das vagas contratadas pela Funase, a articulação com o Senai garantiu a ampliação das vagas por meio do programa de gratuidade”.

No ato da assinatura, estavam presente, representando o Senai, o gerente escolar do Senai Santo Amaro, Jackes Martinho e o consultor comercial, Victor Antunes. Da Funase, estavam as superintendes de Política de Atendimento e de Gestão de Administração, Lygia Vasconcelos e Aurora Pontes, e a gerente jurídica, Maria Figueiredo.

lmprensa Funase PE

Cais da Jaqueira ganha iluminação cênica inédita com projeções em telão de lâmina d’água do Capibaribe na Semana Santa

 

Situado em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Recife, o Cais da Jaqueira foi entregue recentemente à população de cara nova e promete virar point durante as noites de quinta a domingo desta semana (14 a 17 de abril), quando a Prefeitura do Recife lança uma iniciativa inédita e irá disponibilizar uma iluminação cênica através da qual o público vai poder conferir projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas para conquistar o coração da garotada. As projeções acontecerão sempre das 19h às 22h e contam com 16 minutos de apresentação cada.

A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, através da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e integra o circuito de iluminação cênica da cidade, que valoriza monumentos históricos e que pode ser vistas também em locais como a ponte Vice-presidente José de Alencar (Ponte Estaiada, no Pina) ou ainda o Geraldão. No Cais da Jaqueira, uma balsa ancorada irá formar uma volumosa cortina de água acima do leito do rio (10 metros de altura por 30 metros de largura), para formar uma nuvem de vapor de água. Na calçada, haverá um contêiner com projetores jogando luzes de forma cênica na nuvem, criando hologramas que formarão filmes e imagens, de onde também será retransmitido o áudio que integra o espetáculo.

Com a novidade, a cidade ganha mais um espaço propício à contemplação das belezas naturais do Recife, assim como já acontecem na Rioteca, na Torre, Jardim do Baobá, nas Graças ou ainda no encontro dos rios Capibaribe e Beberibe, no Cais da Aurora. "A cidade do Recife agora passa a contar com essa iniciativa inédita e que traz uma bela atração para a população. O Cais da Jaqueira se torna assim mais um local de contemplação para que as pessoas possam apreciar ainda mais as belezas daquela região, como o rio, o manguezal e os animais que ali habitam, como as capivaras e as garças", pontua Marília Dantas, secretária de Infraestrutura.

Cais da Jaqueira - Situado em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Recife, o Cais da Jaqueira acaba de ser entregue à população de cara nova. O local foi beneficiado por uma requalificação do guarda corpo que emoldura a paisagem do rio Capibaribe, além ter passado por recuperação da escada de madeira do píer, tradicional ponto de interligação de transporte fluvial entre os bairros da Torre e da Jaqueira. Os investimentos foram da ordem de R$ 400 mil e as intervenções foram realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O cais conta também com iluminação em LED, por meio do Programa Ilumina Recife, que visa proporcionar mais segurança para quem transita por esses locais, além de gerar mais economicidade aos cofres públicos. A região da Jaqueira também passou por outras mudanças recentes, com a requalificação dos passeios públicos realizados pelo programa Calçada Legal, substituindo o piso anterior por blocos de tijolo intertravado. O Calçada Legal oferece soluções de acessibilidade como instalação de rampas e piso tátil, além de passagem elevada.

Um dos destaques do projeto no local vai para a calçada do Parque da Jaqueira, na Rui Barbosa. Ela foi alargada, com o recuo do gradil existente, e gerou mudanças em alguns trechos do Parque. Na área onde existe um espaço de ginástica, foi feito um novo desenho da plataforma, garantindo que o equipamento continue no mesmo local e com o mesmo tamanho.

Já no trecho onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Conceição, o passeio ganhou 5 metros de largura, totalizando mais de 8 metros de calçadas acessíveis para garantir mobilidade e conforto para pedestres e usuários do parque. Outra ação importante foi a mudança na entrada e saída de carros. Com o recuo, foram feitas duas travessias elevadas de pedestres, no mesmo nível da calçada, o que garantiu acessibilidade para todo o percurso.

lmprensa Recife

Atriz e cantora Bárbara Costa lança show online “Primeiro Sinal”

 

Bárbara Costa é atriz e cantora, formada pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Iniciou sua jornada artística aos 16 anos participando da montagem do espetáculo da Broadway “Les Miserábles” como Cosette. Desde então vem aperfeiçoando o canto com Mestres como Marconi Araújo, Alexandra Liambos, Paulo Nogueira e Amélia Gumes. A atriz continua seus estudos em Teatro Musical com o ator e diretor britânico Martin Callaghan. Sua carreira conta com trabalhos em dublagem, teatro e concertos. Os mais recentes sendo o musical “Heathers” e “Lord of the Rings in Concert”.

O show “Primeiro Sinal” é o próximo projeto da artista, onde ela irá abordar sua trajetória e um olhar por dentro de como é a vida de uma atriz fazendo testes e audições para entrar no mercado artístico. Trazendo muito também dos sonhos que constroem essa carreira. No setlist estão músicas como “I’m a Star”, “Parte do seu Mundo”, “Being Good Isn’t Good Enough”, “Além do Arco-íris”, “La Vie En Rose”, “I want to Hold Your Hand”, “A Million Dreams”, “No Good Deed”, “O bêbado e a Equilibrista” e “Don’t Rain On My Parade”.

“Primeiro Sinal” acontecerá dia 23 de abril, às 20h, através do Sympla Streaming. Os ingressos já estão à venda, com valor único de R$35,00 pelo Sympla.com.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Siomara Schroder
Co-Direção: Martin Callaghan
Direção Musical: Amélia Gumes
Coreografia: Gustavo Medeiros
Produção: Jorge William
Roteiro: Lívia Ribeiro
Captação Audiovisual: A Casa Que Fala
Contrarregra: Elisa Telles
Designer de Luz: Jorge William
Operador de Luz: Fábio de Oliveira
Técnico de Som: Rafael Caetano
Sonoplastia: Lucca Capoleto
Figurinos: Siomara Schroder
Social Media: Tamires Sartorelli
Fotografia: Aivan Moura

Serviço:

Show “Primeiro Sinal”
Única apresentação
Dia 23 de abril, às 20h
Local: Videoconferência via Sympla Streaming
Ingressos: Preço único de R$35,00
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Galpão das Artes em Limoeiro festeja 21 anos com lançamento do primeiro livro

O Centro de Criação Galpão das Artes, considerado um dos mais importantes patrimônios culturais do Estado, localizado na cidade de Limoeiro, na região do Agreste pernambucano, virou tema de um livro que será lançado na noite desta quarta-feira (20). A obra, de autoria da escritora limoeirense, Maria José de Barros, intitulada: ‘Galpão das Artes - De Limoeiro Para O Mundo’ busca recontar a trajetória da instituição, que há 21 anos atua na defesa, preservação e salvaguarda da cultura popular do Nordeste, por meio de várias atividades culturais oferecidas à comunidade local, como cursos, oficinas de teatro, apresentações de espetáculos, exposições, entre outros. O evento de lançamento do primeiro livro sobre a instituição acontece a partir das 19h30. Para participar da festa é preciso apresentar a carteira de vacinação. O uso de máscara é obrigatório.

A publicação é assinada pela Editora Libertas, e tem o prefácio do arte-educador, produtor cultural e idealizador do Galpão das Artes, Fábio André. O livro, que conta com cerca de 112 páginas, reúne fotografias, depoimentos e fatos importantes sobre as atividades culturais realizadas pela instituição, no Brasil e no exterior. “A finalidade do livro é ser muito mais que um registro de nossas memórias. É um espaço para colocarmos em letras, nossas emoções, conquistas e, também demonstrar nossa paixão pelo fazer cultural, que tanto nos engrandece e nos move, diariamente. Estamos felizes por mais uma realização” destaca Fábio André.

Durante a festa de lançamento, o público vai poder prestigiar uma noite especial de autógrafos, com música regional ao som da voz e violão de Amanda Souza e o sax de Aldemir Freire. O evento terá, ainda, as presenças das escritoras Flávia Suassuna e Cida Pedrosa. Também participam do evento os artistas José Manoel Sobrinho, Feliciano Félix e Ivonete Melo. O encontro também marca a retomada oficial das atividades, já que nos últimos dois anos precisou fazer uma pausa no atendimento do público por conta da pandemia de covid.

O livro pode ser adquirido no valor de R$ 40, na sede do Galpão das Artes, que fica na rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, em Limoeiro-PE. O leitor interessado também pode realizar sua aquisição através do @galpaodasartesoficial.

Galpão das Artes - é um equipamento histórico da cidade de Limoeiro. Na década de 1950, o local tornou-se um centro de armazenamento de algodão, considerado outro branco da época, em virtudes do sucesso da colheita do algodão e o seu beneficiamento Muitos investidores nacionais e internacionais eram atraídos ao município em virtude do seu potencial econômico, por meio do algodão. Não demorou muito, e uma praga provocada por um inseto, chamado bicudo, pôs fim à cadeia de produção dos algodões na cidade. Já nos anos 2000, o local deu espaço à arte e à cultura, virando a página da história do município. Atualmente, o local abriga um auditório que leva o nome do jornalista Cristiano Donato. Há ainda, um camarim com nome da atriz caruaruense, Prazeres Barbosa. Além disso, existe uma cabine de luz e som com o nome do ator caruaruense, Francisco Torres. O Grupo de artistas, que têm atuação direta nas atividades do Galpão das Artes também já esteve diante de um dos importantes dramaturgo brasileiro: Ariano Suassuna, inclusive, uma de suas histórias, “A Inconveniência de Ter Coragem”, dá nome a um dos espetáculo do grupo, foi levada para o Festival de Cultura Lusófona, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal. Em setembro de 2008, a atriz pernambucana Geninha da Rosa Borges doou seu acervo literário ao Galpão das Artes. E, em abril de 2012, inaugurou o menor minimuseu dedicado aos brinquedos populares do Nordeste. O espaço leva o nome Dona Daluz, artesã de Limoeiro já falecida. Ela utilizava palha de milho para fazer petecas e bonecas.





Serviço




O quê:Galpão das Artes em Limoeiro festeja 21 anos com lançamento do primeiro livro

Quando: Dia 20 de abril, quarta-feira

Onde:na sede do Galpão das Artes, que fica na rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, em Limoeiro-PE

Horário: 19h30

Paulista promoverá Paixão de Cristo, na Páscoa

 

Na Páscoa de 2022, a Cidade do Paulista voltará a ter o espetáculo da Paixão de Cristo. A Prefeitura Municipal vai realizar a apresentação nos dias 16 e 17 de abril, no Ecoparque das Paineiras, às 19h. O evento é gratuito e aberto ao público, mas haverá a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 atualizado.

A edição vai fazer uma homenagem póstuma ao ator José Pimentel, falecido em 2018. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, o espetáculo conta com 120 atores. A direção artística e geral é de Alexandre Spain.

Entre os integrantes, estão Adriel Aguiar (Jesus), Marjorry Hellen (Maria), Beatriz Alves (Madalena), Davi Neves (Herodes), Luan Amaral (Pilatos), Lucas Souza (Judas) e Antônio Albino (Califás).

O diretor Alexandre Spain também é ator, professor, músico e produtor cultural. “São mais de 30 anos realizando Paixões de Cristo. Somente no Ecoparque das Paineiras foram 13 anos de espetáculo. Agora, estamos retomando o evento para o público, com todos os cuidados necessários contra a Covid-19”, disse o artista.

Quanto ao comprovante de vacinação, crianças até 11 anos precisam ter tomado a primeira dose; pessoas entre 12 e 17 anos, a segunda; adultos entre 18 e 64 anos necessitam comprovar a terceira dose (reforço), e idosos a partir de 65 anos devem comprovar o recebimento da quarta aplicação (segundo reforço).

Conecte SUS - Para quem perdeu o cartão impresso, o município recomenda a instalação do aplicativo Conecte SUS e apresentação do registro da última vacina pelo app. A ferramenta é gratuita e está disponível para download em celulares smarthphones.

Exigência de comprovante de vacinação

- 1ª dose: crianças até 11 anos
- 2ª dose: público entre 12 e 17 anos
- 3ª dose: público entre 18 e 64 anos
- 4º dose: idosos a partir de 65 anos. 


Vídeo sobre a Paixão de Cristo (Youtube) https://www.youtube.com/watch?v=A2coPaq0sRo


lmprensa Paulista

Páscoa Solidária LBV

 

Nesta quinta-feira, dia 14/04, às 9h e às 13h30, Semana Santa, a Legião da Boa Vontade – LBV, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, situado nos Coelhos, faz a entrega de 120 cestas de alimentos e kit de peixes para as famílias assistidas em seus serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e para as mães de crianças do espectro autista da ONG AMA de Moreno.

Durante esta semana de 11 a 14/04, está sendo promovida uma divertida brincadeira de "caça ao tesouro", na qual a garotada da LBV, encontra nas pistas e desafios espalhados no pátio da Unidade da LBV como chocolates, doces e balas. O foco da atividade é estimular o trabalho em equipe e fortalecer as competências socioemocionais desenvolvidas pelos eixos norteadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Instituição. Além disso, a brincadeira levará os pequenos até o tesouro, que são os doces e chocolates, oportunizando a todos uma Páscoa Feliz com alimentos na mesa e chocolates para adoçar a alegria de cada criança e adolescente.

A ação faz parte da campanha SOS Calamidades de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus promovida pela LBV para atendimento às populações mais vulneráveis. Mediante as doações recebidas, a Instituição vem prestando atendimento e toda ajuda é essencial para que mais pessoas possam ser auxiliadas, visto que milhares delas, foram fortemente afetadas por essa crise sanitária, que contribuiu para elevar ainda mais os índices de desemprego, para a alta nos preços dos alimentos, além da falta de renda devido a informalidade.

Em Pernambuco, a situação é ainda mais frágil do que no Brasil, pesquisa divulgada pelo IBGE no início de abril, aponta que o Estado tem 11,8% de sua população vivendo na extrema pobreza. No país, esse índice é bem inferior, ficando em 5,7%. Com esse resultado, Pernambuco tem a terceira pior situação do Brasil, atrás apenas do Maranhão e do Amazonas. O resultado negativo vem se repetindo há três anos seguidos.

Comunidades atendidas X Fome - O público atendido pela LBV, são famílias de comunidades vulneráveis da Região Político Administrativa do Recife – RPA 1, entre elas, Cabanga, Coelhos, Coque, Ilha de Joana Bezerra, Santo Antônio, São José, Santo Amaro e ONGs parceiras como a Associação Mães Azuis – AMA que ampara crianças do espectro autista.

O IBGE em pesquisa, aponta ainda, que a RPA 1, é a região mais vulnerável da capital, com uma renda per capita de meio salário mínimo por família, contudo, com 53,5% dos lares chefiados por mulheres, que lutam para o sustento familiar. Dados ainda da pesquisa, aponta que são 661 mil pernambucanos enfrentam a insegurança alimentar grave, que ocorre quando os moradores passam pela privação de alimentos, levando à fome.

Por isso, a Solidariedade não pode parar. O trabalho da LBV é permanente contra a fome. As doações para a campanha SOS Calamidades, podem ser feitas no site www.lbv.org.br ou por transferência bancária via PIX, pelo e-mail: pix@lbv.org.br.

As doações também podem ser entregues na Unidade da Instituição, localizada à Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos – área Central do Recife. O resultado das ações realizadas está disponível no endereço @LBVBrasil no Instagram e Facebook.

Serviço:

Evento: Entrega 120 cestas de alimentos e kit de peixes para famílias, doces/ chocolates para as crianças assistidas pela LBV e Associação Mães Azuis - AMA
Data: 14/04/2022 — quinta-feira | Horário: das 9h (manhã) e às 13:30 (tarde)
Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV
Endereço: Rua dos Coelhos, 219, Bairro Coelhos — Recife /PE


lmprensa LBV PE

Profissionais pernambucanas participam de formação sobre projeto-piloto do Programa Criança Feliz

 

Uma equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), instituição executora do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social/Programa Criança Feliz em Pernambuco, está participando de uma formação sobre o projeto-piloto de implantação da metodologia de acompanhamento a crianças afastadas do convívio familiar por maus-tratos, violência, abandono ou negligência. O encontro, que segue até esta quinta-feira (14), é realizado em Brasília pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social.

A oficina ocorre na perspectiva de atender crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção, além de suas famílias, público-alvo do programa. A formação é a primeira etapa do projeto-piloto, que ainda terá as fases de implantação da metodologia e do monitoramento de resultados. Para participação na oficina, foram selecionados seis municípios brasileiros. Em Pernambuco, Caruaru foi a cidade escolhida e conta com representantes no evento. Já como membros do Governo do Estado e do CDC, estão participando a coordenadora do programa em Pernambuco, Bernadeth Gondim, a multiplicadora Delma Silva e Patrícia Brainer, técnica da Gerência da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Estado.

“Participamos de algumas formações este ano e, mais recentemente, de um seminário e um encontro nacional sobre o programa. Agora, estamos inseridos nessa formação, com representantes do Governo do Estado e de Caruaru, um dos municípios brasileiros selecionados para a oficina sobre o projeto-piloto dessa metodologia de acompanhamento”, afirma Bernadeth.

lmprensa SDSCJ PE

Mulheres à Obra

 

Depois de 5 sábados consecutivos de aula, a 8º edição do Projeto Mulheres à Obra realizado pela Palácio das ferramentas localizado no Centro do Rio de Janeiro, chega ao final. Para fechar com chave de ouro, no próximo dia 16 de abril o tema a ser ensinado será Ferramentas elétricas + Dremel (gravação em vidro).

“Chegamos ao fim da 8º edição, me sinto realizada. Fechamos essa edição com a sensação de dever cumprido, salas lotadas. Elas literalmente estão dispostas a arregaçar as mangas, descruzar os braços e enfrentarem o mercado de trabalho da construção civil” Comentou Isabel Gomes, idealizadora do projeto.

O Projeto Mulheres à Obra tem como objetivo a inserção e capacitação de mulheres nas tarefas de obra, serviço tipicamente desempenhados por homens. Cada vez mais figuram nesse ambiente mulheres nas funções de pedreiras, encarregadas, armadoras, carpinteiras, pintoras, ladrilheiras, ou simplesmente, mulheres autônomas em sua relação com o universo de trabalho da obra.

Onde tudo começou – À frente do projeto está Isabel Gomes, Diretora de Marketing do Palácio da Ferramenta, que queria algo novo na movimentada loja. Aliás, o modelo hibrido é adotado há anos no atendimento, e não é que elas entendem das ferramentas? Ajudam os clientes com indicação de quais peças usar e como utilizar. E esse cenário despertou em Isabel, algo maior, nasceu assim o “Mulheres à Obra”, ganhando imediatamente a adesão de parceiros como Makita, Bosch, Lorenzetti, Suvinil e Legrand. E eles também apostam nessa demanda: no mercado já é possível encontrar ferramentas leves, práticas e até parafusadeira/furadeira e furadeira de impacto cor de rosa.

Segundo Isabel Gomes, “Após 2 anos de pausa por causa da COVID, o Mulheres à Obra está regressando com a força total! Regressa não só com os temas que já existiam, mas com um novo, que estamos criando com a ajuda e participação do público que nos acompanha nas redes sociais.

Além de ir ao encontro das expectativas das nossas alunas, o desenvolvimento da oitava edição do Mulheres à Obra continua super relevante para a nossa empresa. Desde 2017, que nos percebemos que havia uma falha de mercado e um público que vinha sendo menospreado ao longo dos tempos. Decidimos que não encolheríamos os ombros. Muito pelo contrário! Foi assim que esta iniciativa nasceu: para capacitar mulheres, dar-lhes oportunidades que a maioria nunca teve e desenvolver um relacionamento próximo com um público cheio de potencial.”

A 1ª edição foi em março de 2017, o mês escolhido foi de propósito, surgiu para homenagear as mulheres no mês delas, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. Bom, fez tanto sucesso que logo se programou a 2ª edição, realizado em setembro, e hoje, contabilizam mais de 250 participantes.

“Saí de lá com autoestima elevada”, atestou Kátia Vargas Barbosa, 56 anos (participante).

“Gostei muito do curso, estou sempre à procura de conhecimentos em pequenos reparos vejo, vídeos no Youtube e o curso foi de grande valia pois sou eu quem faço sempre alguns reparos em minha casa e não sabia usar a furadeira, agora não gasto dinheiro à toa com pequenos reparos”, Elane de Souza Ramos, 38 anos (aluna da primeira edição).

Palácio da Ferramenta - Com 50 anos, funcionado em três endereços no Centro da cidade, fornecendo o que há de melhor no ramo, o Palácio da Ferramenta vem, há anos, sempre com as melhores marcas e preços. A empresa, é considerada como a mais completa, com diversificados produtos, com uma grande variedade de máquinas, fechaduras, material elétrico, ferro fundido, parafusos, dobradiças, tintas, pisos, azulejos, metais e muito mais!

Lojas da Compesa estarão fechadas na Semana Santa

 

As 156 Lojas de Atendimento da Compesa no Estado estarão fechadas, inclusive as das unidades do Expresso Cidadão, nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) devido ao feriado da Semana Santa. As lojas da Compesa retomam as atividades no próximo sábado (16), com exceção as das unidades do Expresso Cidadão.

As lojas das unidades dos Expressos Cidadãos do Shopping Boa Vista, Shopping Riomar, Shopping Patteo, e também para as unidades localizadas no interior – no River Shopping (Petrolina), no Expresso Cidadão de Garanhuns, no Caruaru Shopping (Caruaru), Salgueiro Shopping (Salgueiro) e no Vitória Park Shopping (Vitória de Santo Antão) só retornarão as suas atividades na segunda-feira (18), mediante agendamento.

Vale destacar que os clientes da Compesa contam com vários canais de atendimento, a exemplo do 0800 081 0195, disponível 24 horas em todos os dias da semana. Diversos serviços também podem ser realizados na Loja Virtual (www.compesa.com.br), além do aplicativo Compesa Mobile, disponível para Android e iOS. Por ele, é possível acessar diversos serviços, entre eles, religação de água, realizar denúncias e acompanhar os protocolos. Também através do celular, o cliente pode informar sobre a ocorrência de vazamentos, extravasamento de esgoto e consultar o calendário de abastecimento de água.

lmprensa Compesa

BRK orienta população sobre cuidados para prevenir contágio de dengue

 

Muitas chuvas estão caindo na Região Metropolitana do Recife nessas últimas semanas. Dessa forma, é preciso ter atenção a outro problema associado ao acumulado de chuva e às altas temperaturas: a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. Com o compromisso de alertar a população, a BRK ressalta os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, uma vez que a prevenção também está relacionada à utilização correta dos serviços de saneamento básico. No site, a concessionária traz mais informações sobre como prevenir a dengue.

O gerente de operações da BRK em Pernambuco, Adriano Barbosa, explica que alguns serviços estão intimamente ligados à proliferação de doenças, sendo que a forma mais eficaz de combater doenças como a dengue, a zika e a chikungunya é verificando a tampa da caixa d’água. “É fundamental que se tenha cuidado com o armazenamento da água em caixas d’água para impedir que ela vire um grande criadouro do mosquito, fazendo a verificação da vedação da tampa e a limpeza da caixa, no mínimo, a cada seis meses”, afirma Barbosa.

O gestor orienta que as pessoas fiquem atentas quanto à existência de possíveis focos do mosquito em casa e no bairro onde moram, reforçando atitudes para a prevenção. “O mosquito transmissor da dengue também se desenvolve na água suja, por isso é importante ter atenção para não deixar água acumulada em lajes e pisos, proteger ralos sem vedação com tela, não estocar água em baldes ou galões sem tampa, dar descarga em vasos sanitários sem uso, entre outros cuidados”, alerta.

Barbosa ainda destaca que as pessoas não devem encaminhar água de chuva para as redes de esgoto, ela deve ser direcionada para as redes de drenagem, para evitar extravasamentos e entupimentos. A BRK mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. “Apesar desta limpeza, é o uso correto das redes pela população, evitando o descarte de água da chuva e resíduos em ralos, pias e vasos sanitários, que fará com que situações de entupimentos e retornos sejam evitadas e não virem criadouros”, completa. A BRK reforça a importância da construção coletiva para proliferar a cultura do saneamento e prevenir possíveis doenças para a população.

Recife promove vacinação itinerante contra a covid-19 em 11 locais no feriado da Semana Santa

 

Durante o feriado da Semana Santa, a Prefeitura do Recife vai levar a vacinação itinerante contra a covid-19, sem necessidade de agendamento, para 11 locais neste fim de semana. De quinta (14) a domingo (17), pela manhã e pela tarde, os profissionais da Secretaria de Saúde do município vão realizar busca ativa das crianças entre 5 e 11 anos e das pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço.

No dia 14, no Mercado de Água Fria, e no dia 17, na Upinha Dra. Fernanda Wanderley, também haverá a vacinação contra influenza para idosos e profissionais de Saúde.

A ação da Prefeitura do Recife teve início em agosto do ano passado e já visitou mais de 230 localidades, aplicando mais de 112 mil doses até agora. Neste fim de semana, entre os bairros das comunidades contempladas com a vacinação itinerante estão: Dois Unidos; Ipsep; San Martin; Santo Amaro e Ibura.

Durante as atividades, as equipes da Secretaria fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, os moradores precisam ter um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Confira a programação completa:

VACINAÇÃO ITINERANTE - PESSOAS A PARTIR DE 12 ANOS

QUINTA-FEIRA (14):
Mercado de Água Fria - Av. Beberibe, Água Fria (das 8h às 16h)
USF Vila São Miguel - Rua Mariápolis, 132, Afogados (das 8h às 14h)

SEXTA-FEIRA (15):
USF San Martin - Rua Franco Ferreira, 876 - San Martin (das 8h às 14h)

SÁBADO (16):
Compaz Governador Eduardo Campos - Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha (das 8h às 16h)
USF Iraque - Rua Mearim, 55 - Estância (das 8h às 14h)
Escola Municipal Escritor Josué de Castro - Rua Carapeba, S/N - Brasília Teimosa (das 8h às 16h)

DOMINGO (17):
Upinha 24 horas Fernanda WanderLey - Rua Uriel de Holanda - Linha do Tiro (das 8h às 16h)
Upinha Jardim São Paulo - Praça de Jardim São Paulo, S/N - Jardim São Paulo (das 8h às 14h)
Escola Municipal Aritana - Rua Manoel Cavalcante Bezerra, 37 - Imbiribeira (das 8h às 16h)

VACINAÇÃO ITINERANTE - CRIANÇAS ENTRE 5 E 11 ANOS

SÁBADO (16):
Upinha UR 04/05 - Rua Cap. Vicente Curado, 33 - Cohab (das 8h às 16h)

DOMINGO (17):
USF Cidade Operária - Rua Emílio Monteiro Fonseca, S/N - Ibura (das 8h às 16h)


lmprensa Recife

Sucesso na cena tribal internacional, o DJ Tommy Love faz um set especial de lançamento de “Reload” no Galeria Café SP

 

Com 18 anos de estrada e vários sucessos na bagagem, o DJ e produtor musical mineiro Tommy Love (foto) faz um set especial no Galeria Café SP para marcar o lançamento de seu novo trabalho, o álbum “Reload” (2022). A festa, que acontece no dia 16 de abril, a partir das 23h, ainda conta com sets dos DJs Binho S. (residente do Galeria Café Rio) e Denis Ruiz.

Já disponível nas plataformas de streaming, o álbum tem esse título, pois reúne vários sucessos que marcaram a carreira do DJ, como “Shake It Out”, “Beast”, “Do It”, “Let’s Go People”, “Libra”, “Buddha”, “Pisces (Feel The Music)”, “Bate Leque” e “Conga”. Essas canções foram gravadas em parceria com feras da música como Wanessa Camargo, Alinne Rosa, Lorena Simpson, Nikki Valentine, Adryana Ribeiro, entre outras.

Considerado um dos nomes mais influentes e respeitados da música eletrônica, Tommy Love é sucesso na cena LGBTQIA+ e se apresentou em mais de 70 cidades pelo mundo em mais de 20 países, como Estados Unidos, Alemanha, China, Coréia do Sul, Austrália, França, México, Paquistão, Irlanda, Tailândia, Espanha e Colômbia.

Lindy XOXO lança música autoral disponível nas plataformas digitais

Lindy XOXO acaba de entrar de vez no mundo da cultura pop, que sempre foi apaixonada, através do lançamento de seu debut single, “Particular Pandemônio”. Seguindo o gênero hyperpop, a música discute sobre saúde mental, juventude e ansiedade no contexto do capitalismo brasileiro no século 21. Trabalhando a ideia de dualidade, do ser que sofre e que faz sofrer, dando voz ao opressor e ao oprimido, visto que ambos são a mesma pessoa. Assim, questiona as possibilidades de vida saudável quando seu pior inimigo é você mesmo. Contudo, apesar da temática densa, a música principalmente retrata a jornada da esperança e da crença em si, que mesmo cheias de brilho, são obrigadas a operar nas sombras frente às vozes aterrorizantes do pandemônio.

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Lindy XOXO é cantora, compositora e drag queen. Bacharelanda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp (IA-UNESP), a artista cresceu pesquisando a união entre o teatro e a música, e finalmente encontrou seu espaço na arte drag e nas divas pop. Por isso, seu trabalho é sempre marcado pela teatralidade, excentricidade e rebeldia, além de discutir sobre questões de gênero e sexualidade. Sempre irreverente, em 2020 seu projeto “A Cura”, uma paródia pop sobre a busca pela cura do coronavírus, foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc de São Bernardo do Campo.

Em 2021, foi convidada pelo Catraca Livre a participar da live “Mulheres cis na arte drag” e entrevistada pela Fábrica de Cultura na roda de conversa “Arte Drag”. Ainda nesse ano, foi vencedora na 1ª Mostra Competitiva Vera Verão do Distrito Federal com sua interpretação única de Mal Necessário (Ney Matogrosso). Depois, em dezembro de 2021, foi convidada a cantar na 1ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Bernardo do Campo. Além disso, após a pandemia, devido a seu trabalho na internet, conta com mais de 25 mil seguidores por meio das redes sociais.

“Particular Pandemônio” já está disponível em todas as plataformas digitais. Confira: https://onerpm.link/816906685431

Conheça mais sobre a artista através das redes sociais:



Feira de livros em Camaragibe acontece em shopping até junho

 

Desde o início deste mês, está aberta a feira de livros no Camará Shopping. São 8.000 livros novos e 2.000 títulos, aproximadamente, com faixa de valor a partir de R$ 10 para livros adultos e R$ 2 para infantis. A feira durará o período de dois meses, indo até o dia 5 de junho, e é realizada no Piso L3.

Todos os livros disponíveis são novos, de autores nacionais e internacionais, e abrangem gêneros dos mais variados, para públicos adulto e infantil. Ainda, a feira conta com fantoches em mais de sessenta modelos, em faixa de valor a partir de R$ 40.

É válido ressaltar que o Camará Shopping permanece cumprindo todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, determinados pela APESCE e pelo Governo Estadual.

Sugestão de pauta: Som na Praça receberá Ayrton de Pádua no fim de semana

 

Neste sábado (16), o Shopping Costa Dourada receberá no Som na Praça o cantor Ayrton de Pádua. O projeto, evento semanal, tem seu palco na Praça de Alimentação do mall, às 18h30.

“Comecei a cantar profissionalmente aos 12 anos, em casamentos e bailes debutantes, expandindo posteriormente para eventos privados de pequeno e grande porte”, conta Ayrton, que foi escolhido para representar o Cabo e Pernambuco na Gerando Talentos 2022. O artista, hoje totalmente dedicado à música, se inspira em artistas como Fernando Brum, Ivete Sangalo e Luan Santana. No repertório, estarão sucessos como Tempo perdido (Legião Urbana), Sozinho (Caetano Veloso) e Evidências (Chitãozinho e Xororó).

A apresentação irá até as 20h30. É válido ressaltar que sua apresentação acontece na Praça de Alimentação, respeitando as devidas orientações da APESCE e do Governo Estadual para conter os riscos da covid-19.

Jovens e profissionais do projeto Novas Oportunidades debatem questões de gênero

 

Jovens do projeto Novas Oportunidades participaram, nesta quarta-feira (13), de uma roda de diálogo sobre questões de gênero. O objetivo foi explicar conceitos sobre esse tema à luz da justiça social e do enfrentamento ao preconceito e às violações de direitos. Equipes do projeto também participaram da ação, que foi promovida pela Gerência-Geral do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, responsável pela execução do Novas Oportunidades, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para a População LGBTQIA+, ligada à mesma secretaria.

Os jovens participantes, que já cumpriram medidas socioeducativas, puderam falar sobre situações de preconceito vivenciadas ou praticadas por eles, refletindo sobre diferenças atribuídas socialmente aos gêneros feminino e masculino no intuito de entender desigualdades que se manifestam em violências, abismos salariais e em posições de liderança. “Passamos pela era do fogo, da indústria e estamos na era do empoderamento. E esse processo se dá muito pela comunicação, para ampliar a representatividade e enfrentar a violência”, disse a coordenadora de Políticas para a População LGBTQIA+, Poliny Aguiar, palestrante do evento.

Para a gerente-geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros, o debate de questões de gênero é necessário por incidir sobre temas que dialogam diretamente com a forma como a sociedade está organizada, considerando valores, desejos e comportamentos acerca da sexualidade. “O debate contribui para alargar o conhecimento sobre a questão, na perspectiva de refletir, junto aos profissionais e jovens, crenças e valores culturalmente adquiridos e, assim, reduzir o preconceito, a discriminação e a desigualdade social no viés de assegurar direitos para uma convivência mais humana, sadia e igualitária”, declarou.

lmprensa SDSCJ PE