quarta-feira, 13 de abril de 2022

Adolescentes da Funase terão cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai

 

Nesta terça-feira (12.04), o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), assinou, na sede da Funase, o contrato de prestação de serviço para a realização de cursos de qualificação profissional, dentro do Qualifica Funase. Mais de mil socioeducandos serão atendidos. O investimento é de R$ 340.454,52, todo do Governo do Estado.

As atividades serão realizadas nos Centros de Atendimento Socioeducativo e no Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, da Funase, para jovens e adolescentes dos centros de internação e da semiliberdade. “Os cursos foram selecionados tomando como referência o levantamento de interesses realizado entre os socioeducandos e a trabalhabilidade da área de formação”, explica a presidente da Funase, Nadja Alencar.

Os cursos oferecidos são: Lancheteria; Fabricação de Bolos e Tortas; Panificação; Fabricação de Salgados; Aplicador de Revestimento Cerâmico; Técnico em Execução de Alvenaria e Manutenção em Edificações – Elétrica, Hidrossanitária e Alvenaria.

Para a coordenadora do núcleo pedagógico do Senai, Vanessa Pedrosa, toda a infraestrutura utilizada dentro do Senai será levada para as unidades da Funase. “Essa é uma oportunidade para os adolescentes aprenderem uma profissão, gerar renda e melhorar a qualidade de vida”.

De acordo com o coordenador do Parque Profissionalizante e do Eixo de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer, Normando de Albuquerque, os cursos serão iniciados no final de maio, nos Centros de Atendimento do interior de Pernambuco. “No total serão 48 turmas e 1.100 vagas ofertadas. Além das vagas contratadas pela Funase, a articulação com o Senai garantiu a ampliação das vagas por meio do programa de gratuidade”.

No ato da assinatura, estavam presente, representando o Senai, o gerente escolar do Senai Santo Amaro, Jackes Martinho e o consultor comercial, Victor Antunes. Da Funase, estavam as superintendes de Política de Atendimento e de Gestão de Administração, Lygia Vasconcelos e Aurora Pontes, e a gerente jurídica, Maria Figueiredo.

lmprensa Funase PE