quarta-feira, 13 de abril de 2022

Mulheres à Obra

 

Depois de 5 sábados consecutivos de aula, a 8º edição do Projeto Mulheres à Obra realizado pela Palácio das ferramentas localizado no Centro do Rio de Janeiro, chega ao final. Para fechar com chave de ouro, no próximo dia 16 de abril o tema a ser ensinado será Ferramentas elétricas + Dremel (gravação em vidro).

“Chegamos ao fim da 8º edição, me sinto realizada. Fechamos essa edição com a sensação de dever cumprido, salas lotadas. Elas literalmente estão dispostas a arregaçar as mangas, descruzar os braços e enfrentarem o mercado de trabalho da construção civil” Comentou Isabel Gomes, idealizadora do projeto.

O Projeto Mulheres à Obra tem como objetivo a inserção e capacitação de mulheres nas tarefas de obra, serviço tipicamente desempenhados por homens. Cada vez mais figuram nesse ambiente mulheres nas funções de pedreiras, encarregadas, armadoras, carpinteiras, pintoras, ladrilheiras, ou simplesmente, mulheres autônomas em sua relação com o universo de trabalho da obra.

Onde tudo começou – À frente do projeto está Isabel Gomes, Diretora de Marketing do Palácio da Ferramenta, que queria algo novo na movimentada loja. Aliás, o modelo hibrido é adotado há anos no atendimento, e não é que elas entendem das ferramentas? Ajudam os clientes com indicação de quais peças usar e como utilizar. E esse cenário despertou em Isabel, algo maior, nasceu assim o “Mulheres à Obra”, ganhando imediatamente a adesão de parceiros como Makita, Bosch, Lorenzetti, Suvinil e Legrand. E eles também apostam nessa demanda: no mercado já é possível encontrar ferramentas leves, práticas e até parafusadeira/furadeira e furadeira de impacto cor de rosa.

Segundo Isabel Gomes, “Após 2 anos de pausa por causa da COVID, o Mulheres à Obra está regressando com a força total! Regressa não só com os temas que já existiam, mas com um novo, que estamos criando com a ajuda e participação do público que nos acompanha nas redes sociais.

Além de ir ao encontro das expectativas das nossas alunas, o desenvolvimento da oitava edição do Mulheres à Obra continua super relevante para a nossa empresa. Desde 2017, que nos percebemos que havia uma falha de mercado e um público que vinha sendo menospreado ao longo dos tempos. Decidimos que não encolheríamos os ombros. Muito pelo contrário! Foi assim que esta iniciativa nasceu: para capacitar mulheres, dar-lhes oportunidades que a maioria nunca teve e desenvolver um relacionamento próximo com um público cheio de potencial.”

A 1ª edição foi em março de 2017, o mês escolhido foi de propósito, surgiu para homenagear as mulheres no mês delas, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. Bom, fez tanto sucesso que logo se programou a 2ª edição, realizado em setembro, e hoje, contabilizam mais de 250 participantes.

“Saí de lá com autoestima elevada”, atestou Kátia Vargas Barbosa, 56 anos (participante).

“Gostei muito do curso, estou sempre à procura de conhecimentos em pequenos reparos vejo, vídeos no Youtube e o curso foi de grande valia pois sou eu quem faço sempre alguns reparos em minha casa e não sabia usar a furadeira, agora não gasto dinheiro à toa com pequenos reparos”, Elane de Souza Ramos, 38 anos (aluna da primeira edição).

Palácio da Ferramenta - Com 50 anos, funcionado em três endereços no Centro da cidade, fornecendo o que há de melhor no ramo, o Palácio da Ferramenta vem, há anos, sempre com as melhores marcas e preços. A empresa, é considerada como a mais completa, com diversificados produtos, com uma grande variedade de máquinas, fechaduras, material elétrico, ferro fundido, parafusos, dobradiças, tintas, pisos, azulejos, metais e muito mais!