quarta-feira, abril 13, 2022

Cais da Jaqueira ganha iluminação cênica inédita com projeções em telão de lâmina d’água do Capibaribe na Semana Santa

 

Situado em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Recife, o Cais da Jaqueira foi entregue recentemente à população de cara nova e promete virar point durante as noites de quinta a domingo desta semana (14 a 17 de abril), quando a Prefeitura do Recife lança uma iniciativa inédita e irá disponibilizar uma iluminação cênica através da qual o público vai poder conferir projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas para conquistar o coração da garotada. As projeções acontecerão sempre das 19h às 22h e contam com 16 minutos de apresentação cada.

A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, através da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e integra o circuito de iluminação cênica da cidade, que valoriza monumentos históricos e que pode ser vistas também em locais como a ponte Vice-presidente José de Alencar (Ponte Estaiada, no Pina) ou ainda o Geraldão. No Cais da Jaqueira, uma balsa ancorada irá formar uma volumosa cortina de água acima do leito do rio (10 metros de altura por 30 metros de largura), para formar uma nuvem de vapor de água. Na calçada, haverá um contêiner com projetores jogando luzes de forma cênica na nuvem, criando hologramas que formarão filmes e imagens, de onde também será retransmitido o áudio que integra o espetáculo.

Com a novidade, a cidade ganha mais um espaço propício à contemplação das belezas naturais do Recife, assim como já acontecem na Rioteca, na Torre, Jardim do Baobá, nas Graças ou ainda no encontro dos rios Capibaribe e Beberibe, no Cais da Aurora. "A cidade do Recife agora passa a contar com essa iniciativa inédita e que traz uma bela atração para a população. O Cais da Jaqueira se torna assim mais um local de contemplação para que as pessoas possam apreciar ainda mais as belezas daquela região, como o rio, o manguezal e os animais que ali habitam, como as capivaras e as garças", pontua Marília Dantas, secretária de Infraestrutura.

Cais da Jaqueira - Situado em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Recife, o Cais da Jaqueira acaba de ser entregue à população de cara nova. O local foi beneficiado por uma requalificação do guarda corpo que emoldura a paisagem do rio Capibaribe, além ter passado por recuperação da escada de madeira do píer, tradicional ponto de interligação de transporte fluvial entre os bairros da Torre e da Jaqueira. Os investimentos foram da ordem de R$ 400 mil e as intervenções foram realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O cais conta também com iluminação em LED, por meio do Programa Ilumina Recife, que visa proporcionar mais segurança para quem transita por esses locais, além de gerar mais economicidade aos cofres públicos. A região da Jaqueira também passou por outras mudanças recentes, com a requalificação dos passeios públicos realizados pelo programa Calçada Legal, substituindo o piso anterior por blocos de tijolo intertravado. O Calçada Legal oferece soluções de acessibilidade como instalação de rampas e piso tátil, além de passagem elevada.

Um dos destaques do projeto no local vai para a calçada do Parque da Jaqueira, na Rui Barbosa. Ela foi alargada, com o recuo do gradil existente, e gerou mudanças em alguns trechos do Parque. Na área onde existe um espaço de ginástica, foi feito um novo desenho da plataforma, garantindo que o equipamento continue no mesmo local e com o mesmo tamanho.

Já no trecho onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Conceição, o passeio ganhou 5 metros de largura, totalizando mais de 8 metros de calçadas acessíveis para garantir mobilidade e conforto para pedestres e usuários do parque. Outra ação importante foi a mudança na entrada e saída de carros. Com o recuo, foram feitas duas travessias elevadas de pedestres, no mesmo nível da calçada, o que garantiu acessibilidade para todo o percurso.

lmprensa Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário