quarta-feira, 13 de abril de 2022

SP: Lado a Lado lança documentário sobre sua mentoria para impulsionar pequenos negócios de gastronomia no Bom Retiro

 

Bairro multicultural e polo gastronômico de SP, o Bom Retiro foi foco do Lado a Lado, um Programa de mapeamento e mentoria de iniciativas socioculturais que visa transformar e desenvolver pequenos negócios e comunidades. E o resultado desse trabalho, que aconteceu ao longo de 2021, pode ser conferido em um documentário que será lançado no dia 25 de abril, às 19h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento contará com um coquetel oferecido pelos restaurantes das pessoas que participaram do Programa.

O média-metragem tem uma versão com Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Ele também será disponibilizado em DVD para escolas, bibliotecas públicas e secretarias estaduais e municipais de Cultura e ficará disponível no canal do YouTube do Programa Lado a Lado durante todo o mês de maio.

O Lado a Lado foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.

Com a missão de contribuir para a valorização e a profissionalização da Cultura no país, o Programa escolheu o Bom Retiro para receber a sua primeira edição – ao lado do município de Porto Feliz (SP). Isso porque a região abriga uma enorme diversidade de estabelecimentos gastronômicos comandados por imigrantes de diversas origens, como coreanos, bolivianos, judeus, gregos, colombianos e árabes. Além disso, possui a proporção mais alta de equipamentos culturais por habitante na cidade.

“Acreditamos que as pessoas já têm, dentro de si, a capacidade de se desenvolver. Às vezes, o que falta é só uma ferramenta específica, um outro olhar ou ter tempo mesmo para pensar de forma estratégica nos negócios e sonhos de quem empreende”, comenta Flávia Paschoalin, idealizadora do Lado a Lado, sobre a importância dessa mentoria.

O documentário cria um panorama do trabalho feito pelo Lado a Lado com os pequenos empreendedores da região. Tudo começou com o mapeamento dos restaurantes e outros estabelecimentos que trabalham com a venda de alimentos e bebidas no bairro. Foram identificados mais de 50 negócios, e 25 deles responderam uma pesquisa quantitativa que forneceu mais informações sobre o perfil gastronômico da região.

A pesquisa identificou que a maior parte dos estabelecimentos funciona na Rua Três Rios; 68% dos negócios são liderados por mulheres; 88% têm, em média, quatro colaboradores; e a maioria dos empreendimentos funciona na região há mais de 5 anos (48% deles têm mais de 10 anos). Assista ao vídeo do mapeamento Lado a Lado para conhecer outras descobertas da ação.

Em seguida, a equipe do Lado a Lado selecionou seis pequenos negócios de gastronomia para participar do Programa ao longo de 2021, que contou com oficinas coletivas e mentorias individuais.

Como o Programa aconteceu em um momento mais turbulento da pandemia de Covid-19, quando os estabelecimentos não podiam sequer abrir seus salões na fase Vermelha do Plano São Paulo, as atividades aconteceram online ou presenciais seguindo rígidos protocolos para garantir a segurança de todos. E as mudanças e desafios trazidos por esse momento também podem ser conferidos no documentário.

Os participantes receberam orientações sobre práticas de gestão de negócios, ferramentas de marketing e divulgação; gestão financeira; relacionamento com os colaboradores e o público; implementação de ferramentas de gestão mais eficientes; entre muitos outros conhecimentos.

O filme reúne depoimentos da equipe de mentoria do Lado a Lado e dos empreendedores que participaram do Programa – sobretudo sobre as muitas dificuldades trazidas pela pandemia, a experiência de participar do LAL e as inovações que conseguiram incorporar em seus negócios.

Sobre o Lado a Lado

O Lado a Lado (LAL) é um Programa que mapeia iniciativas socioculturais, oferece mentoria para suas lideranças e acompanha sua evolução. O objetivo é potencializar habilidades, otimizar modelos de gestão e promover desenvolvimento de negócios e comunidades.

Desde o começo do trabalho, a iniciativa busca olhar bem de perto para cada líder – quem são, quais são seus desafios e sonhos. Eles estão no centro da atuação do Programa.

O Lado a Lado foi idealizado pela 3 Apitos a partir da percepção de que o Programa pode ser ponte e apoio para que iniciativas muito legais alcancem seus objetivos. As primeiras edições da mentoria aconteceram no bairro do Bom Retiro na capital paulista e no município de Porto Feliz (SP), que contou também com um documentário.

Para mais informações sobre o Programa, acesse os canais do LAL: o site, o perfil no Instagram e o canal no YouTube. Ou assista ao vídeo institucional (você pode acessar também a versão do vídeo com Libras e legenda).


Saiba mais sobre as iniciativas gastronômicas que participaram do Programa e do documentário:

Café Colombiano: espaço intimista com cafés especiais e guloseimas.
Dabok Factory: fábrica (especializada em tok) e restaurante coreano.
Emporium Brasil Israel: casa tradicional de produtos judaicos.
Pasteluz: Pastelaria.
Prato Grego: Restaurante grego.


FICHA TÉCNICA

Lado a Lado | Bom Retiro
- Concepção do Programa: Flávia Paschoalin | 3 Apitos
- Coordenadores de produção: Flávia Paschoalin, Leonardo Birche
- Coordenadora de metodologia e de mapeamento: Marina Lourenço
- Facilitadores: André Dib de Seixas, Camila Melo
- Especialista em negócios da gastronomia: Heloísa Mader

Documentário Lado a Lado | Bom Retiro
- Direção e produção: Daniel Barosa e Nikolas Maciel
- Cinematografia: Daniel Barosa, Nikolas Maciel e Nick Gomes
- Montagem: Daniel Camargo de Souza Ferreira
- Assistente de Montagem: Lucian Fernandes
- Ilustrações: Lucas Fontana
- Animações: André Alonso Mello
- Duração: 31 minutos e 26 segundos
- Restaurantes participantes: Café Colombiano, MilkShake Mix Bom Retiro, Dabok Factory, Prato Grego, Emporium Brasil Israel, Pasteluz.
- Lei Federal de Incentivo à Cultura
- Patrocínio: Ticket Edenred
- Apoio: Poiesis Gestão Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Governo do Estado de São Paulo
- Realização: 3 Apitos, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

Serviço
Lançamento do documentário Lado a Lado | Bom Retiro
Quando: 25 de abril, às 19h30.
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, nº 363, Bom Retiro - São Paulo - SP.

O programa foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ticket.