sábado, 4 de setembro de 2021

Rua General Polidoro pode se chamar Rua Paulo Freire


 

Flavio Ferrari lança single nas plataformas digitais

 

O cantor pernambucano Flavio Ferrari lançou em todas as plataformas digitais, o single “O vazio tem teu nome”. A ação é uma parceria com a FO/GO Music, que lança uma sequência de sete singles, com um intervalo de 4 a 6 semanas entre eles. “O vazio tem teu nome” é o primeiro deles. Vale ressaltar que o último lançamento do cantor entrou na playlist do Spotify das músicas “virais” do Recife.

Flavio Ferrari produziu o novo single em parceria com Thiago Mart e Gabriela Luz, integrantes do duo Mar Aberto, de São Paulo. A canção é um ‘pop leve’, no estilo ‘nova MPB’, que fala sobre duas pessoas que precisaram seguir caminhos opostos, mas que ainda se amam. A música foi feita durante a pandemia, à distância, e contou com interações e reuniões virtuais com os parceiros da composição.

O cantor e compositor recifense, de 23 anos, explica que lançou suas músicas autorais na internet, em 2017, mas só em 2018 que ele decidiu viver exclusivamente da música. A paixão teve início ainda na infância, quando começou a tocar violão aos 9 anos e, aos 15, já estudava canto. A primeira composição surgiu aos 18 anos, quando ele percebeu a necessidade de se expressar através da música. Foi nessa fase que surgiram as primeiras composições do cantor.

Com timbre de voz e melodias suaves, Flavio Ferrari pretende apostar em músicas com mais maturidade e sensualidade, porém, sem perder o romantismo e a poesia das composições. O cantor faz questão de trazer em algumas de suas canções, elementos nordestinos como a sanfona, por exemplo. Para ele, a identidade regional e cultural do Nordeste é peça fundamental e valiosa para as suas músicas.

Carreira – Artista independente há três anos, Flavio Ferrari lançou o álbum “Flavio Ferrari”, que contou com a participação da cantora paranaense Ana Vilela, autora do hit “Trem-bala”. Além disso, Flávio lançou três EP’s e alguns singles como “Não sai da minha cabeça”, junto ao cantor goiano Gabriel Nandes. Suas canções somam mais de 700 mil execuções nas plataformas de música. Como compositor, Flavio Ferrari tem ainda canções gravadas por artistas como Bryan Behr (“Nada vale o preço” e “ Bem que me avisei”) e o duo Mar Aberto (“Vida a dois”).

A New Wed, edição de 2022, já tem data marcada para acontecer

 

Depois de um hiato de quase dois anos, causado pela pandemia, a New Wed, maior feira de tendência para casamentos do Nordeste e uma das maiores do Brasil, já tem data e local para acontecer, na sua quinta edição, em 2022. Comandada pelas empresárias Cindy Noel e Carla Bensoussan, a feira acontece nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022, na Coudelaria Souza Leão, na Várzea, zona oeste do Recife, das 14h às 21h. Os ingressos para a feira serão disponibilizados a partir do dia 24 de agosto de 2021, no site Ingresso Prime (www.ingressoprime.com).

Cindy Noel adianta que a feira está repleta de novidades e muito mais tecnológica e inovadora. “Mesmo durante os últimos meses de tantas incertezas, trabalhamos incansavelmente para que voltássemos a realizar a feira da forma mais surpreendente e inédita possível, pensando em todas as possibilidades, e no cenário em que as noivas e os fornecedores estão vivendo atualmente. Nosso intuito é fazer o mercado de casamentos circular e, a cada dia, ganhar mais espaço. Como a New Wed é muito mais que uma feira, pensamos nos mínimos detalhes e em soluções para que o evento seja prazeroso e rentável para todo mundo, em todos os aspectos”, explica a empresária.

Ela adianta ainda que as principais empresas de casamento de Pernambuco, da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte já confirmaram a presença na feira. Os estados são os mais procurados para Destination Wedding, que acontece quando o casal decide realizar o seu casamento em outra cidade ou país onde não residem.

Vale ressaltar que o maior objetivo da New Wed é proporcionar experiências incríveis e inesquecíveis para o seu público, realizando sonhos com segurança, solidez e a credibilidade; mostrando que a organização de um casamento pode ser leve, prazerosa, fácil, e repleta de felicidade e emoção.

NEW WED – A feira surgiu em 2016, através da empresária e produtora de eventos Cindy Noel, que reuniu os principais fornecedores de casamentos em um único lugar. A ideia deu tão certo, que o evento se repetiu nos anos seguintes com empresas de todo o Nordeste. A New Wed é referência de feira em todo o Brasil e, ao longo dos anos, foi recebendo visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e do Sul do país, interessados em casar no Nordeste. A feira fomenta a economia, gerando cerca de 300 empregos diretos e indiretos, além de movimentar em torno de R$ 3 milhões em negócios, em apenas dois dias de evento, e receber cerca de 2.000 visitantes, diariamente.

Paulista promove exposição fotográfica em alusão aos 86 anos de Emancipação Política

 

Na semana dos 86 anos da Emancipação Política de Paulista, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Educação (SEPA), está promovendo uma exposição fotográfica com o tema "Um olhar sobre a cidade do Paulista", em alusão à data festiva. O evento, que teve início nesta quinta-feira (02), vai até a sexta-feira (03), quando ocorre das 10h às 14h, no pátio da SEPA. Na exposição, há um acervo de imagens mostrando as belas e singulares características naturais, culturais e históricas do município.

Nesta quinta-feira, houve contação de histórias sobre a cidade, muita música, ciranda e recitação de cordéis do Poeta Nilson Surubim em homenagem à cidade do Paulista.

A professora de história e responsável pela Gerência de Espaço Ampliado e Aprendizagem, da Secretaria de Educação, Regina Trindade, contou sobre o objetivo do evento. Além disso, ela comunicou que, para aumentar o alcance e levar a exibição para todo o município do Paulista, a exposição continuará disponível nas mídias sociais.

"Essa exposição tem o objetivo de levar a todos um pouco da beleza natural, cultural e histórica da nossa cidade e depois será lançada nas redes sociais para que toda comunidade do Paulista tenha acesso", afirmou.

lmprensa Paulista

TV Pernambuco traz a história de ritmos locais com o Esse Som é Massa

 

A TV Pernambuco estreia neste domingo (05), às 17h, a série documental Esse Som é Massa: uma história ritmada de Pernambuco. A produção é realizada por pelo historiador Mateus Melo e interpreta historicamente os gêneros e movimentos musicais que se manifestam no nosso Estado. Em cada episódio, uma história ritmada diferente: maracatu, frevo, samba de coco e manguebeat.

A proposta do Esse Som é Massa é atrair o público para o contexto histórico em que esses ritmos se desenvolveram. A ideia é mostrar como a música do seu lugar pode falar bastante sobre as pessoas que vivem nessas terras.

Serviço:
Série Documental Esse Som é Massa
Todo domingo, às 17h

O sinal digital da TV Pernambuco é: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1. Parte do conteúdo da emissora também está disponibilizado no canal do Youtube: youtube.com/tvpernambuco

Programação:

Episódio 01: Maracatu
Ir ao maior carnaval de rua do mundo é garantia de conhecer o maracatu. No primeiro episódio de “Esse som é massa: uma história ritmada de Pernambuco”, vamos investigar o percurso histórico dessa expressão cultural, com foco no maracatu nação (ou de baque virado), patrimônio imaterial do Brasil desde 2014.

Episódio 02: Frevo
De todos os ritmos brasileiros, o frevo é o que mais facilmente podemos localizar. É filho pródigo de Pernambuco. Sabemos até a cidade que nasceu: Recife. Sabemos até os bairros que primeiro foi tocado. Enquanto o Recife ia se urbanizando, na virada do século XIX pro XX, os primeiros passos do frevo iam acontecendo, nas ruas movimentadas do centro. Na luta pela liberdade, os trabalhadores dessa cidade foram cultivando um carnaval que juntava bandas marciais com procissões católicas e golpes de capoeira, criando uma mistura única.

Episódio 03: Samba de Coco
No interior do Nordeste, nos cenários da vida rural, pisar no chão de maneira ritmada para assentar o piso faz parte da ritmização que deu origem ao coco. De diversas expressões pela região é explorado o samba de coco de Arcoverde, que une o Agreste com o Sertão de Pernambuco e representa muito a música do campo. Nos cocos a história é contada.

Episódio 04: Manguebeat
Chico Science disse que “o homem coletivo sente a necessidade de lutar”. No Recife e Olinda dos anos 1990, houve uma revolução, talvez muito mais profunda e inclusiva que qualquer outra na história desse estado, que carrega uma história de lutas. O Movimento Mangue, encabeçado por Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, colocou uma antena parabólica enfiada na lama e disse pro mundo: nos ouçam. Ouçam nosso sotaque, nossa batida, nossa história ritmada.

Ascom TV PE

Saúde de Olinda recebe ONG internacional voltada às ISTs/AIDS

 

Na tarde desta quinta-feira (02.9), gestores da Secretaria de Saúde de Olinda se reuniram com representantes nacionais da Aids Healthcare Foundation (ONG AHF), organização que desenvolve trabalho em conjunto com o Centro de Testagem e o Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) do município e do Estado.

O encontro foi promovido pela Diretoria de Políticas Estratégicas da cidade (DPE), visando apresentar apresentar o resultado do trabalho e os dados sistematizados durante atendimentos desenvolvidos neste ano pela AHF, em parceria com o município.

A comitiva da AHF foi recebida pela secretária de Saúde de Olinda, Suzana Ribeiro; o secretário-executivo, Izaldo Andrade; e a diretora da DPE, Inês Tenório.

Participaram da reunião a coordenação da Política Municipal de Atenção às IST/AIDS, Maria Teixeira; a enfermeira do Centro de Testagem e Acolhimento, Mirella Wogeley, representantes da coordenação de IST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde e o coordenador da clínica do Homem de Recife da AHF, François Figueiroa.

A AHF é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, presente em 45 países.

A entidade foi fundada em 1987 e é a maior ONG internacional de resposta ao HIV/aids e a outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), fornecendo medicina de ponta, testagem, advocacy e defesa dos direitos humanos.

lmprensa Olinda

Terça do Vinil realiza edição especial de feriado

 

Conhecido como o projeto de difusão de música brasileira mais antigo de Pernambuco, que reúne multidões por onde passa, a Terça do Vinil agora atua em novo formato e aporta no Restaurante Catamaran neste mês de setembro como atração musical do espaço. Diante do cenário de pandemia, o projeto, com discotecagem do DJ 440, teve que se adaptar às novas possibilidades de continuidade, e agora recebe público limitado, apenas com mesas reservadas antecipadamente, e cumprindo as normativas e protocolos vigentes de saúde do período.

“A Terça do Vinil sempre foi um movimento, e acompanha contextos e capacidades dos lugares que ocupa ao longo da sua história. Neste momento de pandemia esta é mais uma forma que encontramos de continuar nosso diálogo com o público, e para isso, nos adaptamos ao que podemos praticar no momento. É possível propor diversão respeitando os protocolos sim, e nossos encontro das últimas terças neste formato em restaurante tem sido a prova disso", reforçou o DJ 440, destacando o comportamento do público em cumprimento às normas dos protocolos de convivência da Covid-19 nas edições realizadas.

Nesta edição especial de feriado da terça-feira (7), o projeto tem início às 17h e segue até 00h, oferecendo sete horas de música ao público. O projeto recebe ainda a banda Novos Boêmios, que vai executar clássicos da música brasileira mais tocados na Terça do Vinil. No espaço, à beira do rio, o público poderá desfrutar do pôr do sol, curtindo o belo visual do restaurante Catamaran, que recebe a programação.

O mentor do projeto também comentou que manter a atividade, dentro do formato vigente, é uma forma de reinventar a atividade profissional e também manter contato com o público. "Esta é também uma forma de matarmos a saudade, ainda que de maneira bem diferente da habitual dos nossos eventos, mas ainda sim, com a boa música de sempre garantida, que é a marca do projeto. Vamos experimentar um pouco do retorno ao conceito inicial da Terça do Vinil, que é o da audição e a apreciação da música. Ela é a protagonista”, comenta o DJ 440, que reforça que não há pista de dança, uma vez que a atividade não está operando como festa, já que a realização de eventos ainda não está liberada em Pernambuco.

No acesso do local, é feita a aferição de temperatura, e só é permitida a entrada e circulação de pessoas com uso de máscara, seguindo todos os protocolos sanitários. Todo o público deve estar obrigatoriamente sentado à mesa.

A Terça do Vinil acontece nesta terça-feira, 7 de setembro, das 17 às 00h e as reservas podem ser feitas através do site www.dj440.com.br

Paulista inicia vacinação contra Covid-19 para adolescentes a partir de 16 anos

 

A Prefeitura de Paulista inicia no sábado (04) a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes a partir de 16 anos. Em uma nova etapa do Programa de Imunização, a Secretaria de Saúde Municipal abre o agendamento nesta sexta-feira (03), às 16h, no site e no aplicativo. O cadastramento já está liberado. No sábado, o número de polos é ampliado para 15, com o intuito de otimizar o andamento da imunização. Já na segunda-feira (06), funcionarão 8 locais, e na terça-feira (7 de setembro) não haverá vacinação, em razão do feriado nacional.

“Seguimos avançando na vacinação, algo tão importante para salvar vidas e vencer essa pandemia. É muito importante que todos os jovens, todos os adolescentes que já podem ser vacinados, se cadastrem, agendem e recebam a vacina. Só assim vamos mandar esse vírus embora e retomar a nossa vida normal. Muitos adolescentes não estão se vacinando. A procura precisa ser maior, para o bem de todos e do nosso município”, disse o Prefeito Yves Ribeiro.

Para receber o imunizante, é necessário fazer o cadastro e o agendamento no site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do endereço. No dia e hora marcados, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Confira os 15 polos de vacinação disponíveis para o sábado (04), das 9h às 16h:

- Escola Municipal Maria das Neves , Rua Quarenta e sete, S/N.

- Sesi de Paratibe - Rua São Pedro, Paratibe;

- Drive Thru - Parque Aurora, Centro do Paulista;

- Clube Municipal do Nobre - Rua do Nobre, s/n;

- Colégio Municipal Gelda Amorim - Av. Lindolfo Collor, Paratibe

- Paulista North Way Shopping - Centro de Paulista

- Litoral Recepções - Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, Janga

- Faculdade de Saúde de Paulista, Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga

- Colégio Anita Gonçalves - Rua Cristóvão Colombo, n° 131 - Vila Torres Galvão

- Escola Aquarela - Rua Araxá, 260, Loteamento Nossa Sra da Conceição

- Escola Manoel Gonçalves - Rua 126, Maranguape I

- Atacadão, no centro de Paulista

- Shopping Norte - Janga

- Drive Thru PE -22 - Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

- Escola Heinz Hering - Rua Cento e Quarenta e Nove, 44 - Jd Paulista Alto

Confira os 8 polos disponíveis para a segunda-feira (06), das 9h às 16h:

- Drive Thru - Parque Aurora, Centro do Paulista;

- Clube Municipal do Nobre - Rua do Nobre, s/n;

- Paulista North Way Shopping - Centro de Paulista

- Faculdade de Saúde de Paulista, Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga

- Atacadão, no centro de Paulista

- Shopping Norte - Janga

- Drive Thru PE -22 - Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

- Paróquia Nossa Senhora do Ó, Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7113 - Nossa Sra. do Ó, Paulista - PE

Compesa amplia rede de esgoto em Tamandaré

 

Para elevar a cobertura de esgotamento sanitário em Tamandaré, no Litoral Sul, o Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), deu início às obras de implantação de uma nova estação elevatória de esgoto no município. A unidade será responsável pelo transporte de efluentes de áreas de expansão turística, em Carneiros, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tamandaré. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas em fevereiro do próximo ano.

O investimento, da ordem de R$ 4 milhões, prevê o assentamento e ligação de cerca de três quilômetros de rede coletora até a estação elevatória que será construída na Rua dos Carneiros. A partir da unidade, os efluentes serão lançados à ETE Tamandaré por mais três quilômetros de rede a serem implantados. Toda a estrutura terá capacidade de transporte de 125 litros de efluentes por segundo.

A nova estação elevatória será a 12° unidade implantada pela Compesa no município para transporte de efluentes. De acordo com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, o projeto é um dos investimentos previstos pela Compesa para elevar os índices de esgotamento sanitário na região. “Essa é uma área de expansão turística importante, com potencial para atrair novos investimentos para o Estado. Tamandaré possui cerca de 50% do seu território saneado e a Compesa tem empenhado esforços para ampliar esse índice na perspectiva de melhorar, ainda mais, a qualidade de vida na região”, destaca.

lmprensa Compesa

Colégios do Recife incentivam a campanha de vacinação contra o novo coronavírus

 

Na luta para combater a pandemia da covid-19, a Prefeitura do Recife anunciou a inclusão de um novo grupo prioritário na campanha de vacinação. Na última semana, os jovens a partir de 14 anos puderam agendar a aplicação de sua primeira dose. Somente na sexta-feira (27), cerca de 4.911 adolescentes foram imunizados. Se tratando de um público jovem, as escolas passaram a realizar ações de incentivo para estimular a vacinação.

No Colégio Motivo, o assunto tem sido debatido há meses. Adotando ao modelo híbrido, com aulas presenciais e online, dentro de todos os protocolos determinados pelas organizações sanitárias, os professores e demais colaboradores aguardaram ansiosamente por esse momento.

Márcia Siqueira, diretora pedagógica da unidade de Casa Forte, afirma que a inclusão dos jovens na campanha de vacinação renova a esperança para retomar o convívio de forma cada vez mais segura. Para ela, o momento é de celebração e conscientização, acreditando que a escola exerce um papel fundamental no atual momento da história do mundo.

“Entendemos que a escola é a casa do conhecimento e que uma das nossas funções é facilitar para que a ciência cumpra seu papel de salvar vidas e de proteger pessoas”, afirmou.

Ações - Com a ampliação do cronograma de vacinação, as orientadoras educacionais do Motivo estão realizando um trabalho em sala de aula para incentivar os estudantes a fazerem seus agendamentos. Além disso, os pais também estão recebendo uma circular solicitando essa parceria conjunta para garantir que todos estejam imunes. “Acredito que a instituição escola é fortalecida pela família. Assim, a escola falando da importância da vacinação e os pais confirmando em casa, fortalece o poder de convencimento dos jovens”, ponderou Marcia.

Mesmo com ampliação na campanha de vacinação, o Motivo manterá a fiscalização diária dos protocolos de segurança. Para entrarem nas imediações da escola, os alunos têm a temperatura aferida e suas mãos são higienizadas com álcool. Além disso, o uso da máscara permanece obrigatório a todo o momento. Já nos intervalos, os coordenadores de pátio monitoram o distanciamento social, para que não haja aglomerações. “Mas, mais do que isso, estamos sempre buscando conscientizar toda a comunidade educativa da importância dos cuidados consigo e com o outro, inclusive do ato de se vacinar,” explica a diretora.

Planos para 2022 - Com a previsão de vacinação total dos jovens até o fim de outubro, o Motivo espera retomar as atividades presenciais integralmente em 2022. O assunto, no entanto, vem sendo debatido pelo comitê interno com muita cautela, tendo em vista a instabilidade da pandemia.

“Nos últimos dias temos acompanhado os avanços de número de vacinados e a diminuição dos números de casos e de mortes. Com isso, estamos percebendo a volta ao presencial aumentando cada vez mais. Acreditamos que, se continuar positivo esse cenário, começaremos 2022 presencialmente, ainda com todos os cuidados de higiene e uso de máscara e sempre buscando atender às necessidades que porventura surgirem”.

A escola reforça ainda seu comprometimento em ouvir as famílias que neste momento não se sentem seguras, por questões de comorbidades, entre outros motivos, para retornar ao presencial. As atividades virtuais permanecem mantidas e quaisquer possíveis mudanças serão implementadas sob o consentimento dos pais e demais responsáveis.

Programa Atitude comemora 10 anos de instalação

 

Em setembro de 2011, era instalado o Programa Atitude, como parte das políticas sobre drogas do Pacto pela Vida. No primeiro ano em atividade, atendeu a 537 usuários de drogas que enfrentavam ameaça de violência. Dez anos depois, o Atitude já ofereceu cuidados e proteção a 34.067 usuários. O programa se tornou referência no país, pela Fiocruz, por exemplo, e é citado em levantamentos internacionais, como da Open Society Foundation e da Mainline, da Holanda.

Só este ano, de janeiro-agosto, 4.495 pessoas passaram pelo Atitude. Cada uma destas pessoas recebe vários tipos de atendimento, que vão da avaliação da situação de seus documentos e condições de saúde, à relação com a saúde, atendimento psicológico, acompanhamento em busca da reinserção socioprodutiva. Desde 3 de setembro de 2011, foram realizados 1,1 milhão de atendimentos gerais, que apoiaram usuários em situação de grave vulnerabilidade.

São números robustos de um programa que apoia a transformação de pessoas. Os números mantêm a relação de crescimento do programa, tanto em atendimentos como em serviços. O orçamento deste ano é o maior destinado pelo Estado: R$ 22,5 milhões.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, classifica o Atitude como um programa exitoso, na oferta de cuidados e de proteção para os usuários de drogas que são vítimas de violência ou de ameaça. “Nestes anos, o Atitude foi além da missão de oferecer um ambiente seguro e com cuidados básicos. O programa garantiu a dignidade e apoiou o resgate da cidadania”, afirma.

Ao citar mais de 34 mil pessoas perde-se a noção do efeito que o Atitude representou para cada um. Pessoas como o zelador Lázaro Silva, que ingressou no Atitude em Jaboatão dos Guararapes como usuários de drogas. Lázaro teve o primeiro contato com o programa em uma cena de uso. Atendeu ao convite dos técnicos do programa e passou pelos serviços oferecidos. “Eu agradeço muito ao Atitude. Eu sou uma nova pessoa”, conta.

Os quatro serviços presentes nas quatro unidades (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru) são o Atitude nas Ruas; o Centro de Acolhimento e Apoio; o Centro de Acolhimento Intensivo e o Aluguel Social. A Atitude nas Ruas é o serviço de busca ativa, que visita as cenas de uso, faz os primeiros contatos, oferece água, um lanche rápido e itens básicos. Os técnicos nas ruas falam, principalmente, do funcionamento do programa, dos serviços oferecidos e da possibilidade de um local para repouso, banho, alimentação.

Os usuários interessados entram no serviço pelo Centro de Acolhimento e Apoio, que funciona como uma casa de passagem. No Apoio, como o serviço é conhecido, eles fazem o primeiro pacto com o Plano Individual de Atendimento (PIA). Neste registro, falam se possuem documentos, dão informações sobre a saúde, sua conexão com a família, que nível de risco de segurança enfrenta e mais dados pessoais. Os usuários que conseguem progredir são elegíveis pelos técnicos do programa para o Centro de Acolhimento Intensivo.

O serviço do Intensivo é uma república, uma casa na qual moram usuários e seus familiares. No Recife, destaca-se o Intensivo Mulher, destinado exclusivamente a mulheres e suas famílias, em geral, os filhos pequenos que também são acolhidos. Como o nome sugere, neste serviço o atendimento para o resgate com os vínculos familiares, comunitários e laborais são intensivos. Os usuários e usuárias que progredirem são elegíveis para o último serviço, o aluguel social.

O aluguel é um benefício temporário no qual aqueles usuários que vêm em um ciclo virtuoso na sua situação socioprodutiva e em relação com a família e com a comunidade permanecem por seis meses. Eles moram em uma unidade custeada pelo Governo do Estado. Ao final do período, os usuários se desligam do programa, como no caso do zelador Lázaro Silva, e seguem o curso da própria vida.


lnformações ASCOM

Espetáculos experimentais marcam programação online do Teatro WeDo!

 

Em setembro, a programação do Teatro WeDo!, que alia cultura e tecnologia, conta com a estreia virtual de dois espetáculos. A montagem digital Desculpe não responder antes, texto e direção de Wallace Lau, chega ao on-line dia 7 de setembro, terça-feira, a partir das 18h e Agridoce, com produção da WeDo! Entretenimento, estreia dia 19 de setembro, domingo, a partir das 18h.

 

Inaugurado em fevereiro de 2021 o Teatro WeDo! comemora a marca de 40 mil acessos e 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países. Com a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla, já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

 

No espetáculo experimental Desculpe não responder antes o público é convidado a um pensamento íntimo sobre a fluidez das relações afetivas através de cenas e diálogos que poderiam acontecer com qualquer pessoa. Já o solo Agridoce, com o ator João Mar, abarca relatos reais sobre a violência sexual sofrida pela comunidade LGBTQIA+, a partir de relatos e do conto homônimo, de Pedro Leão.

 

Democratização do teatro

Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento criada pelos jovens artistas João Mar, Carolina Guimarães e Pedro Leão em São José dos Campos. Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é que o Teatro WeDo! transmita espetáculos do país inteiro abrindo espaço para novos artistas e para a cultura regional fomentando a produção de e-Teatro.

 

Para Pedro Leão a democratização ao acesso ao teatro é o ponto principal na criação do Teatro WeDo!. “Nosso objetivo é levar o teatro para todos e com esta plataforma o público pode assistir espetáculos em cartaz de qualquer cidade do País da mesma forma que veria em um teatro. A plataforma digital nos permite oferecer experiências únicas tanto para os fãs do teatro quanto para aqueles que não têm acesso fácil aos espetáculos, tanto pela distância quanto pelo preço dos ingressos”, explica ele.

 

Desculpe não responder antes

Com texto e direção de Wallace Lau e elenco formado pelos atores Bruna Mascarenhas, Elisa Caldeira, João Pedro Novaes e Zane Harari, a montagem apresenta uma proposta poética e atual. Desculpe não responder antes traz à cena reflexões entre o superficial e o fundamental; o ponto em que as relações se dão por companheirismo e necessidade de troca ou por individualismo e necessidade de autossatisfação. Até chegar ao comodismo, que permite que as relações sejam cada vez mais líquidas e distantes.

 

Agridoce

O espetáculo, de Pedro Leão, autor do texto e que também assina a direção, estreou na 1ª Mostra de e-Teatro da WeDo!, em novembro de 2020, e contemplado com o ProAC Expresso LAB retorna agora em temporada no Teatro WeDo! O texto que dá base a peça foi contemplado e publicado pelo Prêmio Trajetória Literária de Suzano, em 2011, e trata do intenso processo de aceitação sexual do autor. Agridoce aborda o assédio sexual e o processo de aceitação da sexualidade, passando pela primeira paixão homoafetiva.

 

Temporadas

Além das estreias, a programação de setembro do Teatro WeDo! conta com apresentações de mais dois espetáculos. A montagem Amazonas – O maior espetáculo do Brasil, da amazonense Companhia Espatódea Trupe faz temporada até 12 de setembro, domingos, às 18h e Meus Cabelos de Baobá, do Rio de Janeiro, segue em cartaz até 17 de setembro, sextas-feiras, às 18h.

 

Contemplado em 1º lugar com o prêmio Feliciano Lana de Artes Cênicas 2020 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado Amazonas, o musical Amazonas – O maior espetáculo do Brasil, da Companhia Espatódea Trupe e direção de Árlisson Cruz e Emille Nóbrega, transita entre lendas e mitos conhecidos popularmente, que há tempos são passados de pais para filhos através de manifestações artísticas, folclóricas e obras literárias. Já Meus Cabelos de Baobá é inspirado no caráter cíclico das mitologias africanas e costurado por textos da poeta Conceição Evaristo. Com Fernanda Dias, Beá e Ana Paula Black e direção de Vilma Melo, a peça se desenvolve em torno de diálogos da Rainha Dandaluanda com o Baobá, árvore milenar de origem africana, que a ensina sobre os valores africanos e desperta sua autoestima, sua beleza singular, sua força ancestral e sua identidade negra.

 

 

Serviço:

 

DESCULPE NÃO RESPONDER ANTES

De 7 a 21 de setembro, terças-feiras, a partir das 18h.
Temporada On Demand 30h*.

Ingressos a partir de R$ 10,00 em sympla.com.br/teatrowedo | Duração: 50 minutos | Recomendado para maiores de 14 anos.

 

Elenco: Bruna Mascarenhas, Elisa Caldeira, João Pedro Novaes e Zane Harari | Idealização, Texto e Direção: Wallace Lau | Orientação Artística: Malte Huthoff | Direção de Fotografia: Rebeca Capece | Edição: Aguinaldo Flor / SagaSama Produções | Design Gráfico: Márcio de Andrade / Vinte&Dois | Produção: Lau Artes Cênicas | Realização: PREFIXODES.

 

AGRIDOCE

De 19 de setembro a 3 de outubro, domingos, a partir das 18h.
Temporada On Demand 30h*.

Ingressos a partir de R$ 10,00 em sympla.com.br/teatrowedo | Duração: 30 minutos | Recomendado para maiores de 16 anos.

 

Direção, Dramaturgia e Produção Executiva: Pedro Leão | Interpretação: João Mar | Direção de Fotografia: Carolina Guimarães | Direção e Edição de Vídeo: Daniel Beoni |

Iluminação: Juliana Kovalenkinas | Figurino: Ana Luiza Suhr Reghelin | Dramaturgia: Isabella Purcino.

 

*O espetáculo fica disponível pelo período indicado na plataforma do Teatro WeDo! e pode ser assistido uma única vez pelo espectador.

 

 

Teatro WeDo!

Site e Bilheteria – teatrowedo.com

Informações – wedoentretenimento.com

Instagram e Facebook – @wedoentretenimento

Paulista vai realizar intervenção ambiental de limpeza no Pontal de Maria Farinha

 

O Pontal de Maria Farinha receberá cuidados especiais na próxima sexta-feira (10), às 8h. A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), realizará uma ação de limpeza dos mais diversos tipos de resíduos identificados nas áreas de restinga do local, bem como extração de espécies invasoras e exóticas que foram introduzidas no ecossistema. Além dessas intervenções imediatas, está previsto para ser executado em breve um trabalho de enriquecimento vegetal com plantio de espécies nativas da Mata Atlântica na região.

Essa operação de manejo é de fundamental importância para a preservação da vegetação nativa de Paulista, sobretudo para mitigar os efeitos destrutivos dos processos erosivos costeiros. A iniciativa também contribui para alcançar os objetivos propostos na Lei nº 4.546/2015, que dispõe sobre a política de mudanças climáticas do município do Paulista, e na Lei nº 4.891/2019, que revisa e consolida o Plano Municipal de Arborização Urbana.

A intervenção foi proposta pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) - que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente -, e contará com o apoio da Associação das Marisqueiras e Pescadores do Paulista; da I9 Paulista Gestão de Resíduos SA; do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes; do Secretário de Obras e Serviços Públicos, George Freitas; do Secretário de Projetos e Programas, Jorge Carreiro; do Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, Sidney Rodrigues; do Secretário de Imprensa, Jota Júnior, e da vereadora Marcelly da Aquarela.

A gestão municipal considera bem-vinda qualquer ajuda de representantes da sociedade civil atuantes na cidade.

lmprensa Paulsta

Feira de artesanato acontece este fim de semana no Cabo de Santo Agostinho

 

Neste domingo (5), das 12h às 20h, o Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, recebe uma feira de artesanato em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do município e a Associação dos Artesãos. Realizado no corredor da entrada 1 do mall, o evento contará com a presença de 20 artesãos locais que estarão expondo e vendendo suas obras.

A feira de artesanato acontece todo primeiro domingo do mês no centro de compras. Entre os itens disponibilizados, terão bolsas, peças em crochê, amigurumis, costura criativa, luminárias, bijuterias, acessórios e roupas.

Linha 644 - Largo do Maracanã muda o itinerário no entorno da Praça do Derby

 

Com os recentes ajustes na circulação de veículos no bairro do Derby, o Grande Recife muda o itinerário da linha 644 – Largo do Maracanã. A alteração tem início neste sábado (04), quando usuários devem ficar atentos, sobretudo, à troca dos pontos de embarque e desembarque. Confira, abaixo, o novo percurso dos ônibus quando trafegam no sentido terminal/ponto de retorno.

Terminal/ponto de retorno: ...Avenida Governador Agamenon Magalhães, acesso à Avenida Governador Agamenon Magalhães - 3ª Agulha oeste (em frente ao Hospital da Restauração), Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista local oeste), Praça do Derby (pista norte), Rua Jenner de Souza, Rua Dr. Severino Pinheiro, retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jener de Souza, Praça do Derby (pista central), Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho...

Com a antecipação do giro para ter acesso à Avenida Cde da Boa Vista, a linha 644 – Largo do Maracanã deixa de atendidas as paradas nº 180162, que fica na Avenida Agamenon Magalhães (pista local), depois do cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; nº 180357, localizada na Rua Amauri de Medeiros; nº 180362 e nº 180363, ambas na Rua Henrique Dias.

Como opções, os usuários poderão utilizar as paradas nº 180395, em frente à Praça do Derby, logo após o cruzamento com a Rua Feliciano Gomes; e nº 180316, que fica na Praça do Derby, sentido Boa Vista.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


lmprensa Grande Recife

Mais de 90 mil doses de vacinas contra Covid-19 da Pfizer chegam a Pernambuco

Pernambuco recebeu, nesta sexta-feira (03.09), mais um novo lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A remessa, com 94.770 doses destinadas para completar o esquema vacinal de pessoas com comorbidades, chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre nesta tarde e, em seguida, foi levada para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e separação por município. Com o lote de hoje, o Estado já soma 803.670 doses de imunizantes recebidos apenas nesta semana.

As vacinas serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) neste fim de semana, onde ficarão à disposição dos gestores para retirada. "Com o novo quantitativo, os municípios devem avançar na aplicação das segundas doses do grupo prioritário das pessoas com comorbidades. Os gestores devem reforçar suas estratégias, convocando a população a completar o esquema vacinal contra a Covid-19, essencial para a maior eficácia dos imunizantes", reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 10.607.910 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.169.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.931.320 da Coronavac/Butantan, 2.335.320 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

lmprensa PE

Recife retoma programa Maria da Penha Vai à Escola

 

Após as paralisações de diversas ações devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, retomou o Programa Maria da Penha Vai à Escola. Nesta sexta, 3, na Escola de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, em parceria com a Secretaria de Educação, a equipe do programa apresentou o projeto para gestores, gestoras e coordenadores. A iniciativa propõe a promoção e formação acerca da Lei Maria da Penha e dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica, sexista, afetiva e familiar tendo como público-alvo a comunidade escolar das escolas municipais da cidade.

O programa Maria da Penha vai à escola tem como objetivo envolver estudantes, profissionais de educação e da rede de proteção às mulheres em discussões e ações educacionais cujas temáticas abordam a igualdade de gênero, tipos de violência, leis de proteção ao direito das mulheres, comunicação não violenta, além da divulgação dos canais de atendimento e de redes de apoio à mulher através de oficinas, seminários, materiais informativos e sensibilização de profissionais, entre outros.

Ana Magalhães, gerente geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher defende a urgência do tema. “Dentre tantos aspectos, a violência contra a mulher também está relacionada a relações sociais desiguais entre homens e mulheres, construída historicamente e socialmente. Por isso ela pode ser desconstruída através de ações voltadas para o enfrentamento desses estereótipos. Esse é o nosso objetivo com as diversas ações propostas pelo programa realizado pela Prefeitura que a Secretaria da Mulher executa como uma ação continuada, que retorna agora, após um período difícil em que vivemos”, afirmou Ana.

O programa é voltado para todo o corpo estudantil: desde estudantes da creche até Educação de Jovens e Adulto (EJA). Nos dias 8 e 10, Nesta primeira fase de retorno, a programação será voltada para alunos de 8 a 17 anos nas turmas de 3º ao 9º anos, além dos estudantes das turmas da EJA. Para mais informações 3302 6400.

lmprensa Recife

Titus Andronicus é mote de experiência cênica analógica e virtual

Quando a pandemia do novo Coronavírus começou, o coletivo bobik & sofotchka estava preparando o seu próximo projeto: levar aos palcos “Titus Andronicus”, de William Shakespeare. Os primeiros encontros com o texto já estavam acontecendo, mas por causa do isolamento social, tudo precisou ser interrompido. Agora, o grupo retoma o projeto, não em forma de peça online e sim de experimento teatral. Assim nasceu o projeto TITUS ANDRONICUS – o rosto da guerra | Uma experiência analógica para tempos virtuais.

O grupo, formado por sete mulheres, com direção de Marcia Nemer, tem como proposta criar uma forma de lidar com o fazer teatral nas possibilidades atuais. Para isso, a largada vai ser dada com dez vídeos, lançados três a cada semana, entre 6 e 27 de setembro, no Instagram do projeto (@bobik_sofotchka). Nestas transmissões, as atrizes vão contar sobre como foi estudar arduamente o texto de Shakespeare durante mais de um ano, num tempo suspenso entre a expectativa da pandemia acabar e o reconhecimento que seria um processo longo.

Depois da exibição dos vídeos no mês de setembro e da live simultânea ao final, o projeto entra em uma segunda fase em que a proposta é analógica. Em “TITUS ANDRONICUS – o rosto da guerra” o espectador tem a possibilidade de se afastar do mundo exclusivamente virtual e entrar em contato com um tempo estendido onde experiências são sugeridas e vividas.

Nesta etapa, os participantes recebem pelos Correios uma carta, com instruções e orientações, enviada pelas mulheres do coletivo - serão 100 vagas para participar da experiência. A correspondência sugere uma semana de atividades em que a pessoa assume o papel de participante ao se colocar não como espectador passivo de uma transmissão virtual - onde não há troca possível entre palco e plateia - mas como alguém que opta por participar do experimento com as atrizes e com o texto de Shakespeare. E aceitar (e realizar) as sugestões feitas nas cartas e pistas deixadas nas redes sociais do grupo.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Os vídeos

A cada semana, entre 6 e 27 de setembro, serão publicados três vídeos curtos no instagram do projeto (@bobik_sofotchka). Em cada um deles, as atrizes irão contar a experiência de lidar com o texto de Shakespeare. No décimo vídeo (lançado em 27 de setembro) as artistas antecipam sobre qual será a dinâmica das cartas, para o público já ter proximidade com o experimento.

No dia 1º de outubro, acontece uma live com todo o elenco, para um contato final da adaptação feita por Marcia Nemer e Carol Pitzer para o texto de Shakespeare. Durante esse ‘ao vivo’, cada uma das sete atrizes vai ler o mesmo trecho do texto em seus respectivos perfis, sozinhas, porém assistidas e acompanhadas pelo público. O espectador vai poder ‘pular’ de um Instagram ao outro, já que elas estarão falando o mesmo texto.

Assim, este experimento serve como uma outra forma de pensar ‘a presença’ do/no teatro - e também no digital - mostrando que mesmo juntas, as atrizes estão sozinhas, inclusive vice-versa, estão sós e também na multidão das redes.

 

Ficha técnica

TITUS ANDRONICUS – o rosto da guerra | Uma experiência analógica para tempos virtuais

a partir de TITUS ANDRONICUS, de William Shakespeare

Concepção e direção: Marcia Nemer

Elenco: Carolina Haddad, Clara Cury, Ediana Souza, Jhessica Daher, Mariana Leme, Naiara de Castro e Pamella Martelli

Dramaturgismo: Carol Pitzer

Idealização e produção: Mariana Leme

Fotos de divulgação: Dani Lopes

 

 

Serviço
 

Vídeos

Datas dos lançamentos:

Dias 6, 8, 10, 13, 15, 17, 20, 22, 24 e 27 de setembro de 2021

Onde: Instagram @bobik_sofotchka

Horário: 19h

Sinopse: As atrizes contam como foi o trabalho com o texto de Shakespeare, desde os poucos ensaios presenciais na véspera da pandemia até o momento atual em que o teatro procura se reinventar no mundo digital e resgatar o que deixou no analógico.

 

Live coletiva e simultânea

Dia: 1º/10

Perfis: @bobik_sofotchka (do projeto) e das atrizes @edianasouza_, @titusaexperiencia_carol, @marileme @pamellamartelli @jhessicadaher @titusaexperiencia_naiara e @clara.cury

Horário: 20h

Sinopse: Usando como ponto de partida o texto “Titus Andronicus”, de William Shakespeare, as atrizes lidam com a experiência de como se sentir parte de uma coletividade estando em isolamento. No Instagram, simultaneamente, a partir de suas casas, cada uma faz atuações da mesma dramaturgia shakespeariana, numa cadência concomitante e paralela. Cabe ao espectador escolher qual delas acompanhar, por quanto tempo, e a próxima atuação a ver. A ideia é criar a percepção de um elenco que se apresenta junto, mesmo estando separado.