quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Petrolina: Mais de 100 imóveis já foram regularizados através do Resgate de Registros de Aforamento

 

Na década de 60, a gestão municipal doou alguns imóveis através de Aforamento (uma cobrança prevista no antigo código civil sobre áreas públicas que eram repassadas para particulares), nos bairros Alto Cheiroso, Maria Auxiliadora, Gercino Coelho e Vila Eduardo. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), preocupada com a situação de indisponibilidade desses imóveis, elaborou o projeto de lei que permite a regularização junto ao Cartório de 1º Ofício de Registros de Imóveis.

Desde a sanção da Lei 3.549/22, mais de 100 imóveis já foram normalizados. Caso o registro de sua casa encontre-se com indisponibilidade por aforamento, o proprietário deve procurar o Setor de Tributos, na Secretaria da Fazenda, e fazer o resgate de aforamento, solicitando inicialmente as guias para pagamento das taxas de 2,5% e de 10 pensões anuais de foro, no valor equivalente a 0,6%, calculados sobre o valor do terreno para fins de IPTU.

São isentos dos pagamentos as pessoas inscritas no Cadastro Único ou que sejam beneficiárias de Programas Sociais, como Bolsa Família. O responsável pelo imóvel cuja renda familiar não ultrapasse cinco salários mínimos, igrejas e associações sem fins lucrativos também ficam dispensados dessa cobrança.

Imprensa Petrolina

Núcleo Experimental celebra a vida e a obra de Hebert Daniel no musical Codinome Daniel, que estreia dia 12 de janeiro de 2024

 

Conhecido por dar voz a grupos minoritários e por sua pesquisa sobre o modo brasileiro de se fazer Teatro Musical, o Núcleo Experimental homenageia em seu novo trabalho o jornalista Hebert Daniel (1946-1992), ativista e ativista LGBTQIAPN+ e na luta pelo direito das pessoas com HIV/Aids. Codinome Daniel estreia no dia 12 de janeiro de 2024 na sede do grupo na Barra Funda, onde segue em cartaz até 4 de março, com apresentações às segundas, às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h.

O trabalho tem direção, dramaturgia e letras de Zé Henrique de Paula e música original e direção musical de Fernanda Maia. Já o elenco traz Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

“Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade”, comenta Zé Henrique de Paula.

Um dos elementos de frente da luta armada, Hebert se exilou em Portugal e na França, onde contraiu HIV, foi o último dos anistiados e, uma vez de volta ao Brasil, tornou-se um ativista fundamental na luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids. Sua importância se deve ainda ao fato de ter sido o fundador do grupo de apoio Pela VIDDA e um dos fundadores do Partido Verde.

Atuou pelos direitos da população LGBTQIAPN+, das mulheres, dos negros, além de ativista ambiental. Herbert morreu em 1992 devido a complicações causadas pela AIDS.

“Acreditamos que o teatro - uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude (ele foi também dramaturgo) - pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.

Codinome Daniel é a terceira parte do que o grupo chama de Uma Trilogia Para a Vida, junto com os espetáculos Lembro todo dia de você e Brenda Lee e o palácio das princesas. Como fio condutor das três peças está um conjunto de discussões e pontos de vista a respeito da questão do HIV/Aids no Brasil, da década de 80 aos dias de hoje.

Um pouquinho mais sobre

A figura de Herbert Eustáquio de Carvalho, nome de batismo do homenageado, é uma das mais esquecidas da nossa história recente, especialmente quando se leva em conta sua importância na luta pelo movimento gay e pelo ativismo em prol da democracia durante a ditadura no Brasil. Herbert foi um elemento importante na luta armada contra a ditadura de 1964 e no processo de redemocratização do Brasil.

Estudante de medicina na UFMG, engajou-se em grupos guerrilheiros ainda no final da década de 1960. Esteve na linha de frente de assaltos a bancos e dos sequestros de diplomatas estrangeiros que garantiram a soltura de mais de uma centena de presos políticos que corriam risco de morte.

Na militância clandestina, ele descobriu e assumiu sua homossexualidade. De um lado, encontrava-se acossado pela violência de uma ditadura moralizante e LGBTfóbica; do outro, não era aceito por parte dos seus companheiros de guerrilha. Para muitos setores das esquerdas naquele momento, a homossexualidade era vista como um desvio pequeno-burguês, uma degeneração, uma fraqueza moral, um desbunde de minorias improdutivas, em suma, um “pequeno drama da humanidade” que dividiria a “luta maior”.

Herbert teve, então, que “esquecer sua homossexualidade” para “fazer a revolução”. Tanto se dedicou que seu rosto chegou a estampar os cartazes dos “subversivos” mais procurados pelo regime autoritário. No entanto, mesmo com o cerco crescente e o extermínio físico da luta armada, ele conseguiu escapar da prisão e das torturas, exilando-se em 1974 em Portugal e, depois, na França. No exterior, contraiu HIV e tornou-se, ao retornar ao Brasil como o último dos anistiados, um ativista fundamental pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e AIDS.

Morto em 1992, Herbert foi um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto setores de esquerda que reproduziam a heteronormatividade.

Foi o responsável também pela criação da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS, que estruturou o discurso em relação à epidemia, além de cunhar o conceito de “morte civil” - referindo-se à condição de pária em que a pessoa com HIV é colocada, uma espécie de morte social antes da morte física - mostrando que não se trata apenas de uma questão de saúde, mas também sexual, social, econômica e de direitos humanos.

“Ele trouxe ideias revolucionárias para enfrentar a doença e o preconceito social, e elas ainda são válidas até hoje, como a ideia de solidariedade no combate à epidemia”, afirma o historiador e brasilianista norte-americano James Green, que lançou uma biografia de Daniel em 2018 (Revolucionário e Gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel). “Ele era muito corajoso, foi uma das primeiras pessoas conhecidas a assumir ser gay e soropositivo.”

A biografia escrita por Green é a grande fonte de inspiração para a dramaturgia de Codinome Daniel.

Ficha Técnica

Dramaturgia e Letras: Zé Henrique de Paula

Música original: Fernanda Maia

Direção: Zé Henrique de Paula

Direção musical: Fernanda Maia

Elenco: Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

Assistência de direção musical: Guilherme Gila

Assistência de direção: Rodrigo Caetano

Cenografia: César Costa

Figurinos: Úga Agú e Zé Henrique de Paula

Iluminação: Fran Barros

Desenho de som: João Baracho

Preparação de elenco: Inês Aranha

Visagismo: Dhiego D'urso

Cenotécnica: Jhonatta Moura

Produção: Laura Sciulli

Assistência de produção: Cauã Stevaux

Fotos: Ale Catan

Design gráfico: Laerte Késsimos

Textos para programa: Isa Leite

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Redes sociais: 1812 Comunica

Estagiários: Mafê Alcântara (direção), Victor Lima (produção), Verena Lopez (som), Luis Henrique (luz), Pedro Bezerra (cenografia) e Jupiter Kohn (figurino)

Serviço

Codinome Daniel, do Núcleo Experimental

Temporada: 12 de janeiro a 4 de março de 2024

Sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h

Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Venda pelo site Sympla

Classificação: 12 anos

Duração: 120 minutos

Mais informações em @nucleoexp




Este projeto foi contemplado na 40a. edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

Centro Auditivo: Prefeitura entregou mais de 1.000 aparelhos auditivos em Petrolina

 

O Centro Auditivo de Petrolina é o equipamento responsável por diagnosticar a perda auditiva dos pacientes por meio de consultas especializadas e de exames específicos. Durante o atendimento, os pacientes são avaliados e os profissionais avaliam se há perda auditiva e qual o grau. Além disso, o espaço também desenvolve a reabilitação no processo de adaptação dos aparelhos.

Ao longo do ano, foram entregues 1.012 aparelhos auditivos, que são adquiridos através de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério da Saúde. Todos são entregues gratuitamente aos usuários. Na unidade também são ofertadas consultas médicas com otorrinolaringologista, são feitos exames de audiometria, há acompanhamento com fonoaudiólogo, é feito o teste da orelhinha para recém-nascidos e o público ainda conta com atendimento psicossocial. Ao longo de 2023, foram ofertados mais de 4 mil procedimentos, entre atendimentos e exames.

Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do bairro e passar por uma consulta. Caso tenha necessidade, o paciente será encaminhado para o Centro Auditivo, que fica localizado na rua Tobias Barreto, Centro, nº 245.


Imprensa Petrolina PE

Centro de Eventos Recife registra procura 67% maior em relação a 2022

 

Dados do IBGE e do Ministério do Trabalho e Previdência, em estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, mostram que entre janeiro e outubro de 2023 o setor de eventos teve um crescimento de 46,6%, comparado ao mesmo período do ano passado. Os números nacionais se refletem no recorte local.

O Centro de Eventos Recife, localizado no bairro da Imbiribeira, recebeu 125 eventos este ano, 67% a mais do que no ano anterior. Além disso, a soma de dias de locação somaram 232, enquanto em 2022 foram 155.

“No ano passado estávamos comemorando o aumento em comparação a 2021 e, agora, estamos celebrando em dobro. O mês de dezembro foi o mais movimentado do ano, com 23 eventos”, afirma Antônio Amorim, coordenador geral do Centro.

A maioria dos eventos teve um foco corporativo, sendo 60% das celebrações neste perfil, seguido de escolares (25%), congressos médicos (10%) e outros (5%). Ao longo do ano, o Centro de Eventos Recife recebeu 52.664 pessoas, sendo a média de público por evento de 227 participantes.

Sobre o Centro de Eventos

Localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, 4831, na Imbiribeira, o Centro de Eventos Recife fica a 1,5 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre e conta com um auditório principal, quatro mini auditórios, quatro salas moduláveis, foyer e espaço de apoio para buffets. O local pode receber 1.200 pessoas, sendo 540 no auditório principal, 260 nas salas existentes e mais 400 nas novas salas moduláveis.

Veja dicas para não cair em golpes virtuais!

 

É muito comum conhecer alguém que caiu em um golpe virtual, ou já ter sido vítima de um crime como esse. De acordo com o Relatório de Cibersegurança de 2022, produzido pelo Threat X, o Brasil está na 5ª posição no ranking de países que mais sofrem ataques cibernéticos, com 9,1 milhões de ocorrências apenas no 1º semestre no ano passado.

Segundo o coordenador dos cursos de graduação em Tecnologia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), David de Oliveira Lemes, não há um “perfil” de vítima para esses crimes, mas algumas pessoas são mais propensas a cair nesses golpes:

– Pessoas que não têm conhecimento sobre segurança digital, não sabendo como identificar e evitar golpes virtuais;

– Pessoas que estão ansiosas ou estressadas, sendo mais propensas a tomar decisões precipitadas e a cair em golpes;

– Pessoas que estão em busca de oportunidades: essas pessoas são mais propensas a acreditar em ofertas que parecem muito boas para serem verdade.


GOLPES MAIS COMUNS

O professor da FECAP listou os golpes virtuais mais comuns:

Phishing: o golpista envia uma mensagem ou e-mail falso, se passando por uma empresa ou órgão legítimo, para tentar obter dados pessoais ou financeiros da vítima.

Clonagem do WhatsApp: o golpista consegue acesso ao número de telefone da vítima e, então, cria um perfil falso no WhatsApp com o nome e foto da vítima. A partir daí, o golpista entra em contato com os contatos da vítima, se passando por ela, para pedir dinheiro ou informações pessoais.

Golpe do leilão falso: o golpista cria um anúncio falso de um produto ou serviço em um site de leilão, como Mercado Livre ou OLX. O anúncio é feito com um preço muito abaixo do valor de mercado, para atrair a atenção dos compradores. Quando alguém entra em contato para comprar o produto ou serviço, o golpista pede um depósito antecipado, que nunca é enviado.

Golpe do falso pagamento: o golpista se passa por um vendedor ou comprador e envia um comprovante de pagamento falso para a vítima. O comprovante é geralmente bem-feito e pode enganar até mesmo pessoas experientes. Quando a vítima acredita que o pagamento foi feito, ela envia o produto ou serviço para o golpista, que nunca o recebe.

Golpe do falso empréstimo: o golpista se passa por um banco ou financeira e oferece um empréstimo com juros e condições muito atraentes. Quando a vítima aceita o empréstimo, ela precisa enviar documentos pessoais e financeiros para o golpista. O golpista então usa essas informações para cometer fraudes ou estelionato.

CUIDADOS PARA NÃO CAIR EM GOLPES

– Seja desconfiado de mensagens ou e-mails que solicitem informações pessoais ou financeiras: nunca informe seus dados pessoais ou financeiros para alguém que você não conhece;

– Cuidado com links e anexos em mensagens ou e-mails: esses links e anexos podem conter malware, que pode infectar seu computador ou celular;

– Atualize seus softwares e antivírus: as atualizações geralmente incluem correções de segurança que podem proteger seu computador ou celular de malware;

– Seja cauteloso ao fazer compras online: pesquise o site da empresa antes de fazer uma compra e verifique se o site é seguro;

– Não compartilhe informações pessoais nas redes sociais: evite compartilhar informações pessoais, como seu endereço, telefone ou número de cartão de crédito, nas redes sociais.

Segundo Lemes, o número de golpes poderia diminuir com a realização de campanhas de educação e conscientização sobre segurança digital e os riscos de golpes virtuais; a criação de leis que punam e desencorajam os autores desses crimes; e o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança para proteger vítimas.

“Além dos cuidados mencionados, é importante também manter seu computador ou celular atualizado com as últimas versões do sistema operacional e dos softwares instalados. Isso ajuda a proteger seu dispositivo de vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos”.

Outro cuidado apontado pelo professor é ter um bom antivírus instalado e atualizado. O antivírus pode ajudar a proteger seu computador ou celular de malware, que pode ser usado para roubar suas informações pessoais ou financeiras.

“E nunca se esqueça ter um backup de seus dados importantes. Isso ajudará a recuperar seus dados caso seu computador ou celular seja roubado ou infectado por malware. Eu, por exemplo, tenho duas nuvens e um HD externo onde todos os backups são feitos automaticamente”, finaliza o docente.


Imprensa Fecap

Onda de calor leva fabricantes de sorvete a investirem em processos mais eficientes e sustentáveis

 


Com a onda de calor que está atingindo o Brasil nos últimos meses, as vendas de sorvetes apresentaram um incremento de 30%, em comparação com o inverno deste ano, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). A previsão é de que o aumento das vendas seja uma tendência para esta primavera e que registre maiores patamares no verão. No Brasil, o consumo é seguido por Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). Foi registrado um volume de negócios anual em torno de 14 bilhões de reais, além de 300 mil empregos, entre diretos e indiretos.





Diante de tanto consumo, clientes mais exigentes estão optando por produtos — e inclusive os sorvetes ­­— fabricados por meio de processos que preservem o meio ambiente, com redução do uso de energia. “Alinhados a esse anseio, os fabricantes de máquinas de sorvete estão buscando meios que reduzam o excesso de consumo de energia, pois, gradativamente, contribuem para o esgotamento dos recursos naturais. Para evitar o desperdício, as indústrias estão utilizando motores elétricos eficientes, com rendimento IR3 (Rendimento Premium) e motores com carcaça de alumínio, que melhora a dissipação de calor e reduz o peso do motor para o equipamento”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos.



A indústria alimentar como um todo tem também investido em inovações e tecnologia — como em equipamentos modernos e eficientes —, com o objetivo de facilitar o processo de produção, agilizando procedimentos e reduzindo esforços. Com equipamentos modernos e eficientes, cria-se uma oportunidade ao empreendedor, que pode oferecer mais opções ao cliente antenado com a sustentabilidade. “Por isso há empresas do ramo de sorvetes que substituíram a transmissão mecânica por um sistema eletrônico (motor + inversor), o que deixa o equipamento mais eficiente”, destaca Menezes. Assim, a indústria alimentícia tem apostado em inovações tecnológicas para agilizar a produção de maneira que não degrade o meio ambiente.



IOFV recebe atestado de qualidade da Organização Nacional de Acreditação

 

O Instituto de Olhos Fernando Ventura, referência no atendimento oftalmológico e urgência, teve a qualidade dos serviços oferecidos reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Após avaliação do órgão, que é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde, o IOFV conquistou a acreditação, que avalia e atesta competências técnicas e de conformidade.

A ONA reconhece instituições que investem em soluções inovadoras e certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco principal na segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais, reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (Isqua, na sigla em inglês). É ainda parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de cem países.

“O IOFV acaba de ganhar a mais importante certificação de qualidade do país. Certeza de um trabalho sério e ético, focado na segurança e cuidado aos nossos pacientes. Agradeço a cada um dos nossos colaboradores pelo excelente trabalho diário para termos um atendimento olho no olho e manter o padrão IOFV sempre”, disse Alexandre Ventura, diretor do IOFV.

Na avaliação, o Instituto de Olhos Fernando Ventura passou por criteriosos processos no estabelecimento em requisitos de segurança, além da revisão de procedimentos, fluxos e estrutura. “Por isso, obter um atestado de qualidade, como a ONA acreditação, é importante, pois gera confiança e comprova a eficiência dos serviços. Os pacientes atendidos na unidade têm a garantia de uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua”, completa Catarina Ventura, também diretora do IOFV.

Método

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

IOFV

Com 47 anos de história na medicina oftalmológica, Fernando Ventura fundou o IOFV, em 2015, na companhia de dois filhos, Alexandre e Catarina Ventura, e do genro, Carlos Gustavo Gonçalves de Lima, todos também oftalmologistas.

Além da sua matriz, localizada no bairro do Derby, que funciona com atendimentos 24 horas, a instituição possui outras quatro unidades. Elas estão localizadas nas cidades do Recife (Casa Forte e Boa Viagem), Olinda (Casa Caiada) e Jaboatão dos Guararapes (Piedade).

Novo Atacarejo: compras de última hora, Natal e Ano

 

Tradicionalmente, o movimento de bares e restaurantes aumenta no final do ano. Justamente por conta das inúmeras confraternizações, encontros e ainda a chegada de turistas ao Estado. É quanto muita gente também aproveita o período para fazer uma renda extra com a elaboração de ceia natalina, refeições, cardápios especiais e guloseimas. A ideia desses empreendedores é preparar pratos por encomenda e atender também a confraternizações e momentos familiares e com amigos.

Para facilitar a compra e orçamento de pequenos negócios, de empreendedores na área da alimentação e de famílias, a rede nordestina Novo Atacarejo ampliou o horário de atendimento e também reforçou o estoque de itens para os festejos de final de ano. São produtos nacionais, regionais e importados para abastecer as 27 lojas da rede no Estado, do litoral ao Sertão.

A variedade envolve itens como mercearia, bebidas, bazar, carnes, frios e frutas secas como ameixa, nozes, amendoim, amêndoas. Só com queijo do reino, o item com maior volume, a quantidade comprada para este ano foi 15% maior que em 2022. Outro destaque foi o panetone, que teve crescimento no estoque em 40%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Pronto

Todas as padarias das lojas também entraram no clima natalino e estão produzindo diariamente bolos, pães recheados e salgados. Também é possível pedir por encomenda. Há ainda combos nas lojas como a compra de ave natalina e a pessoa levar incluída uma lasanha pronta congelada. Outra opção ao consumidor é parcelar, em até três vezes sem juros, no Novocard, a compra de aves natalinas, panetones e queijo do reino.

Bazar

Na área do bazar, é possível encontrar pratos, copos, talheres e demais itens para servir e conservar as refeições. Além de recipientes térmicos para armazenar bebidas como cooler e isopor. Itens do bazar estão sendo parcelados em até dez vezes, sem juros, além de eletro, produtos automotivos e utilidades do lar.

Funcionamento no final do ano

Todas as lojas do Novo Atacarejo funcionarão em horário especial neste final do ano. Quinta (21), sexta (22) e sábado (23), as lojas abrirão uma hora mais cedo e fecharão uma hora mais tarde. Já na véspera de Natal (24/12) e do Ano Novo (31/12), as unidades estarão abertas das 7h às 18h. E no dia de Natal (25/12) e no Ano Novo (01/01), as lojas da rede nordestina estarão fechadas, só retornando a operação no dia seguinte.

Mesmo com juros menores do consignado, aposentados e pensionistas devem fazer pesquisa nos bancos

 

Já está valendo o novo teto de juros do consignado do INSS, que foi reduzido para 1,80% ao mês, na modalidade empréstimo, pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no último dia 4 (e entrou em vigor na última quarta, dia 13). Essa é a taxa máxima de juros que pode ser cobrada em empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, além de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Mesmo com essa redução, pesquisar antes de fazer uma contratação ainda é o melhor negócio a ser feito.

A advogada Luciana Carvalho (foto), do escritório Elizeu Leite Advocacia, orienta para que ninguém deixe de lado a boa e velha pesquisa de preço. “O aposentado ou pensionista que decida fazer uma contratação em qualquer uma dessas modalidades, a melhor orientação é, antes de tudo, fazer cotação com os bancos, para ver qual a taxa que está sendo oferecida por eles. A taxa de juros máxima agora é 1,80%, na modalidade empréstimo, mas o banco pode operar com taxas um pouco menores que isso. Mas só fazendo uma pesquisa que a pessoa vai descobrir se algum banco tem uma taxa mais atrativa”, afirma. Isso porque os bancos ou instituições financeiras que operam as linhas de consignado podem cobrar taxas menores do que o teto, mas nunca maior.

Antes dessa última reunião do CNPS, esse teto (com desconto em folha de pagamento) era de 1,84%, na modalidade empréstimo. Foi a terceira redução aprovada este ano. Já para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,73% para 2,67%, também ao mês. Ao entrar em vigor, bancos e instituições financeiras ficam proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores a esses novos tetos.

De acordo com a advogada Luciana Carvalho, a queda da taxa básica da economia, a Selic – hoje em 12,25% ao ano - colaborou para essa redução do teto de juros do consignado. “Essa redução está acontecendo em virtude da queda da taxa Selic, então esse novo teto está acompanhando”, comenta.

O empréstimo consignado é um crédito controlado pela Previdência, pois sua principal característica é que o pagamento é feito com desconto automático do benefício do INSS. O segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e outros 5% para o cartão de benefício (criado em 2022).

Dicas para quem vai fazer empréstimo:

- Cuidado com seus dados pessoais: Jamais forneça dados pessoais, senhas ou número de cartões por ligações, WhatsApp ou mensagens.

- Faça uma pesquisa de preço e simulações antes de contratar: os bancos não podem ultrapassar o teto permitido, mas podem oferecer taxas ainda mais atrativas, ou seja, menores. Se você precisa de parcelas menores e mais tempo, é bom ficar de olho nas taxas de juros.

- Analise as condições do contrato: É Importante demais ler todo o contrato para entender prazos, como será feito o pagamento, as condições de pagamento, o custo efetivo total e eventuais multas.

- Verifique os juros e o valor das parcelas: ao entender como será feito o pagamento, você saberá quanto vai custar cada parcela e como é o cálculo dos juros, para saber o valor que será pago no final de tudo.

- Contrate apenas o que você precisa: Quanto maior o volume solicitado, mais juros você vai pagar. Se busca crédito para pagar uma dívida, por exemplo, o mais recomendado é pegar apenas o valor necessário.

Cantata Natalina alegra o Sítio Histórico de Olinda

 

Olinda, cidade histórica conhecida pelo Carnaval, receberá uma linda festa natalina. Marcada para a próxima quinta-feira (21), a partir das 18h, a Cantata de Natal ocorrerá em frente à sede da Prefeitura, Palácio dos Governadores, localizado na Rua de São Bento, 123 - Varadouro, Olinda.

A programação diversificada promete encantar públicos de todas as idades, transformando o coração da cidade em um palco de magia e celebração. A abertura da noite será com a cantora Adriele Silva. Em seguida, será a vez dos estudantes do 2° Ano da Escola Municipal em Tempo Integral Dom João Crisóstomo.

O evento também contará com a chegada do Papai Noel.

Confira a programação completa:
18h - Adriele Silva;
18h30 - Cantata dos estudantes do 2° Ano da Escola Municipal em Tempo Integral Dom João Crisóstomo;
19h - Pastoril Luz do Amanhecer;
19h30 - Banda Sinfônica do CEMO;
19h20 - Chegada do Papai Noel.


Imprensa Olinda

No ano em que atinge R$ 3 bilhões em faturamento, Cimed anuncia aquisição no segmento de lenços umedecidos mirando mercado de higiene infantil

 

No ano em que atinge o recorde histórico de R$ 3 bilhões em faturamento, a Cimed, terceira maior indústria farmacêutica do Brasil em volume de vendas, anuncia a aquisição da R2M, empresa catarinense de produtos para higiene e cuidado pessoal. Com a movimentação, a empresa dá um passo estratégico para expandir sua atuação na categoria de consumo, de olho no mercado de higiene infantil.

A R2M é hoje a terceira maior empresa do segmento de lenços umedecidos do Brasil, com duas plantas fabris - uma em Chapecó, Santa Catarina, e outra em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. A companhia, responsável pelas marcas Bebê Limpinho e Snow Baby, vende aproximadamente 7 milhões de unidades dos produtos por ano, em um mercado que movimenta cerca de R$ 1 bilhão no Brasil, de acordo com IQVIA.

Hoje, a Cimed atua no segmento de pomadas infantis para assaduras com a marca Baby Med e com a aquisição aumentará seu mercado participativo. Para 2024, a farmacêutica projeta um faturamento de R$ 4 bilhões.

“O segmento infantil é um mercado imenso no Brasil, liderado pelas categorias de fraldas, leite e lenços umedecidos. Nós já atuamos no nicho de higiene infantil com pomadas para assaduras de bebês. Vamos dobrar esse volume com a incorporação da R2M”, explica João Adibe, CEO da Cimed.

A Cimed já realizou algumas aquisições ao longo de sua história, sendo as últimas a gráfica Petropolitana, que foi totalmente incorporada à operação, e a Indústria Tec Color, de produtos cosméticos.

A Cimed tem mais de 600 produtos no catálogo e distribuição nacional para mais de 70 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 98% das farmácias brasileiras. A companhia tem em seu portfólio produtos nas categorias de medicamentos (genéricos e isentos de prescrição médica - MIP), nutrição (vitaminas), além de higiene e beleza.

A farmacêutica é reconhecida por suas marcas líderes de mercado, como o Cimegripe, o antigripal mais vendido no Brasil, além de antialérgicos como o Loratamed, além do Nevralgex, uma das principais marcas para inflamação e dor do mercado. Na área de consumo, a empresa é dona das marcas K-MED, lubrificante íntimo líder de mercado, Dermafeme, sabonete íntimo, Xô Inseto, repelente e Carmed, hidratante labial mais vendido do Brasil.

Sobre a CIMED

A Cimed é a terceira maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 45 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol.

Juntos pela Segurança: abertura de 4.019 vagas em concursos em 2023 permite plano de reestruturação das forças policiais de Pernambuco

 

Primeiro ano do governo Raquel Lyra, 2023 ficará marcado pelo início do processo de reestruturação das forças policiais de Pernambuco. Para reforçar e aprimorar as ações de segurança pública no Estado, cujo objetivo principal é a redução dos índices de violência, a atual gestão investiu na abertura de concursos públicos para a área. Ao todo, foram abertas 4.019 vagas, sendo 2.700 para a Polícia Militar (2.400 para praça e 300 para oficial), 660 para o Corpo de Bombeiros (600 para praça e 60 para oficial), 445 para a Polícia Civil e 214 para a Polícia Científica. Os processos de contratação das bancas organizadores já estão em execução e as provas acontecerão no primeiro trimestre do próximo ano.

“O Juntos pela Segurança conta com grande investimento para conseguir um objetivo: garantir ao cidadão pernambucano o direito de ir e vir. E um dos pilares da política de segurança pública do Estado é a realização de concursos públicos. Assim, o trabalho ostensivo será intensificado, vidas serão salvas e o servidor poderá fazer um trabalho mais eficiente. No fim, todos ganham: as polícias, os servidores, a segurança pública e, principalmente, a população pernambucana”, afirma a governadora Raquel Lyra.

A abertura de concursos é apenas uma das estratégias do Juntos pela Segurança, política de segurança pública lançada este ano pelo Governo de Pernambuco com a meta de garantir a redução da criminalidade em 30% até o ano de 2026. O plano já tem garantido R$ 1 bilhão, sendo R$ 660 milhões apenas para investimentos e R$ 350 para contratação de novos policiais.

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a abertura de 4.019 vagas para concursos na área de segurança pública é um fator determinante para o cumprimento das diretrizes do Juntos pela Segurança. “A governadora tomou a decisão de abrir concurso para recompor os efetivos da PM,PC,BM e Polícia Científica e foi uma medida essencial para que as metas do Juntos pela Segurança sejam alcançadas. Isso aliado aos demais investimentos em obras, construções e aquisição de equipamentos fundamentais para o exercício da atividade policial”, acrescenta.

O anúncio das 214 vagas para a Polícia Científica foi feito no dia 6 de novembro. Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal.

Ainda em novembro, no dia 11, o Governo publicou o edital do concurso público para a Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado, com 3.300 vagas. As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2024 para os cargos do Corpo de Bombeiros Militar e no dia 28 de janeiro de 2024 para os cargos da Polícia Militar de Pernambuco. Elas serão feitas de forma regionalizada nas cidades de Recife, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. No município sertanejo, as provas serão apenas para os cargos de praça da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Já o concurso da Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. As provas deverão ser realizadas em fevereiro de 2024. O edital do certame tem previsão de ser publicado até o próximo dia 29.

Ainda no aspecto da segurança pública, para além da abertura de novos concursos, O Governo de Raquel Lyra nomeou, este ano, 411 policiais penais, número que representa mais que o dobro do previsto no concurso, realizado em 2021, com vistas à convocação de 200 profissionais.

Imprensa PE

Previdência privada é opção para diversificar investimentos e garantir aposentadoria

 

A previdência privada ainda é pouco disseminada entre os brasileiros, apesar de seus benefícios, aponta a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Segundo o órgão, houve aumento de 2,9%, ou seja, de R$77,4 bilhões, nessa modalidade de investimento no primeiro semestre deste ano, em comparação aos primeiros seis meses de 2022. Mas, até o último levantamento realizado, apenas 7,2% dos brasileiros possuíam investimento na previdência privada.

Ainda de acordo com o levantamento, o resultado revela que quase 11 milhões de brasileiros hoje acumulam R$1,3 trilhão em ativos, alta que corresponde a 14,1% sobre o primeiro semestre de 2022.

Para Larissa Amaral, Coordenadora de Serviços Compartilhados da Sicredi Expansão, alguns fatores interferem para que a população brasileira ainda não tenha o hábito de investir na previdência privada e um deles se trata da falta de informação sobre os benefícios dessa modalidade de investimento.

“Apesar dos benefícios, um dos fatores que contribuem para a baixa adesão é que a população não consegue reservar parte de sua renda para investir. Grande parte dos brasileiros não pensa no futuro. Devemos levar em consideração também o aumento do custo de vida e o desemprego. Outro fator bastante relevante é a falta de conhecimento do produto”, informa.

Larissa ainda destaca que o investimento na previdência privada possibilita uma diversificação na carteira do investidor, especialmente a longo prazo, e que amplia os rendimentos voltados ao futuro. “Você pode montar um plano de acordo com sua necessidade, de fácil contratação, e pode contar com benefício fiscal, a depender do plano escolhido. Essa modalidade ainda permite a sucessão patrimonial, sem a necessidade de inventário, e a portabilidade da reserva, caso deseje transferir para outra seguradora”, explica.

Por fim, a coordenadora cita também a possibilidade de definir o valor desejado para a contribuição, idade de saída e o tipo de plano, entre Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Ambos contam com vantagens fiscais, permitindo dedução no imposto de renda para o PGBL ou tributação apenas sobre o rendimento, no caso do VGBL.

Sobre a Sicredi Expansão

A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Cuidados alimentares nas festas de fim de ano

 

Durante as festividades de fim de ano, é muito comum escorregar na dieta. A diversidade de pratos e bebidas oferecidas costuma ser um dos pontos altos das confraternizações e pode ser um grande desafio, principalmente para as pessoas que precisam de cuidados redobrados com a alimentação. Pacientes que estão em processo de emagrecimento, se submeteram a cirurgias bariátricas ou costumam sofrer com refluxo, por exemplo, precisam adequar sua rotina alimentar e manter a disciplina mesmo nesta época do ano.

“Perder peso é um processo longo e está ligado à escolha de ter uma vida mais saudável. Os excessos nas festas de fim de ano podem ser prejudiciais para o processo de emagrecimento e é necessário ter disciplina quanto à quantidade de calorias ingeridas. A intenção é que o paciente tenha uma vida plena sem se afastar do convívio familiar e de amigos. Por isso, é importante participar das comemorações, mas lembrar de fazer escolhas mais conscientes e compensar os excessos antes ou depois das festas”, explica o cirurgião bariátrico Sérvio Fidney.

O especialista destaca algumas práticas que podem auxiliar na hora de se alimentar nas confraternizações. A primeira é mastigar devagar, pois isso auxilia na saciedade, além de experimentar as pequenas porções dos alimentos para aproveitar a variedade de comidas sem exagerar. Para quem fez a bariátrica ou sofre com refluxo, comer devagar ajuda a evitar desconforto gástrico. Outras dicas dadas pelo médico são a inclusão de saladas no prato, a substituição de pratos doces por frutas e evitar o consumo de embutidos e industrializados, dando preferência a frutas, saladas e oleaginosas.

“O recomendado é evitar consumir bebidas alcoólicas, mas, caso consuma, dê preferência para as menos calóricas, como vinho tinto ou gin. Também é importante seguir uma dieta alimentar mais restritiva nos dias anteriores para balancear o consumo de calorias, além de fazer refeições mais leves após a festa, e ainda, não abandonar os exercícios físicos nos dias anteriores e depois da festividade. Lembre-se que fazer boas escolhas alimentares é algo construído e, com certeza, ninguém quer jogar fora todo o investimento e tempo de adaptação em reeducação alimentar de um ano inteiro por causa de festas de fim de ano. É possível celebrar as conquistas com os amigos e familiares, mantendo a disciplina, evitando exageros, controlando as calorias e fazendo substituições saudáveis”, completa o cirurgião bariátrico Sérvio Fidney.

Sérvio Fidney é médico cirurgião formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em cirurgia bariátrica, cirurgia geral, do aparelho digestivo e cirurgia videolaparoscópica. Possui mestrado em cirurgia e residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital das Clínicas - UFPE. É membro da Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica desde 2015 e preceptor da residência médica em Cirurgia desde 2011. É chefe do serviço de Cirurgia Geral e Bariátrica do Hospital Agamenon Magalhães (SUS-PE) e cirurgião da equipe do Real Hospital Português e do Hospital Memorial São José.

Instagram: @drserviofidney

Petrolina: Descarte de lixo em locais inapropriados aumenta o risco de alagamento nas comunidades

 

As equipes da Prefeitura de Petrolina estão em campo para garantir que a população seja minimamente impactada com os possíveis transtornos gerados pela chegada das chuvas de final de ano. Pontos de alagamento ainda são uma realidade na cidade em virtude do terreno plano, sabendo disso, a gestão municipal está em processo de conclusão do Plano Diretor de Macrodrenagem para subsidiar projetos e recursos para obras visando resolver essas situações pontuais em áreas do município.

Entre as ações contínuas desenvolvidas para amenizar esse tipo de ocorrência, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) mantém equipes diariamente nas comunidades garantindo a limpeza de canais e locais de escoamento de água pluvial. A colabora dos moradores também é fundamental no sentido de não descartar lixo dentro dos canais ou em locais inapropriados.

Nesta quarta-feira (20), as equipes da Operação Drenagem visitaram algumas comunidades e flagraram objetos de grande porte e até moveis dentro dos canais dos bairros Jardim São Paulo, Quati e da Cohab VI. O descarte incorreto de lixo é, sem dúvidas, um dos maiores agravantes dos problemas de alagamentos em algumas áreas de risco da cidade. A prática, ainda recorrente, no município prejudica diretamente no escoamento das águas pluviais e provoca inúmeros transtornos à população.

Imprensa Petrolina PE

Neoenergia e os cuidados com os aparelhos elétricos durante as chuvas

 

Com a finalidade de atender com maior brevidade as ocorrências registradas devido às chuvas que afetam vários os municípios do Sertão do Estado, a Neoenergia Pernambuco triplicou o número de equipes em campo atuando em toda a região. O Centro de Operações Integradas também recebeu um acréscimo de 100% no número de pessoas em regime de plantão. Os técnicos da concessionária seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas.

É importante ressaltar que, mesmo com o triplo de equipes nas ruas e em toda a área rural, a dificuldade de acesso às ocorrências tem impactado diretamente o tempo de espera dos clientes pelo atendimento. Em vários locais, os veículos e caminhões não conseguem passar devido aos alagamentos e às estradas com muita lama.

A Neoenergia Pernambuco solicita que os clientes informem possíveis ocorrências pelo WhatsApp (81) 3217.6990 ou pela central de atendimento, por meio do número 116.

É importante que o cliente informe o número de sua conta contrato, independente da forma de contato com a concessionária, para facilitar o atendimento da ocorrência. As solicitações também poderão ser feitas pela agência virtual, na página de serviços do site, e pelo aplicativo Neoenergia Pernambuco, disponível para Android e IOS.

DICAS DE SEGURANÇA

- Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;

- Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

- Evite o contato caso as paredes da casa/edificação estejam úmidas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, elas são potenciais fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos;

- Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;

- Procure não ficar sob as árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão ou canos, sobretudo se a casa estiver em campo aberto;

- Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;

- Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

- Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Neoenergia pela central gratuita 116.

Imprensa Neoenergia PE

Detran-PE abre novas vagas para exames práticos de direção no Recife

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) vai disponibilizar 1 mil novas vagas para exames práticos de direção veicular para o pátio do Recife. As vagas serão para os próximos sábados, dias 23 e 30, e os agendamentos podem ser feitos diretamente pelo candidato no site do órgão (www.detran.pe.gov.br) ou por meio das autoescolas. As vagas para o dia 23, serão liberadas nesta quinta-feira (21), às 10 horas. Já para o dia 30, o agendamento estará aberto na quinta-feira (dia 28), conforme informações da Gerência de Habilitação de Condutores do Detran-PE. Nos dois dias, as provas serão realizadas pela manhã e à tarde.

Caso o candidato esteja fazendo o primeiro exame para a primeira habilitação, o processo é realizado por meio da autoescola a que ele esteja vinculado. Se for uma segunda tentativa, quando o candidato já prestou o exame antes, mas não conseguiu êxito, ele pode agendar diretamente no site. Para isso, é preciso ter cadastro no Gov.br.

O Detran-PE informa que os prazos, prorrogações, validades e ou definições relacionadas aos sistemas de trânsito, são deliberadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de resoluções, ou seja, não dependem do órgão estadual.

A abertura de novas vagas ocorre para suprir a demanda de final do ano. Com essa finalidade, o órgão já criou anteriormente outras 1 mil vagas, destinadas aos domingos, dias 10 e 17 deste mês. Além disso, manteve de forma extraordinária as manhãs dos sábados e incluiu o turno da tarde nesses dias. A medida também foi adotada em cidades do Interior, como Vitória de Santo Antão, Palmares, Afogados da Ingazeira, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Serra Talhada, Timbaúba, Belo Jardim, Araripina, Ouricuri, Arcoverde e Surubim, e provas extraordinárias em Limoeiro e Caruaru.

Imprensa Detran PE

Em Paulista, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas realizam cantata de Natal

 

Nesta quarta-feira (20/12) a secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) Eliane Maria José Aguiar, realizou uma confraternização de Natal com a equipe e os usuários, com direito a uma cantata para todos. No local, também ocorreram alguns jogos como o bingo, além de sorteios e prêmios.

"Poder fazer essa festividade é muito importante e gratificante, pois grande parte dessas pessoas não têm essa oportunidade de estar com a família, e grande parte estão em situação de rua. Quando decidimos fazer essa comemoração tínhamos em mente trazer uma reflexão sobre o exemplo de vida de Jesus Cristo, em sua caminhada de amor e fraternidade. Então, em especial, no dia de hoje, ficamos muito contentes em ver a evolução de cada um aqui, e poder ver eles sorrindo, cantando e brincando uns com os outros", destacou o educador social Agnaldo Felipe.

Para finalizar, foi feita uma ceia de Natal, juntamente com uma mensagem de força, fé, companheirismo, superação e alegria.

Imprensa Paulista PE

Procon Recife constata variação de mais de 300% no preço de produtos da ceia de Natal e da cesta básica

 

O recifense deve ficar atento nas compras de final de ano. Pesquisa de preço realizada pelo Procon Recife identificou variação de até 303,84% nos valores de produtos da ceia de Natal e da cesta básica. No total, foram observados 227 itens. A ação, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de dezembro, visitou supermercados das Zonas Sul e Norte, além de estabelecimentos comerciais localizados no Ceasa. Em relação à ceia de Natal, dentre os produtos examinados, estão queijo do reino, panetone, espumante, sidra, refrigerante chester, peru, bacalhau, azeite, farofa pronta, frutas secas e em caldas, e ainda uva passa. Essa última apresentou a maior variação - 303,84%. A castanha vem em seguida, com 234,16%. Já na cesta básica, nos conjuntos contendo de 19 a 22 itens e o de 31 a 35 itens - este último com até 5 kg, foram identificadas variações de 180% e 110%, respectivamente.
“O Procon Recife está atento. Os esforços são voltados para orientar o consumidor a fazer a melhor escolha do local das compras e do produto. É importante não agir por impulso, tendo em vista que o consumo consciente é sempre o melhor caminho a ser seguido. Se a pessoa perceber algum tipo de abuso, estamos prontos para receber as denúncias e fiscalizar”, ressaltou o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, André Azevedo.ORIENTAÇÃO - O Procon Recife dá dicas para as compras de Natal aos consumidores. A primeira orientação é a população pensar bem antes de fazer as compras e parcelar os preços; comparar os valores à vista e a prazo; exigir sempre a nota fiscal; pesquisar os preços em diferentes lojas; e conferir a pesquisa elaborada pelo órgão de defesa ao consumidor, disponível no link: https://procon.recife.pe.gov.br/pesquisa-de-preco/preco-de-produtos-da-ceia-de-natal-e-da-cesta-basica-variam-em-mais-de-300/.ATENDIMENTO - Presencialmente, o recifense pode comparecer à sede do Procon Recife, situada na Rua do Imperador, 491, e às unidades do Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Hélder, no Coque), das 8h às 13h. Reclamação e denúncia também podem ser registradas pelo Whatsapp (81) 3355.3286, site www.procon.recife.pe.gov.br ou e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.
Imprensa Procon Recife

Em Tuparetama, governadora Raquel Lyra inaugura sistemas de abastecimento que levam água encanada para famílias da Zona Rural

 

Encerrando os compromissos no Sertão do Pajeú, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quarta-feira (20), dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SAA) nas comunidades RURAIS de Carnaúba dos Nunes e Nova Cacimbinha, em Tuparetama. A gestora também assinou ordem de serviço para construção de um novo SAA, no município de Iguaracy. Juntas, as três obras somam investimentos de R$ 4,4 milhões e vão beneficiar cerca de 400 famílias que há décadas não recebiam água encanada. A vice-governadora, Priscila Krause, acompanhou a agenda.

“Fazer a mudança de Pernambuco é também trazer água para as torneiras do nosso povo, sobretudo, de quem vive na zona rural. Esse é um compromisso do nosso Governo que hoje se torna realidade no Sertão do Pajeú. Aqui, nós entregamos sistemas simplificados de abastecimento que garantem autonomia e mais qualidade de vida tão sonhada por tantos anos e nunca foram entregues”, enfatizou a governadora.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, uma das premissas da gestão Raquel Lyra é fazer com que a população rural tenha acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário. “Com as entregas de hoje, estamos com sentimento de dever cumprido, mas com a expectativa de que ainda tem muito para ser feito”, acrescentou o titular da pasta.

O primeiro sistema, em Carnaúba dos Nunes, possui adutora de água bruta por gravidade, com extensão de 3,1 mil metros, estação de tratamento com um reservatório apoiado, com capacidade de 10m³, um reservatório elevado, com capacidade de 24m³ e rede de distribuição com 8,8 metros de extensão. O investimento é de mais de R$ 1,3 milhão.

Já em Nova Cacimbinha, o sistema possui 499 metros de adutora, uma Estação de Tratamento de Água com uma câmara de carga, um filtro de fluxo ascendente, um reservatório apoiado de 10m³ e um reservatório elevado de 17m³. Para este sistema, foi projetada uma rede de distribuição com extensão de 6,9 metros, favorecendo a implantação de 78 ligações residenciais com hidrômetro. Este sistema recebeu aportes de R$ 889 mil.

Morador de Tuparetama, Jailson Alves da Cruz, de 48 anos, falou sobre a emoção em receber água na torneira de casa. “Aqui era complicado, porque dependíamos de carro-pipa ou no tempo em que Deus mandava chuva. Agora vai ser uma alegria para nós. É qualidade de vida e melhora para a família”, agradeceu.

O prefeito de Tuparetama, Domingos Sávio, também esteve presente. “Entregar água para a população é uma das coisas mais importantes para o Sertão do Pajeú. Estamos muito gratos com este grande feito na comunidade. Água é vida”, concluiu.

A implantação do novo SAA em Iguaracy, vai contemplar comunidades de Juá, Aroeira de Cima, Aroeira de Baixo e Bom Nome. O projeto conta com a implantação de adutora, estação de tratamento de água, reservatórios e rede de distribuição que irá alimentar 207 ligações, atendendo 100% destas quatro comunidades. O projeto beneficiará 207 famílias, totalizando 828 pessoas. Este investimento será de R$ 2,2 milhões.

EDUCAÇÃO - Durante a ida ao município de Tuparetama, a governadora visitou as obras da Escola em Tempo Integral (ETI) Regina Celi Torres. Todo o mobiliário e os equipamentos dessa unidade de ensino municipal estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado.

Estiveram presentes nas agendas o secretário da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o executivo da Casa Civil, Rubens Júnior; o assessor da governadora, José Pereira; a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; os prefeitos Zeinha Torres (Iguaracy), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira) e Anchieta Patriota (Carnaíba) e Evandro Valadares (São José do Egito), além de vereadores e lideranças da região.

Imprensa PE

Baile do Menino Deus chega à 20ª edição gratuita no Marco Zero

 

O ano de 2023 é de comemoração para o “Baile do Menino Deus”, nascido em 1983 a partir do desejo de dos amigos Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antonio Madureira de ver surgir um auto de Natal entremeado pelas tradições universais e regionais, sem reproduzir o formato importado de celebração repleto de elementos inexistentes no clima tropical. São quatro décadas da versão com sotaque brasileiro para uma das histórias mais contadas do mundo - com a celebração da 20ª edição desde a estreia no grandioso palco do Marco Zero, com acesso gratuito.

Dirigido pelo renomado escritor Ronaldo Correia de Brito, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura pelo romance “Galileia”, com direção de produção de Carla Valença, da Relicário Produções, o auto de Natal será encenado nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h, com expectativa de atrair mais de 75 mil pessoas. No terceiro dia, será transmitido ao vivo através do YouTube. Neste ano, o Baile escala como José um ator indígena pela primeira vez. No papel de Maria, está uma atriz negra.

Caique Ferraz é do grupo fulni-ô, aldeado em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, um dos únicos do país a conservar o idioma nativo. Nascido em Flores, no Sertão, ele vive com a família e participa ativamente de rituais secretos e sagrados promovidos pela população originária. Integra o grupo de teatro Resta1 e fez participação recente na série Cangaço Novo (Prime Video). A pernambucana Laís Senna é uma atriz, cantora e compositora negra com trânsito e reconhecimento em manifestações artísticas do Litoral ao Sertão do Estado.

“A dramaturgia do espetáculo toca o coração das pessoas. Há uma casa que precisa ser achada e uma porta a ser aberta. São símbolos importantes para homens, mulheres, jovens e crianças. Precisamos fazer essa passagem e o espetáculo gira em torno disso. As músicas são de tradição antiga, melodias que todos memorizam facilmente, porque parecem conhecer desde sempre”, opina Ronaldo.

O espetáculo é costurado entre a tradição religiosa milenar do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, e características incorporadas de folguedos e brincadeiras populares, como o ritual de abertura da porta do reisado. A plateia acompanha a saga por essa porta, onde moram os pais do menino, em busca de autorização para celebrar o nascimento dele.

A saga ocorre sob música e dança, conduzida por dois Mateus, interpretados há 20 edições por Arilson Lopes e Sóstenes Vidal - que atualmente contam com os suplentes Daniel Barros e Paulo de Pontes. Pastoris, presépios, lapinhas, cantigas e danças tradicionais se encontram com passos de frevo, maracatu, cavalo marinho, boi para bordar uma versão extremamente brasileira da história universal.

NOVIDADES

O cantor Almério, sensação da música pernambucana, é novidade entre os cantores. Outra mudança, cênica, é a ampliação de uma passagem para celebrar os Reis Magos, com participação inédita e especial do Maestro Forró e ocupação do palco por 63 artistas - o maior número simultâneo desde a estreia da montagem. Terá também figurino afrofuturista e os bailarinos de Okado do Canal, com hip hop e break, e o percussionista Luan Rian, de apenas 10 anos.

Como numa orquestra popular, os ensaios são divididos por grupos (atores, bailarinos, coro infantil, coro adulto, orquestra e cantores), que se unem ao fim para cerzir essa colcha cultural. Silvério Pessoa, Carlos Filho, Elon, Surama Ramos, Cláudia Rabeca, Isadora Melo, Sarah Leandro, Cláudio Rabeca, Sue Ramos, Lucas dos Prazeres e Carlos Ferreira são os cantores escalados. A orquestra é formada por Alexandre Rodrigues, Aristide Rosa, Emerson Coelho, Henrique Albino, Jerimum de Olinda, João Pimenta, José Emerson, Karol Maciel e Laila Campelo, sob regência de Rafael Marques.

Entremezes são inseridos a cada ano, a partir da vivência do criador, de inspirações externas ou mesmo de questões importantes para a sociedade. “Por exemplo, surgem questões urgentes sobre indígenas, religiões de matriz africana e aí nós criamos cenas novas, trazemos essas urgências ao palco”, explica Ronaldo. As 12 músicas originais foram estendidas para cerca de 30 na versão atual. Algumas chegam para ficar, outras são temporárias e logo dão vez a outras composições.

O Baile se mantém vivo pela relevância do tema, pela íntima relação com a nossa cultura e pela constante busca pelo diálogo com o público, sobretudo com os mais jovens. “É importante salientar que a única pessoa velha no Baile sou eu”, brinca o diretor. À encenação no palco do Marco Zero, já foram convidados o grupo Bongar, da Nação Xambá, e vários artistas da cena local, em um intencional e regular rodízio de atores.

O “Baile do Menino Deus” sempre muda, esse é um dos grandes mistérios para o sucesso da montagem. É cheio de vida sobre o palco, nos bastidores e na plateia, que acompanha fielmente desde as sessões disputadas no Teatro Valdemar de Oliveira até as temporadas cheias no Marco Zero, com público estimado em 75 mil atualmente.

SOCIAL

No clima de solidariedade, haverá um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para o programa Sesc Mesa Brasil. O volume arrecadado com a ação será destinado a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco.

HISTÓRIA

Tudo começou com um esboço de representação teatral idealizada por Francisco Assis Lima e enviada para Ronaldo. Junto com Antonio Madureira, eles o transformaram em nove composições musicais inspiradas em ritmos pernambucanos, nordestinos, brasileiros e ibéricos, germinadas entre cartas trocadas e algumas caras ligações telefônicas pelos parceiros, à época com 30 e poucos anos. Foram somadas a três clássicos do reisado (“Jaraguá”, “Burrinha” e “Boi”) e materializadas em um disco gravado na extinta Rozenblit e lançado pelo selo Eldorado em 1983.

Estreou no mesmo ano, para uma plateia lotada no Teatro Valdemar de Oliveira. Foram oito anos naquele tradicional palco, atualmente sem pauta e agonizante, com sinais de destruição do piso ao teto. De lá para cá, foi encenada em centenas de escolas, ruas, pátios, teatros, terreiros, ONGs, assentamentos, quilombos, comunidades indígenas. A disseminação foi impulsionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), através do qual cerca de 700 mil exemplares já foram impressos - e o Baile inspirou dezenas de montagens natalinas Brasil afora.

A primeira edição no Marco Zero foi em 2004, em arrojada iniciativa de levar o auto de Natal a palco a céu aberto, com acesso gratuito. “Tornar real o sonho de um Natal brasileiro para um público tão grande, ao ar livre, exige de nós o envolvimento de um ano inteiro. O convite de Ronaldo, há 20 anos, foi desafiador e instigante. Gosto das grandes causas! Tenho orgulho de ver o encanto nos olhos de cada criança, adulto ou idoso, a felicidade de quem vem de longe, quer ver mais de uma vez. É, também, um aprendizado anual, mesmo depois de tanto tempo de experiência, pois são muitos os desafios de trabalhar com arte neste país”, conta Carla Valença.

O projeto se avolumou em cenário, participantes, quantidade de músicas, público, impacto social e fãs. Já se somam algumas gerações entre os participantes e admiradores do “Baile do Menino Deus”, idealizado para as crianças brasileiras, mas capaz de emocionar pessoas de qualquer idade. O lançamento do filme, disponível no YouTube, catapultou o alcance, a partir de 2020, agora sem limitações geográficas.

APOIO

O Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é apresentado pela Prefeitura do Recife e pelo Itaú, com o patrocínio master do Grupo Parvi, da Sherwin-Williams, Uninassau, Copergás e Sesc-PE, com apoio do Governo de Pernambuco e realização da Relicário Produções Culturais e Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal

Quando: 23 a 25 de dezembro, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo, Recife)
Acesso gratuito | Classificação: Livre | Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Cadeirante, Audiodescrição e Intérprete em Libras
Transmissão ao vivo no dia 25 de dezembro, em https://youtube.com/BailedoMeninoDeus