sábado, 27 de março de 2021

Prefeitura começa a pagar o AME Carnaval do Recife na segunda-feira (29)

 

Na próxima segunda-feira (29), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, inicia o pagamento do AME Carnaval do Recife - Auxílio Municipal Emergencial, criado para ajudar uma das cadeias produtivas e criativas mais atingidas pela pandemia, que provocou o cancelamento dos festejos carnavalescos na capital pernambucana. Cada atração/agremiação habilitada terá direito a 50% do valor máximo unitário de cachê/subvenção, tendo por base o Carnaval de 2020, respeitando o teto máximo de R$ 10 mil.

“Nós entendemos que nesse momento crítico da pandemia, o momento mais desafiador desde o início dela, a gente precisa ter muita solidariedade e fazer a priorização daquilo que é efetivo. Todo o segmento da Cultura está sentindo muito a pandemia devido a não possibilidade de encontros, de shows, de festividades, e, por isso, a participação efetiva da Prefeitura neste momento é ainda mais relevante, então contem com a gente”, disse o prefeito João Campos.

Ao todo, cerca de 800 agremiações e atrações se habilitaram ao benefício: mais de 90% do universo previsto no cadastro final do auxílio. No caso das agremiações, quase 100% das que se encaixavam nos critérios solicitaram o auxílio e serão contempladas com o benefício, viabilizado pelo Projeto de Lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e transformado em Lei. O investimento da Prefeitura, com apoio da Ambev, é da ordem de R$ 4 milhões.

O AME Carnaval do Recife foi um dos primeiros resultados do Chama Cultura, movimento de diálogo com o segmento, iniciado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura do Recife, desde os primeiros dias de gestão. Até agora foram realizadas cerca de 40 reuniões, com coletivos e representações culturais, para intensificar o debate sobre a realidade atual e construir um plano de ações possíveis e necessárias, neste longo período marcado por fortes restrições impostas pela pandemia. A programação da prefeitura é concluir os pagamentos do AME Carnaval no final de abril.

“As inscrições do AME foram encerradas com mais de 90% de inscritos e habilitados a receber o Auxílio. O pagamento começa já na próxima segunda-feira como foi anunciado pelo prefeito João Campos. É um momento muito duro para a cultura, e de um modo geral, para a cidade e para todos, e para a cultura do Recife que tem enfrentado essa dificuldade dessa pandemia, com as restrições necessárias, mas que atingem muito fortemente o segmento cultural. O início desse pagamento é um alento, uma informação muito preciosa para todos os que fazem a cultura. Além disso, vamos iniciar também o pagamento dos cachês que estejam em aberto de ciclos já realizados. Ou seja, são duas ações que se somam como apoio ao segmento cultural na cidade do Recife", afirmou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Outra ação significativa também acontecerá em paralelo. Na mesma semana tem início um calendário de pagamentos relativos a cachês artísticos, de ciclos anteriores realizados, que ainda estejam em aberto. O objetivo é quitar estes valores com todos os que aguardam pagamento e estão aptos a receber, sem restrições ou pendências com a administração municipal. Haverá um serviço de informações aberto ao segmento, para esclarecimento de dúvidas e confirmação do cronograma progressivo de atualização dos pagamentos. Mais detalhes serão divulgados na segunda-feira.

lmprensa Recife