segunda-feira, 18 de março de 2013

Crime ambiental no Canal de Santa Cruz


Preocupados com a pesca predatória no Litoral Norte de Pernambuco, pescadores da Colônia Z-10 realizaram abaixo assinados, reunindo mais de 400 assinaturas, pedindo a proibição e fiscalização desta prática no Canal de Santa Cruz. Documento foi entregue aos representantes do CPRH e do Ibama. Na próxima quarta-feira(20) será realizada uma reunião com a participação de aproximadamente 150 pescadores locais, além de representantes das instituições citadas.
Desde outubro de 2012, a colônia de pescadores de Itapissuma vem recebendo denúncias sobre a prática de pesca com malhas miúdas em pescaria de camboa. Este tipo de prática, segundo os pescadores, é predatória e os praticantes são oriundos da comunidade do Gamba e Carrapicho, na cidade de Goiana. No último final de semana, os pescadores presenciaram que a prática ilegal pescou cerca de 700 quilos de tainha juvenil, com tamanho inferior a 2 centímetros. Logo depois o responsável pelo crime ambiental, despejou os peixes mortos no Canal. Esta pesca predatória traz como conseqüência a morte de cardumes ainda juvenis, não permitindo que os mesmos cheguem à idade de maturação, o que traz a escassez e até mesmo a extinção de algumas espécies.
Na reunião estarão presentes os coordenadores da Area de Proteção Ambiental – APA de Santa Cruz (CPRH), representantes do setor de Fiscalização do Ibama e aproximadamente 150 pescadores locais. O encontro está agendado para as 14horas, na casa de eventos Quintal Bar, Avenida João Pessoa, s/nº, centro. Itapissuma (próximo à escola Nercy Amazonas).
Com informações da jornalista Criz Rodrigues