domingo, 28 de fevereiro de 2021

Iterpe anuncia conjunto de ações do Propriedade Legal no município de Pombos

 

Um conjunto de ações de acesso à terra voltado a implementação das ações que geram o desenvolvimento dos assentamentos públicos foi anunciado, neste sábado (27), durante reunião realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pombos (STRAF).

As ações, que englobam regularização dos assentamentos, construção de casas, melhorias nas estradas, entre outras melhorias levantadas como prioritárias pelas famílias rurais assentadas, foram anunciadas pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, junto com o gestor de divisão de desenvolvimento de assentamentos e projetos da Superintendência do Incra Pernambuco, Tyronilson Vasconcelos.

A ocasião, que representou o compromisso firmado pela parceria do Iterpe, Incra e a prefeitura municipal de Pombos, teve como foco divulgar as ações do Propriedade Legal, programa do Governo de Pernambuco que visa a entrega de 65 mil títulos de propriedade, somando os beneficiários que vivem em áreas rurais e urbanas.

“O Iterpe está aqui, em parceria com o Incra e a prefeitura de Pombos, para ouvir as demandas das famílias rurais que vivem nos assentamentos do município, porque elas precisam da terra para trabalhar e meios para produzir. Enquanto representante do Governo de Pernambuco responsável pelas ações que resultam na regularização das terras, temos a missão de promover o Propriedade Legal”, afirmou Henrique Queiroz.

Através dos títulos de acesso à terra, entregues pelo Iterpe, os/as agricultores/as têm a oportunidade de acessar créditos rurais e o leque de políticas públicas que geram o desenvolvimento no campo, a exemplo da habitação rural. A reunião contou com a participação dos gestores do Iterpe, Ivison Souza (Ações Fundiárias), Priscila Carneiro (Crédito Fundiário) e Cleodon Ricardo (Monitoramento), bem como o secretário de agricultura do município, Jairo Rubem, o presidente do STRAF, João de Ronda, junto com o novo corpo diretório nomeado e agricultores dos assentamentos.

lmprensa lterpe