Podcast Tais Paranhos

terça-feira, maio 25, 2021

Mãe Coruja promove oficina para fortalecer os vínculos de mães e crianças com o Programa

 

Nestas quarta (26) e quinta-feira (27), a partir das 14h, a Prefeitura do Recife realiza, dentro da programação da 7ª Semana do Bebê, a Oficina Piloto Grupo de Gestantes. A atividade acontece no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e tem como objetivo discutir estratégias para fortalecer os vínculos de mães e crianças com o Programa Mãe Coruja Recife (PMCR). A ação acontece em parceria com a Fundação Bernard van Leer e Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries).

“Em 2020, foi feita uma pesquisa pela Fundação Bernard van Leer para tentar entender porque as mães, certo tempo após o parto, deixam de frequentar os Espaços Mãe Coruja com os filhos. A partir dos resultados desse estudo, foi elaborado um plano de ação para traçar estratégias de como melhorar o acompanhamento dessas mulheres e crianças. Nessa oficina piloto, vamos colocar em prática as orientações sobre como conduzir os grupos de gestantes, além de buscar formas para fortalecer o vínculo delas com o Programa”, destaca a coordenadora do PMCR, Cláudia Soares.

Os temas abordados na Oficina serão Desenvolvimento do bebê e a construção de laços de afeto materno e paterno” e “Preparando para o parto: bebê à vista”. Durante a atividade, serão observados pontos sobre como as participantes enxergam os conteúdos propostos, de que forma eles agregam novos conhecimentos, se elas conseguem compreender bem os temas abordados, entre outros aspectos.

SEMANA DO BEBÊ – Estratégia de mobilização social, a Semana do Bebê, que conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado e fortalece as iniciativas realizadas no município referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. No Recife, a ação se dedica a desenvolver uma semana especial de atividades para chamar a atenção sobre a primeira infância no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, entre outras áreas. Instituído em Lei, o evento surge como uma oportunidade de resgatar o afeto e os elos familiares e sociais, como estimuladores do desenvolvimento infantil. A programação completa da VII Semana do Bebê está disponível no site semanadobebe.recife.pe.gov.br.

MÃE CORUJA – Com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materno-infantil ao acompanhar a mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, e a criança do nascimento até os 6 anos de idade, a Prefeitura do Recife desenvolve o Programa Mãe Coruja desde 2014. Já são mais de 20 mil mulheres e crianças cadastradas no Programa. Atualmente, a cidade possui 17 Espaços Mãe Coruja em funcionamento, que atendem mulheres e crianças de 32 bairros mais vulneráveis do Recife e com altos coeficientes de mortalidade infantil. Os espaços em funcionamento são: Santo Amaro, Joana Bezerra, Água Fria, Chão de Estrelas, Torrões, Emocy Krause, San Martin, Coqueiral, Bernard Van Leer, Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Maria Rita, Dom Helder, Cohab (Ivo Rabêlo), Cohab (Ur-4/Ur-5), Ibura e Imbiribeira (Romildo Gomes).

lmprensa Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário