quinta-feira, 17 de junho de 2021

Recife realiza ação de limpeza nos manguezais que margeiam Rio Capibaribe

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inicia, nesta sexta-feira (18), mais uma ação de limpeza das áreas de manguezal nas margens do Rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho acontece na área de Casa Forte, Jaqueira e Santana, compreendendo as ruas Leonardo Bezerra Cavalcanti, Afonso Albuquerque de Melo, Dr. Saulo Suassuna, Fernando Benvindo da Fonseca, e área interna do Parque Santana (na margem do rio), totalizando 1,7 km de extensão.

Além disso, a ação vai contemplar o tratamento de um ponto de descarte irregular de resíduos, no lado oposto ao Parque da Jaqueira. A limpeza irá mobilizar a atuação de 62 garis, um Ecobarco para a remoção de resíduos flutuantes, duas caçambas basculantes para resíduos volumosos, e um caminhão compactador para resíduos domésticos.

Todos os meses, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.

Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros. As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).

lmprensa Recife