quinta-feira, 17 de junho de 2021

SP: Programação do Teatro Estadual de Araras

 

Na comemoração dos seus 30 anos, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, conhecido como Teatro Estadual de Araras, traz programação pensada para toda a família, com espetáculos infantis e adultos. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o equipamento pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerido pela Amigos da Arte. Neste mês, a programação é composta por uma peça infantil e pela estreia do Festival de Humor, que vai levar atrações de comédia ao espaço em temporadas presenciais e digitais.

No dia 26 de junho, sábado, 18h, haverá apresentação presencial e por transmissão online de A Noviça Mais Rebelde com Wilson de Santos. A peça também ficará em cartaz, apenas por transmissão online, em mais três sessões também aos sábados, 18h (3, 10 e 17 de julho), via Sympla Streaming. Já no dia 27 de junho, domingo, 11h, o infantil Bichos do Brasil, da Pia Fraus, faz apresentação única presencial e com transmissão online.

As apresentações presenciais ocorrem com capacidade limitada e respeitando todos procedimentos de segurança para evitar o contágio por Covid-19 e as transmissões online ocorrem via Sympla Streaming, plataforma criada pela Sympla com o objetivo de criar soluções para a realização de eventos online. As duas modalidades são gratuitas.

O objetivo do Teatro Estadual de Araras é democratizar o acesso à cultura, já que pessoas de todo o mundo poderão prestigiar a programação do espaço via transmissão online. A iniciativa dialoga com outra ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerida pela Amigos da Arte: a plataforma #CulturaEmCasa, que oferece centenas de eventos artísticos de diversas naturezas, como dança, teatro, música e performance.

"É uma alegria poder reabrir o Teatro Estadual de Araras, em especial no ano em que ele comemora 30 anos de história. Dessa vez, além do público presencial, que será recebido com todos os protocolos sanitários exigidos, teremos a transmissão online dos espetáculos de forma gratuita, ampliando o alcance da arte e da cultura através da difusão", diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Programação

A Noviça Mais Rebelde

Sinopse: Na peça, o ator Wilson de Santos dá vida à Irmã Maria José, uma freira que canta, dança e conta histórias do seu passado picante para interagir com o público enquanto aguarda a chegada da Madre Superiora, que lhe prometeu um número de destaque num espetáculo beneficente. A Irmã Maria José é uma das personagens originais do musical Noviças Rebeldes, sucesso Off-Broadway chamado Nunsense, dirigido por Wolf Maia com a Cia Baiana de Patifaria.

Evento Presencial (Assista no teatro) - 26 de junho, sábado, 18h
Evento Online (Assista via plataforma Sympla) - 26 de junho e dias 3, 10 e 17 de julho de 2021, sábados, 18h
Gratuito
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Capacidade 186 lugares (40% da capacidade total da sala)
Gênero: Comédia Musical


Bichos do Brasil - Cia Pia Fraus

Sinopse: Bichos do Brasil é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, essa produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.

Evento Presencial (Assista no teatro) - 27 de junho de 2021, domingo, 11h
Evento Online (Assista via plataforma Sympla) - 27 de junho de 2021, domingo, 11h
Gratuito
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
Capacidade 186 lugares (40% da capacidade total da sala)
Gênero: Infantil