quinta-feira, 29 de março de 2012

Prazo pra tirar Carteira de Estudante é prorrogado para 30 de junho

O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogará até o dia 30 de junho de 2012, a validade das carteiras de estudante de 2011, dos alunos matriculados na rede de Educação Infantil; nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a Região Metropolitana do Recife. Originalmente, o prazo de validade da versão 2011 do documento seria encerrado no próximo dia 31 de março. 

Historicamente a validade do documento é prorrogada. Com o aumento anual no número de escolas cadastradas e alunos aptos a solicitar a carteira, o processo de emissão e confecção necessita de mais tempo para atender ao universo de aproximadamente 400 mil alunos. 

É válido enfatizar que a prorrogação da Carteira 2011 não está vinculada ao funcionamento do novo sistema, pelo contrário, os números do Carteira Fácil comprovam que esse novo procedimento deu mais velocidade na solicitação e emissão do documento.

 Com a expectativa de um incremento no número de solicitações em 2012, devido à implantação do sistema Carteira Fácil, o número de documentos confeccionados pode chegar a 600 mil. Por esse motivo se fez necessário a prorrogação por mais três meses. 

Até o momento, quase nove mil carteiras já foram entregues às escolas, 26 mil estão prontas aguardando o resgate e outras 77 mil em confecção. No mesmo período em 2011, apenas 32 mil carteiras estavam em fase de confecção e 1.700 documentos tinham sido entregues na segunda quinzena de março de 2011.

O prazo para a entrega da carteira de estudante 2012 também diminuiu. Agora, a partir do pagamento do boleto pelos estudantes, a carteira fica pronta em 30 dias corridos, diferentemente dos 50 dias úteis, ou seja, quase três meses de espera em 2011. 

No entanto, algumas instituições de ensino têm demorado para se cadastrar  e abastecer o banco de dados do sistema Carteira Fácil, o que consequentemente impossibilita o processo de solicitação do documento por parte do aluno.

É importante também que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o resgate imediato do material impresso. 

Visitas - Com a preocupação de otimizar o processo de emissão das carteiras de estudante 2012, o Grande Recife Consórcio de Transporte está visitando os representantes  dos Órgãos Gestores das instituições de ensino públicas e privadas, para avaliar melhor os procedimentos que foram adotados para o funcionamento do sistema Carteira Fácil.  

Desde a implantação do sistema, os ganhos na agilização do processo são significativos em comparação com os procedimentos antigos, utilizados até o ano passado. A inovação do sistema facilita o acesso dos estudantes à solicitação da carteira estudantil e otimiza a produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual.



O atual sistema gera   economia de tempo, com a entrega em 30 dias corridos, que antes era de 50 dias úteis e  eliminação de burocracia e erros  na emissão já que a tramitação é toda feita pela Internet. 


Carteira Fácil – Desde o dia 31 de janeiro o Grande Recife lançou o sistema Carteira Fácil, que agora possibilita a requisição online, da Carteira de Estudante pelo próprio aluno. A inovação no processo facilita o acesso dos estudantes à solicitação da carteira estudantil e agiliza o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Isso acarreta economia de tempo e eliminação de burocracia e erros na emissão do documento. 


Para ter acesso ao sistema Carteira Fácil, basta que o aluno esteja matriculado em qualquer escola secundarista, cadastrada no Grande Recife, localizada em um dos 14 municípios da RMR. O estudante deverá entrar no site do Grande Recife e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso seu cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além de conferir a foto que também seguirá anexada no sistema. 

Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos. 

Informações sobre a carteira de estudante 2012: 

Carteiras com boletos emitidos: 126 mil 
Carteiras com boletos pagos: 77 mil
Carteiras entregues: 9 mil
Carteiras prontas: 26 mil
Prazo de entrega da carteira de estudante 2012: Até 30 dias corridos





Grande Recife Consórcio de Transportes