segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

BRK Ambiental reforça a necessidade de cuidados no combate à dengue

 

No verão, a combinação entre altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika.

 

Para combater o mosquito, que se reproduz na água parada, tanto limpa quanto suja, a BRK Ambiental, que atua na área de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife e município de Goiana em parceria com a Compesa no Programa Cidade Saneada, reforça a importância de adotar medidas que vão contribuir com a prevenção da doença.

 

Na campanha “Dengue: Antes de buscar os sintomas, busque prevenção”, com a participação do médico Drauzio Varella, a concessionária incentiva as pessoas a priorizarem a busca por focos do mosquito em casa e no bairro. A proposta da iniciativa é reforçar a importância de tampar e lavar semanalmente recipientes com água, higienizar regularmente e fechar bem as caixas d’água, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.

 

“O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma ação que deve ser realizada constantemente. Além do trabalho de conscientização, as boas práticas de saneamento também auxiliam no combate à dengue, entre outras enfermidades. Sem o serviço de coleta e tratamento do esgoto, por exemplo, teríamos um aumento do número de criadouros do mosquito e as chances de surtos da doença se tornariam muito maiores”, explica a diretora da BRK em Pernambuco, Ana Carolina Farias.

 

Para auxiliar na prevenção da doença, a BRK Ambiental destaca ações que devem ser adotadas no dia a dia e que vão ajudar a conter a reprodução do mosquito. Confira:

 

- Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses

- Mantenha as calhas sempre limpas

- Deixe garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo

- Mantenha lixeiras bem tampadas

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

- Limpe semanalmente com escova ou bucha os potes de água para animais

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas

- Limpe ralos e canaletas externas

- Deixe as lonas usadas para cobrir piscinas e objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água

 

No site da campanha desenvolvida pela BRK Ambiental (www.busqueporprevencao.com.br) é possível encontrar mais informações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança.