Arcoverde, PE – O coletivo pernambucano Teatro de Retalhos, sediado em Arcoverde, no Sertão, acaba de divulgar a programação completa da itinerância do projeto "Riso Interior - Pontos Cardeais" para o mês de julho no Estado do Pará. A iniciativa, que visa promover o acesso à cultura e o intercâmbio artístico, levará intervenções gratuitas de palhaçaria a povoados e comunidades periféricas paraenses.
Idealizado em 2017, o "Riso Interior" faz parte de uma expedição mais ampla, a "Brasil do projeto", que busca alcançar diversas regiões do país com a linguagem circense. Nesta etapa, o grupo aportará em cidades como Belém, Ananindeua, Santa Bárbara e Santarém. A circulação no Pará também incluirá um intercâmbio com o coletivo paraense Folhas de Papel, fortalecendo as conexões artísticas regionais. Em setembro, a jornada do "Riso Interior" seguirá para Minas Gerais, onde haverá troca com o coletivo Ovorini Carpintaria Cênica, em Sete Lagoas, Paraopeba e Jequitibá.
"É a nossa primeira vez no Pará e um retorno a Minas, territórios tão diversos do nosso, uma oportunidade inestimável de troca com outras formas de comicidade. É uma prioridade para o Teatro de Retalhos produzir e difundir arte e cultura, valorizando a coletividade e a diversidade, celebrando e fortalecendo a nossa identidade, mantendo vivo o diálogo com diferentes territórios, fomentando a sustentabilidade e o compromisso com o acesso aos bens culturais por públicos diversos", explica Carol Arcoverde, coordenadora do projeto.
O Teatro de Retalhos, atuante desde 2008, tem se aventurado na pesquisa e experimentação de diversas linguagens como Teatro, Circo e Audiovisual. O projeto "Riso Interior" já passou por quase 30 cidades, incluindo edições em comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores ("Territórios"), e uma circulação nacional por quatro cidades no Cariri paraibano e cearense ("Caravana").
A realização do "Riso Interior - Pontos Cardeais" é do Coletivo Teatro de Retalhos, com produção de Toró de Ideias e apoios do coletivo Folhas de Papel e da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer do Município de Santa Bárbara do Pará. O projeto conta ainda com incentivos do FUNCULTURA/FUNDARPE, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco, além da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento (PNAB - PE) e do Ministério da Cultura - Governo Federal. A programação completa e cobertura da circulação podem ser acompanhadas no Instagram oficial do coletivo (@teatroderetalhos).
Programação Completa 'Riso Interior - Pontos Cardeais' (Pará):
* 11 de julho (Sexta-feira)
* Santa Bárbara - PA
* Cortejo: 16h
* Apresentação na Praça do Estudante: 16h30 - Centro
* 12 de julho (Sábado)
* Ananindeua - PA
* Apresentação na Praça Tancredo Neves: 19h30 - Cidade Nova 4
* 13 de julho (Domingo)
* Belém - PA
* Praça Benedito Monteiro: 19h30 - Guamá
* 14 a 17 de julho
* Intercâmbio com o grupo Folhas de Papel (Belém/PA) na Casa da Linguagem: 9h30h às 12h30
* 19 e 20 de julho (Sábado e Domingo)
* Santarém - PA
* Alter do Chão
Serviço:
Projeto: Riso Interior - Pontos Cardeais
Período no Pará: Julho/2025
Cidades: Santa Bárbara, Ananindeua, Belém e Santarém
Entrada: Gratuita