segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Prepare-se para o verão com saúde a longo prazo

 

O verão, que oficialmente inicia no Brasil em dezembro, já começou extra-oficialmente em setembro para os pernambucanos, marcando o início de praias movimentadas e uma agenda repleta de atividades ao ar livre. À medida que as temperaturas sobem e as praias ficam lotadas, as academias também se enchem de pessoas determinadas a alcançar o corpo dos sonhos.

O ortopedista Sormane Britto, especialista em Metabolismo e Fisiologia do Exercício, destaca que essa busca frenética pelo corpo perfeito pode acarretar riscos à saúde. "O perigo reside na busca por soluções rápidas e extremas, como dietas milagrosas, uso indiscriminado de suplementos e medicamentos perigosos, além da realização de treinamentos físicos excessivos", alerta.

É fundamental lembrar que a saúde e a boa forma física não devem ser objetivos alcançados apenas para a temporada de verão. Dietas restritivas, por privarem o corpo de nutrientes essenciais, podem levar a desequilíbrios graves. Além disso, o uso indiscriminado de suplementos e até mesmo anabolizantes pode resultar em problemas como danos hepáticos graves, distúrbios hormonais, aumento da pressão arterial e maior risco de doenças cardíacas.

Sormane enfatiza que é possível manter-se em forma adotando hábitos saudáveis ao longo de todo o ano, indo além da temporada de calor. "Ao adotar uma alimentação saudável, manter o corpo hidratado com a ingestão adequada de água e evitar doces e fast food, é possível alcançar melhorias não apenas na aparência, mas na saúde de maneira geral", explica.

O especialista destaca a importância de comprometer-se com hábitos saudáveis a longo prazo, em vez de buscar atalhos arriscados. "O objetivo não é apenas ter um verão em forma, mas sim uma vida inteira de bem-estar", conclui Sormane Britto.