sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Intervenções da Compesa em saneamento na Zona Sul do Recife


Dez ruas localizadas nos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Porta Larga estão recebendo obras de saneamento da Compesa. Os trabalhos fazem parte do Proest 1 - Programa Estruturador do Recife -, que visa ampliar o sistema de esgotamento sanitário nessas três áreas, no trecho compreendido entre a Ponte Motocolombó e a Rua Armindo Moura. O projeto vai beneficiar mais de 100 mil pessoas, que hoje não contam com coleta e tratamento de esgoto em todas as ruas. Com a implantação do saneamento, a Compesa não só irá melhorar a qualidade de vida da população, como também contribuirá com a preservação do meio ambiente.

Orçadas em R$ 70 milhões, as obras do Proest 1 foram iniciadas em março desde ano. Já foram assentados 18 mil metros de tubulações de esgoto, de um total de 130 mil previstos. Em Boa Viagem, foram iniciadas na última terça-feira (18) ações nas ruas Copacabana, Conde de Vila Flor e Sargento Waldir Corrêia. Em todas elas estão sendo implantados ramais de calçada. Já na Rua Francisco de Barros Barreto, cujo trabalho foi iniciado na quarta (19), a Compesa está implantando 200 metros de coletor de esgoto. Na quinta (20), a obra incluiu também a Rua Pinhal, onde também serão implantados 200 metros de coletor.

As intervenções em cada rua vão durar no máximo 30 dias e não será preciso interditar nenhuma via. No entanto, os trabalhos podem provocar alguma retenção no trânsito em ruas mais estreitas. Durante os trabalhos, a área onde é feita a escavação é sinalizada e a tubulação é implantada a 2 metros do meio-fio.

O cronograma de obras inclui ainda as ruas Dez de Julho, João Dias Martins e Padre Luiz Marques Teixeira, também em Boa Viagem. Já na Imbiribeira, a obra de saneamento da Compesa contemplará a Rua Jalisco. E em Porta Larga, os trabalhos se concentrarão na Rua Cosmorama.

Juntamente à execução do trabalho, equipes da área social da Compesa estão conscientizando a população sobre a importância da obra, fazendo visitas porta a porta e informando sobre os benefícios da implantação do saneamento. Comunidades localizadas nos três bairros, incluindo Entrapulso, em Boa Viagem, e Borborema, em Porta Larga, também contarão com coleta e tratamento de esgoto.

Imprensa Compesa