sábado, 18 de setembro de 2021

Metas de segurança são reforçadas no Hospital Miguel Arraes

 

Uma ação no Hospital Miguel Arraes (HMA/FPMF), em Paulista, envolvendo o Núcleo de Segurança do Paciente e os setores de Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH), Enfermagem, Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Serviço Social, aconteceu ontem (17) para divulgar os indicadores que incluem as seis metas internacionais para a segurança do paciente. A atividade faz parte do Dia Mundial de Segurança do Paciente instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) neste 17 de setembro, cujo tema, este ano, é o “Cuidado materno e neonatal seguro”.

A atividade ocorreu em dois momentos. Primeiro junto a usuários e acompanhantes com atendimento agendado no Ambulatório de Egresso. A esse público foram repassadas informações sobre o que é a Segurança do Paciente, quais são as metas e a importância do cumprimento desse protocolo. Foi realizada uma dinâmica para mostrar os gestos associados a cada meta e álcool em gel foi distribuído como brinde.

Em seguida, o grupo se dirigiu à Emergência, onde apenas colaboradores que atuam no setor participaram da ação. A palestra, nesse caso, foi conduzida de forma a associar as metas de segurança ao atendimento à gestante. “Mesmo não sendo o nosso público-alvo, é importante que o profissional da linha de frente saiba como agir ao receber uma grávida. Por isso que, este ano, associada à campanha mundial, nós também trabalhamos nosso slogan, ‘O cuidado materno também é nossa meta’, para que as gestantes tenham a atenção necessária na unidade diante do seu quadro tão peculiar”, explicou Débora Guedes, gerente de Risco do HMA.

Balões, cartaz, panfletos e uma mesa com brindes foram espalhados na área de recepção da Emergência. Para evitar aglomerações, pequenos grupos participaram, por vez, da atividade, que também incluiu a dinâmica dos gestos associados às metas de segurança. No final foram sorteados brindes e distribuídos álcool em gel e folders com informações sobre as metas de segurança da paciente gestante.

Com lnformações da jornalista lana Gouveia