quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ipojuca: hospital contará com ultrassom e endoscopia

A Prefeitura do Ipojuca reforça seu compromisso com a saúde no município e garante mais qualidade de vida à população. Na próxima sexta-feira (30), o prefeito Carlos Santana inaugurará o Centro de Diagnóstico, unidade que vai oferecer exames de ultrassonografia e endoscopia aos moradores. 

O centro funcionará nas dependências do Hospital Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó, e tem como objetivo ampliar a oferta de exames especializados, evitando que pacientes ipojucanos se desloquem até outras cidades para realizar uma ultrassonografia ou endoscopia. 

A implantação do serviço teve investimento de aproximadamente R$ 400 mil e contou com recursos dos cofres municipais. Ipojuca passa a ser o segundo município em quase todo o Estado – com exceção de Petrolina -, a disponibilizar este procedimento em sua própria rede municipal de saúde, ficando atrás, apenas, do Recife. 

O fluxo para a realização dos exames será estabelecido por meio do encaminhamento das Unidades de Saúde da Família e também pelos ambulatórios especializados agendados pela Central de Regulação do município. Dentre eles, a endoscopia gástrica com biópsia e a ultrassonografia ginecológica, obstétrica, das articulações e para a área vascular com doppler. 

De acordo com a gerente de Atenção Hospitalar do Município, Adlay Menezes, os dois tipos de procedimento deverão atender uma média de 70 pessoas por semana. “Começaremos com este quantitativo, mas a intenção é aumentar este número para diminuir o déficit que encontramos no município de anos passados”, disse.

Para a realização dos exames, a equipe é composta por médicos endoscopistas, médicos ultrassonografistas, anestesistas, enfermeiros técnicas de enfermagem, todos concursados e capacitados para oferecer bons serviços à população.

Secretaria de Imprensa de Ipojuca