terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um grito da Arte pela Arte no #Ocuparque


O Teatro do parque que tantos espetáculos e shows, presenciou em seu interior em seus 98 anos, neste último sábado dia 24 de agosto de 2013, dia de seu aniversário, viu a arte acontecer na rua a sua frente, já que o mesmo encontra-se fechado há mais de 3 anos, devido ao descaso de nosso poder público.

Das 14 horas inicio do evento ás 20 horas quando terminou as últimas performances e exibição cinematográfica. Vimos várias “Tribos” dos usuários da cultura e artistas, que não tiveram medo de mostrarem a cara e protestarem, mesmo quando a policia militar e guarda municipal, fotografava os integrantes com um tom de intimidação. Mas o Tom que predominou foi o das artes, onde cada artista presente fez questão de deixar seu recado e sua assinatura, neste grito e ecoou com a irreverencia que só eles sabem fazer, dando um colorido próprio ao #OcuParque, movimento criado com a união de várias pessoas e coletivos artísticos e sociais.

A Prefeitura um dia antes do evento anunciou o inicio do projeto de reforma, noticia que já ouvimos outras vezes e nunca se concretizou, mas desta vez estamos unidos e cobrando, prontos para novamente intervirmos.



Realmente para muitos artistas presentes, ficou um sabor amargo da ausência de muitos, que na hora de disputar as pautas, sabem gritar e estarem presentes. Que no Funcultura enche de projetos todo edital, além muitas vezes, também encher os corredores e gabinetes de nossas gestões de cultura nos três níveis. Mas também para os presentes o que contou foi a qualidade e diversidade dos presentes, ficando para aqueles que só olham para seus próprios umbigos, a certeza de que a arte luta, com ou sem a participação destes, mas também com a certeza de que se juntem ao movimento e saiam do comodismo e tragam sua arte as ruas.

Um sábado que para alguns que estiveram só no inicio foi fraco, mas para aqueles que estiveram presentes desde o inicio até o fim, viu a rua do Hospício renascer e se colorir, virar poesia pura, onde crianças e adultos reaprenderam a sorrir e se divertir com as artes, como nos grandes eventos que o teatro do Parque já protagonizou e a certeza de que, a cada dia este movimento ganhará mais corpo e de que nos próximos períodos eleitoras, ficaremos bem
mais atentos as propostas para nossa cultura.



Vamos em frente, saiamos de nossa zona de conforto e vamos usar nossa arte como uma arma de conscientização e de mobilização, por mais respeito à arte e a nossa cultura, em nossa cidade e estado. E que nossos governantes entendam de uma vez por toda, podemos ser parceiros quando chamados, mas também sabemos fazer muito barulho, quando somos desrespeitados. Arte e Cultura em Primeiro Lugar e Reforma do Teatro do Parque, Já!


Oséas Borba Neto
Grupo João Teimoso
Agência de Talentos de Pernambuco