sexta-feira, 27 de março de 2020

Covid-19: Será que o mundo inteiro está errado? [2]

Continuo recebendo depoimentos de amigos que residem no exterior. Acompanhe comigo os depoimentos:

Hoje (27/03/20) temos
1. Só funciona farmácia e supermercados;
2. Está doente, não é grave ou não apresenta febre, fica em casa e liga para o médico;
3. Maior de 65, só saí aos domingos para fazer compras das 4h às 07h da manhã;
4. Precisa de algo e não pode sair, pede ajuda para alguém ou chama a polícia (eles, inclusive, doam alimentos para quem não pode comprar);
5.O exército está no hospital para garantir a segurança dos agentes de saúde;
6. Todo mundo é proibido de sair de casa das 17h às 5h;
7. Furou o bloqueio? Multa ou cadeia de 3 a 12 anos (não sei como eles determinam esse tempo);
8. A empresa que demitir nesse período, será multada pelo governo;
9. Fronteiras fechadas (terrestre e aérea);
10. Supermercado e farmácia, funcionam das 8h às 15h;
11. Para fazer compras, entra de um por um ou dois em dois. Sempre mantendo uma distância de 1 a 2 metros. Uso de máscara e luvas é obrigatório.
12. Suspensão de pagamentos de aluguel, financiamento bancário...
Cinthia Balog - Velika Kikinda - Sérvia

Aqui em Portugal está em estado de emergência. Só funcionam serviços essenciais. E agora a polícia está a fiscalizar até os carros, pois mais de dois adultos é proibido.
Tatiana Miranda - Portugal

Aqui na Suíça já há mais de 12000 casos e mais de 200 mortos. Estamos de praticamente de quarentena há quase duas semanas. Estão proibidas quaisquer reuniões de mais de duas pessoas e as pessoas devem mater distância de 2m umas das outras. Só estão funcionando serviços essenciais como supermercados, farmácias, hospitais, agências de correios e postos de gasolina. no mais a recomendação é o máximo possível de teletrabalho.
Christiano Sávio - Suíça

Irlanda 22 mortes. Lockdown hoje. So pode sair ate 2km de sua casa a pe e sozinho pra ir a mercado comprar comida e so. Nao pode usar carro. Estimativa que ate dia 6 chegue a 7mil infectados. Consultas de rotina de gestavao canceladas. Aconselhamenro de gestantes parirem em casa so ir ao hospital se tiver intercorrencia. Mas o parto em casa assitido por parteira.Governo pagando ate 350 pra trabalhadores que as empresas estão recusando pagar salario. Congelamento da conta de energia pra essas pessoas que estao sem receber tb. O pagamento é de 350 euroa por semana. Também há guardas pelas ruas e estradas pra controlar saidas e os Aeroportos fechados e as grejas proibidas de abrir
Janine Meira - Irlanda