Podcast Taís Paranhos

sábado, 9 de dezembro de 2017

Balanço do Novembro Azul

O grande número de homens nas Unidades Básicas de Saúde no decorrer do mês de novembro foi inédito. Foram registrados mais de 1.200 atendimentos, apenas nos dias dedicados exclusivamente a campanha, além dos atendimentos em geral ainda não foram contabilizados. Em Caruaru foram realizadas 46 ações, com testagem rápida de sífilis e HIV, campeonato de dominó, ações com o NASF sobre alimentação saudável, atividade física e importância do auto cuidado no público masculino. Também foram realizadas atividades fora dos estabelecimentos de saúde, como em transportadoras, fábricas, oficinas, fabricos de costura, entre outros. Todos os atendimentos visaram à saúde integral do homem.

Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, este ano, houve uma procura muito maior dos homens as unidades de saúde no decorrer do mês, sendo realizados mais 750 exames de PSA para o rastreio do câncer de próstata. Este é um balanço geral do Novembro Azul na cidade.

De acordo com o Coordenador de Políticas Estratégicas da SMS, Rafael Moreira, o resultado foi muito positivo. “Normalmente, os homens têm resistência em se cuidar e tendem a entrar na rede de saúde através de serviços de urgência e emergência quando há o agravamento das doenças. É importante estimular o controle das doenças crônicas como hipertensão e diabetes e a busca precoce pelas Unidades Básicas de Saúde, que estão preparadas para acolher e cuidar dos homens em todos os meses do ano”, destacou o Coordenador.


Secretaria de Saúde de Caruaru