quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Olinda faz cadastramento de pessoas em situação de rua

Durante este mês de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda fará um levantamento do perfil das pessoas em situação de rua no município. A ação está sendo realizada das 18h à 0h, todos os dias da semana, através da Secretaria Executiva de Assistência Social. A atividade é uma ampliação de um trabalho de rotina realizado durante a manhã, no entanto, foi identificada a necessidade de realizar uma investida em outro turno.

O levantamento começou no dia 1º deste mês e segue até o dia 30. Informações como sexo, idade, raça, se tem filhos e um breve histórico das pessoas em situação de rua são colhidas pela equipe de abordagem. São visitados pontos como praças, terminais de ônibus, entorno de bares e áreas comerciais, locais onde há maior concentração de indivíduos em vulnerabilidade.

Os trabalhos estão divididos da seguinte forma: nas sextas, sábados e domingos deste mês de setembro, as atividades se concentram no Sítio Histórico de Olinda. Já de segunda a quinta-feira as equipes percorrem outros bairros da cidade. 

Após o levantamento a Prefeitura de Olinda pretende estudar novas ações de atenção aos indivíduos em situação de rua. Uma das medidas imediatas seria a ampliação da rede de acolhimento, que hoje se resume a 20 vagas numa casa localizada no bairro de Jardim Atlântico.

Estratégia - A proposta de ampliar o recolhimento de dados acerca das pessoas em situação de rua surgiu depois de uma recomendação do Ministério Público do Trabalho para fiscalizar o trabalho infantil em Olinda. Com a necessidade de colocar a equipe de assistência social nas ruas no período noturno, a gestão municipal decidiu dividir a equipe para atuar nas duas frentes de trabalho, reduzindo os custos gerados aos cofres municipais.

Imprensa Olinda