quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Mitos e Verdades sobre o câncer de mama é tema de palestra gratuita no Recife

Dentre as ocorrências de câncer no Brasil, o de mama é o segundo mais comum e o que causa mais mortes por câncer em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2019, mais de 59 mil casos são estimados. A campanha do Outubro Rosa foi criada no começo da década de 90 com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Em alusão à campanha de conscientização, Outubro Rosa, no dia 28/10, o Hospital Santa Joana Recife vai promover uma palestra que traz como tema “Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama”. O evento acontece no auditório Monsenhor Vieira, localizado no próprio hospital, a partir das 17h. “É significativo ressaltar a importância de realizar um evento que procura proporcionar esclarecimentos sobre o câncer de mama ao público. Além de estimular a prevenção, promover autoestima para aquelas pessoas que têm câncer de mama, principalmente, as mulheres”, afirma a mastologista do Hospital Santa Joana Recife, Yara Mattos.

Alguns dos assuntos que serão abordados por oncologistas e mastologistas do hospital são prótese de silicone, se é necessário usar colete cervical na mamografia, se desodorante antitranspirante e a radiação da mamografia causam câncer de mama, entre outros. “O objetivo do debate é, justamente, responder da forma correta todas as questões que surgem nas redes sociais e deixam as pessoas com dúvidas’’, comenta Dra. Yara. 

Segundo o INCA, os principais sintomas da doença são nódulos, geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. É possível, também, aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. Ainda de acordo com o instituto, não há uma causa única para a doença. Existem diversos agentes relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama entre as mulheres. Alguns exemplos que podem ser destacados são histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, o próprio envelhecimento e fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher.

O evento será aberto ao público e conta, ainda, na programação com uma ação social voltada, especialmente, para os pacientes oncológicos. Será oferecido micropigmentação de sobrancelhas com a profissional Amélia Reis.

Serviço:

Palestra: “Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama”

Data: 28/10/2019

Horário: 17h

Local: Auditório Monsenhor Vieira - Hospital Santa Joana Recife - Rua Joaquim Nabuco, 200 - Graças, Recife – PE.

Evento aberto ao público.