segunda-feira, 22 de março de 2021

I Seminário de Agroecologia do Recife

 

O diagnóstico das atuais experiências em agricultura urbana no Recife, bem como a reunião de dados que vão embasar as políticas no segmento para os próximos quatro anos são os principais objetivos do I Seminário de Agroecologia Urbana do Recife, que acontece amanhã (23).  Todo em ambiente virtual devido à pandemia, o evento será o ponto de partida do diálogo entre os atores do setor de agricultura urbana na cidade e o poder público municipal.


O encontro tem por finalidade mapear as iniciativas de agricultura urbana no Recife, articulando instituições, levantando informações e refletindo sobre projetos e práticas existentes, bem como coletar sugestões e propostas para a construção do Plano de Agroecologia Urbana do Recife. Entidades da sociedade, pesquisadores e pessoas físicas ligadas à agricultura urbana, agroecologia, segurança alimentar e sustentabilidade urbana participarão do seminário.


O evento será aberto às 8h30 pelo poeta e educador ambiental Felipe Júnior, seguido da apresentação do escopo do Plano de Agricultura Urbana da cidade. Também serão apresentadas iniciativas como a Comunidade dos Pequenos Profetas, o projeto Mais Vidas nos Morros, da Prefeitura do Recife, e o programa Horta em Todo Canto, do governo do Estado.


À tarde os participantes serão divididos em grupos de trabalho - em salas virtuais - onde serão discutidos temas como estratégias de articulação, troca de experiência e intercâmbio; apoio institucional e assistência técnica; economia solidária, circular e segurança alimentar.


"Trata-se de um momento muito importante, que é quando vamos dar a partida, envolvendo os mais diversos setores da agricultura urbana, no processo de elaboração do nosso Plano de Agroecologia. A partir daí teremos embasamento para as políticas que vão melhorar a cadeia produtiva do setor e garantir maior segurança alimentar para vários setores da população", explica a Secretária Executiva de Agricultura Urbana do Recife, Adriana Figueira.


Será possível acompanhar a maior parte do seminário - exceto os grupos de trabalho, que serão restritos aos inscritos - pelo seguinte canal no YouTube: https://rebrand.ly/agroecologiaurbana.


A Secretaria Executiva de Agricultura é parte da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife. A pasta visa promover segurança alimentar através da agroecologia - agricultura sustentável e sem o emprego de agrotóxicos. No último dia 19 de março, realizou a distribuição de 25 quilos de sementes de milho para a plantação no Dia de São José. Foram beneficiadas instituições filantrópicas, entidades da sociedade e órgãos governamentais.


lmprensa Recife