sexta-feira, 19 de junho de 2020

João Teimoso continua teimando e se reinventa na quarentena

























Em meio a Pandemia, a Cultural foi a área mais afetada, a primeira a parar e será a última a voltar. Enquanto isso, artistas e grupos tentam se recriar e ver como sobreviver e o Grupo João Teimoso, com 20 anos de atuação em vários campos da cultura, resolveu se reinventar e reagir com criatividade.

O João Teimoso com o início da quarentena ainda na primeira quinzena de março, teve que parar suas mais diversas atividades artísticas, tais como: seus Cursos de Formação, que existem regularmente há 20 anos; Seu evento Sarau das artes, evento que acontece há 11 anos, envolve mais de 60 artistas, grupos e bandas e já teve mais de 216 edições, parou também; E inclusive as apresentações teatrais, suspendendo a temporada do seu mais novo espetáculo " Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões" que estava em temporada no Teatro Fernando Santa Cruz.

O Grupo sempre teve forte atividade nas redes sociais, mas as usava para fazer divulgação de seus trabalhos, só que desta vez, resolveu criar projetos artísticos digitais, que entrarão no ar em três etapas, começando com uma série de debates e encontros digitais nas suas várias páginas do INSTAGRAM, começou na segunda dia 08 de Junho de 2020, às 20h. Nas segundas-feiras serão conversas e debates sobre os Anos de Chumbo da Ditadura Militar e o processo de construção de sua peça "RETRATOS DE CHUMBO, As Rosas que Enfrentaram os Canhões" na página @retratosdechumbo ( https://instagram.com/retratosdechumbo?igshid=wr2z7brlhyjy ). As quartas-feiras, será o dia das conversas sobre arte em geral, técnica, mercado de trabalho e formação,  será pela página @grupojoaoteimoso (https://instagram.com/grupojoaoteimoso?igshid=rw9baktyhnv6 ) e finalmente nas sextas-feiras, é a vez de conversar sobre difusão cultural nas artes em geral na página @sarau.dasartes ( https://instagram.com/sarau.dasartes?igshid=1qhoe3p8jdlbe).
Serão encontros na maioria das vezes às 20 horas no Instagram, trazendo convidados que conversarão com membros do Grupo de Teatro João Teimoso.

O SARAU DAS ARTES  também estreou do último dia 13/junho nesta etapa de projetos digitais, reativando seu CANAL DO YOUTUBE ( https://youtu.be/oayGXDMqCKY4 ) com a primeira edição do Sarau digital.  Outros projetos estão sendo estudados para plataforma virtual, neste período de readequação das artes com a difusão digital, sendo a segunda etapa com performances, monólogos e pequenas apresentações teatrais com o elenco do Grupo de Teatro João Teimoso e parceiros. Na terceira etapa, serão as atividades formativas, com cursos e workshop, que o grupo já faz há anos presencial e agora se adequa a nova realidade.

O Grupo criou há 11 anos o Movimento Guerrilha Cultural, que tem lutado pela política cultural nos três níveis de governo e neste período de pandemia, o grupo tem feito escutas digitais, participado dos principais debates culturais e se prepara para elaborar um novo documento aos candidatos nesta eleição, como já fez outras vezes no passado. O grupo acredita na união dos artistas, independente de seguimentos culturais. "Juntos Somos Mais Fortes", diz os coordenadores.

Para ajudar nesta empreitada de produções virtuais, o Grupo João Teimoso, criou uma vakinha on-line para cobrir suas despesas e adquirir o equipamento para as produções.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-grupo-joao-teimoso . É o Grupo fazendo jus ao seu nome, se mantendo sempre em pé e sendo uma resistência cultural.


MAIORES INFORMAÇÕES: (81) 98897-1513 ou 97904-7906

Foto da peça: Rafaella Gomes