sexta-feira, 19 de junho de 2020

Operação Longa Permanência: irregularidades são encontradas em Instituição para idosos(as)

Uma ação de fiscalização conjunta entre Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e órgãos estaduais e municipais, realizada em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, identificou irregularidades, como: remédios armazenados de forma inadequada, falta de corrimãos em algumas áreas, como o banheiro e pouca ventilação nos quartos. Esta ação que aconteceu, na quinta-feira (18), foi a segunda ação realizada nesta semana, ambas alusivas ao Junho Violeta, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Após a fiscalização desta quinta-feira (18), a vigilância municipal enviará o relatório para ILPI, junto com uma notificação, informando os ajustes que deverão ser providenciados. A operação, para além do CIAPPI, contou com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Procon/PE, Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT), Vigilância Sanitária do Recife e agentes do Distrito Sanitário responsável pela região de Jardim São Paulo. A primeira ação, que também compôs a Operação Longa Permanência, aconteceu na última terça-feira (16), em uma ILPI localizada no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.

“O objetivo da operação é identificar irregularidades nas Instituições e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violações contra as pessoas de 60 anos ou mais, em qualquer lugar que ela esteja acontecendo”, relata o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Para realizar denúncia de violações contra pessoas idosas, qualquer pessoa da população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649 ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com, no horário das 9h às 13h (horário especial durante a pandemia).

Imprensa SJDH PE