terça-feira, 13 de junho de 2023

Festas Juninas com Doutores da Alegria

Os Doutores da Alegria vão comemorar o São João nos hospitais do Recife com cortejo junino de palhaços e a apresentação de uma peça. O São Joãozinho dos Doutores da Alegria começa na segunda-feira, dia 19, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), nos Coelhos; no dia 20, é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e do Procape, em Santo Amaro; no dia 21, os palhaços vão ao Hospital da Restauração, no Derby; e, por fim, no dia 22, o forró chega ao Hospital Barão de Lucena, na Iputinga. O arraial começa sempre às 10h.

Se, no ano passado, os palhaços festejaram o período junino com grupos de três palhaços acompanhados por um sanfoneiro, desta vez a celebração será completa. O elenco, que atua em duplas ao longo do ano, se reúne para apresentar o espetáculo Presepada de São João, baseado no cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”.

O folheto foi escrito por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, que também assina a direção da peça. A assistência de direção é de Marcelo Oliveira e a produção de Nice Vasconcelos.

Na Presepada de São João, o noivo, Dr. Gonda (Tiago Gondim), é doidinho pela noiva, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), mas morre de medo do pai dela, Dr. Micolino Lampião (Marcelino Dias). E, para não encarar a fera, esse palhaço apronta um monte de presepadas, vistas e comentadas de perto pela dupla de fuxiqueiros: Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago (Wagner Montenegro).

Os santos juninos estão todos participando da confusão junina: Santo Antônio é Dr. Lui (Luciano Pontes); Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), São João; e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), São Pedro. O “São Foneiro”, sanfoneiro convidado para acompanhar o arraial este ano, é Damião Mota, músico parceiro do grupo.

“Atendemos crianças que passam por longos períodos de internação, que ficam afastadas de suas casas, de suas rotinas. Comemorar o São João, data tão importante na nossa cultura, é uma forma de levar essa criança de volta às suas raízes”, comenta Arilson Lopes.

O cortejo junino de palhaços é animado pelas músicas tradicionais do nosso São João, tocadas ao vivo. Os figurinos e adereços estão sendo repaginados pelo aderecista Antônio Olivier.

Uma das novidades é que um trio de palhaços do elenco, Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira) e Dra. MonaLisa (Greyce Braga), não vão participar da peça e do cortejo, para que todos os hospitais recebam visitas duas vezes por semana, como acontece o ano inteiro, mesmo na semana especial de comemoração do São Joãozinho.

A agenda desse trio será: 19 de junho, Hospital da Restauração; dia 20, Barão de Lucena; dia 21, Imip; e, dia 22, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape.

 

No teatro – 500 crianças de escolas públicas e organizações sociais do Recife, além do público em geral, vão acompanhar a peça Presepada de São João no Teatro do Parque, na Boa Vista. A sessão única especial, pré-estreia do espetáculo, será no dia 15 de junho, sexta-feira, às 15h30. A entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro meia-hora antes da sessão.

 

Programação do São Joãozinho nos hospitais:

 

19/06, segunda-feira, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)

20/06, terça-feira, às 10h, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e, às 11h30, no Procape

21/06, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração

22/06, quinta-feira, às 10h, no Hospital Barão de Lucena

 

Presepada de São João dos Doutores da Alegria no teatro:

Quando: 15/06, quinta-feira, às 15h30, no Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)

Quanto: Gratuito. Os ingressos podem ser retirados meia-hora antes do início da sessão na bilheteria do teatro.