terça-feira, 3 de setembro de 2013

Itep abre seleção para turma 2014.1 do Mestrado em Tecnologia Ambiental

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o Edital n. 04/2013 com as normas de seleção e admissão para a turma 2014, que vai oferecer 30 vagas para o curso de Mestrado em Tecnologia Ambiental, sendo 15 vagas para a linha de pesquisa de Gestão Ambiental e 15 vagas para a linha de pesquisa de Contaminação e Degradação Ambiental. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro, na Secretaria do programa, na sede do Itep (Bloco C). O edital está disponível no site do Itep (http://migre.me/fVtN1) . 
Os candidatos devem ter concluído graduação plena em cursos reconhecidos ou revalidados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. O Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental é dirigido a profissionais que atuem diretamente e/ou indiretamente na área de Tecnologia Ambiental e/ou àqueles que queiram nela ingressar.  
O curso oferece as linhas de pesquisa de Gestão Ambiental e de Contaminação e Degradação Ambiental. A linha de Gestão Ambiental está dividida em cinco focos: Gestão de Resíduos Sólidos; Geoprocessamento, Sensoriamento e Sistema de Informação Ambiental; Aspectos Sociais Aplicados a Estudos ambientais; Energia e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; e Instrumentos de Gestão Ambiental.  
A linha Contaminação e Degradação Ambiental também divide-se em cinco focos: Caracterização e Tratamento de Efluentes; Aspectos Ambientais, Toxicológicos e Métodos Analíticos (metais pesados, agrotóxicos e hidrocarbonetos); Contaminação Ambiental; Qualidade Ambiental do ar, solo e água; e Abordagem do Meio Físico Aplicada às Questões Ambientais.  
O processo seletivo consta de três etapas: a primeira, de prova de conhecimentos e suficiência em língua inglesa, a ser realizada no dia 30 de novembro; a segunda, avaliação de currículo Lattes, avaliação do histórico da graduação e de pré-projeto de dissertação, de 16 a 20 de dezembro; e a terceira, entrevistas, de 16 a 20 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro. A matrícula ocorrerá de 7 a 10 de janeiro de 2014, com a aula inaugural no dia 10 de fevereiro. 
O curso tem a duração prevista de 24 meses e custa 24 parcelas de R$ 848,00. A carga horária total é de 480 horas compreendida por, no mínimo, 32 créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas aulas. O curso funcionará com aulas presenciais na sede do Itep, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª), durante 12 meses, no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 12h).  
COLABORADORES – Em cumprimento à Instrução Normativa (IN) nº 08 (revisão 03) de 30/09/2011, o Itep disponibiliza até 10% do número de vagas para colaboradores da instituição, que deverão se submeter ao processo seletivo.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco