sábado, 21 de março de 2015

Ações para o Pajeú

Reforço nas ações de convivência com a estiagem para o Sertão do Pajeú. Ampliação da malha rodoviária da região. Entrega de kits escolares. E inovação para colocar Pernambuco na vanguarda do desenvolvimento econômico sustentável. Antes do início da plenária geral do Todos Por Pernambuco, nesta sexta-feira (20), uma série de ações alinhadas com as demandas da região foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara.

“Investir em infraestrutura hídrica é uma de nossas metas prioritárias nas regiões atingidas pela estiagem. Assim como buscar novas ideias para dinamizar a economia do Semiárido pernambucano. Aqui, temos potencial para gerar energias eólica e solar, colocando o Estado no caminho do futuro a partir do Sertão. Quando promovemos ações desse tipo, estamos transformando a vida das pessoas e devolvendo o direito de viver e produzir nos locais onde nasceram”, afirmou Paulo Câmara.

A principal iniciativa do pacote para o Pajeú foi a assinatura da ordem de serviço para instalação de 1.300 cisternas de placas, com capacidade de 16 mil litros cada. O investimento é de R$ 3.762.200 nos equipamentos para captação e armazenamento de água, que serão distribuídos entre os municípios de Itapetim, Tabira, Carnaíba – 300 cisternas cada –, e Iguaraci e Quixaba – com 200 equipamentos. Assinaram também a OS o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o diretor geral do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Aldo Santos.

A implantação de cisternas é resultado de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e vai beneficiar aproximadamente 6.5 mil moradores do Pajeú. Ao todo, 4.681 cisternas estão previstas para a região. Desse total, 2.982 foram instaladas de 2007 até agora; estão em andamento 1.689, totalizando R$ 11.2 milhões em investimento.

O governador Paulo Câmara autorizou ainda a contratação do projeto de pavimentação de uma nova estrada de 18 quilômetros na região. A rodovia irá ligar Pernambuco ao estado da Paraíba, a partir do distrito de Ibitiranga, em Carnaíba. Quando concluída, receberá a numeração de PE-380.

ENERGIAS RENOVÁVEIS - Para a população do Sertão do Pajeú foram apresentadas as premissas do mapeamento do potencial de geração de energias renováveis no Estado, especialmente nas áreas mais secas, propensas à desertificação e que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Construído pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a partir da Secretaria Executiva de Energia, em parceria com a pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o programa apontou um potencial de geração 1.000 GW de energia eólica e 3.300 GW de energia solar em Pernambuco.

Para se ter uma ideia, o volume equivale a 370 vezes a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, o segundo maior empreendimento gerador de energia do mundo. O objetivo maior do programa é mudar a realidade socioeconômica das áreas mais pobres, a partir da implantação de parques de geração de energia renováveis, ampliação do mercado profissional e reforço na capacidade de atração de investimentos em indústrias de componentes para o segmento.

EDUCAÇÃO - O governador Paulo Câmara também entregou kits escolares para alunos do Ensino Médio da rede estadual de Afogados da Ingazeira. Representaram todos os estudantes, Mateus de Lima Ramos, Gabriele de Lima e Bianca Pessoa Veras. Todos matriculados no Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira. Os dois primeiros jovens possuem necessidades especiais de visão.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco