quarta-feira, 18 de março de 2020

#EFarsas Os Simpsons previram em 1993 a epidemia do coronavírus?

É verdade que a série de desenho animado Os Simpsons previu, em 1993, a epidemia do coronavírus que viria a ocorrer somente após 27 anos?

As imagens supostamente atribuídas a um episódio de 1993 de Os Simpsons sobre o coronavírus começaram a se espalhar na segunda quinzena de fevereiro de 2020 e também foram compartilhadas através de grupos do WhatsApp. 

Na colagem de imagens, podemos ver que os autores do desenho – que já tem uma certa fama de prever o futuro – haviam previsto a epidemia do coronavírus 27 anos antes da doença se espalhar em vários países.

Será que isso é verdade ou mentira?



Verdade ou mentira?

O desenho animado Os Simpsons estreou nos Estados Unidos em dezembro de 1989 e já tem mais de 650 episódios. De uns anos pra cá, a internet começou a criar a falsa aura paranormal em volta dos redatores da atração, insinuando que o desenho consegue prever o futuro.

No entanto, como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, todas as previsões atribuídas aos Simpsons são falsas, pois têm explicações plausíveis. Fizemos alguns vídeos explicando a verdade por trás de várias dessas supostas previsões, como você pode conferir aqui:



E a segunda parte, com explicações para as novas “previsões”:


Voltando ao caso da suposta previsão do coronavírus, o episódio em questão é o 21º da 4ª temporada, que foi ao ar em 1993, mas ele não cita especificamente o coronavírus e, sim, outra gripe. Na história original, a gripe que se espalha pela cidade fictícia de Springfield vem de Osaka – no Japão:


Quanto à imagem mostrando o apresentador de telejornal na frente de uma tela onde está escrito “coronavírus”, trata-se de uma montagem feita sobre uma cena do 6º episódio da 22ª temporada de Os Simpsons. No original, o texto mostrado é “Apocalypse Meow“, como podemos ver na colagem abaixo:



Conclusão
Os Simpsons não previram o surto do coronavírus em 1993. As imagens que se espalharam pelas redes sociais mostram dois episódios distintos do desenho e nenhum deles menciona o coronavírus!

Texto com Reprodução autorizada pelo site E-Farsas