sábado, 25 de maio de 2013

Em Palmares, sistema de abastecimento será construído e monitorado pela Compesa

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o prefeito de Palmares, na Mata Sul, João Bezerra Cavalcanti Filho, assinaram convênio hoje (24) para formalizar a operação do sistema de abastecimento de água dos conjuntos habitacionais Quilombo dos Palmares I, II e III, que será construído pela companhia por determinação do governador Eduardo Campos. Em Palmares, os serviços de abastecimento e esgotamento sanitário são administrados pelo poder municipal por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “A iniciativa representa o início de uma relação com o município e garantimos ao prefeito que o novo sistema será entregue à população no prazo de 60 dias”, afirmou Tavares.
Os conjuntos residenciais, situados em uma área conhecida como “Nova Cidade”, foram construídos pela Operação Reconstrução para abrigar 2.600 famílias que perderam suas casas durante as enchentes de 2010 e 2011. Mesmo sem a Compesa ter a concessão para operar os serviços de saneamento da cidade, o governador Eduardo Campos decidiu apoiar o município na construção do novo sistema de abastecimento. “Diante da impossibilidade do município arcar com os custos de implantação e operação do sistema, o governo do estado vai propiciar o investimento através da Compesa para garantir o serviço essencial para o desenvolvimento de Palmares”, destacou o presidente Roberto Tavares.
Com a assinatura deste convênio, o município encaminhará Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para viabilizar mais investimentos da Compesa em Palmares. "O Governador Eduardo Campos apoiou o município desde o primeiro momento. Com essa parceria com a Compesa, conseguiremos mais investimentos para Palmares", afirmou Tavares.
As obras do sistema de água de Palmares serão iniciadas na próxima segunda-feira (27). Esses imóveis serão os primeiros a contar com água da Compesa na cidade. O projeto prevê a construção de uma adutora de 2.650 metros, com diâmetro de 200 milímetros, ligando o reservatório de água do habitacional à estação de tratamento de água de Palmares, que é operada pelo órgão municipal. O investimento total da Compesa é de R$ 300 mil.
Imprensa Compesa