segunda-feira, 13 de maio de 2024

Socioeducandos na Funase assistem partida entre Sport e Brusque na Arena de Pernambuco


O futebol é uma paixão para muitos brasileiros e não seria diferente para 20 jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) que acompanharam, no último sábado (11), a partida entre Sport e Brusque, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série B, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Na oportunidade, os socioeducandos puderam assistir aos quatro gols do Sport diretamente da arquibancada, no meio da multidão de torcedores.

“Levar os jovens para uma partida de futebol como essa, do seu time do coração, é uma importante parte do processo de socioeducação, que é baseado diretamente na cultura, no lazer e no esporte. Muitos desses adolescentes nunca assistiram a uma partida de futebol no estádio e a Funase, trazendo-os para o jogo, demonstra que eles podem estar aqui, torcer e cantar”, explica a coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esporte da Funase, Heveliny Sousa.

O socioeducando R.V., de 16 anos, comenta que assistir o jogo no estádio foi uma experiência muito especial para ele. “Eu me senti muito privilegiado! Nunca tive uma oportunidade dessas, se eu estivesse no ‘mundão’ eu nunca iria vir aqui assistir a um jogo do Sport pessoalmente, vou levar para sempre”.

Já para a socioeducanda S.G., de 17 anos, explica sobre a importância de atividades como essa: “não é porque a gente está na Funase que a gente não pode sair, não pode fazer uma coisa diferente. A gente tem que ter oportunidade e experiências. Se a gente só ficar trancado a gente vai sair para o mundo pior do que quando chegamos”.

O momento foi organizado pelo Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, em parceria com a Secretaria Executiva de Esportes da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e com Sport Club do Recife, e contou com a presença de socioeducandos de dez unidades socioeducativas, sendo elas: Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, Case Pacas, Case Pirapama, Case Santa Luzia, Case Arcoverde, Case Garanhuns, Case Jaboatão dos Guararapes, Case Timbaúba, Case Cabo de Santo Agostinho e Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia.