Embora o nome possa até ser difícil, psicomotricidade nada mais é do que a ciência que tem como foco o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras das crianças. Apontada por especialistas como a base do processo de aprendizagem, um desenvolvimento psicomotor insuficiente pode acarretar, por exemplo, em dificuldades para ler e escrever, distinguir letras, ordenar sílabas ou de análise gramatical. Por isso, a Educação Infantil da escola, em parceria com a família da criança, têm um papel fundamental, uma vez que influenciam diretamente no desenvolvimento dessas habilidades.
“Na escola, é essencial que utilizem jogos lúdicos e brincadeiras nas atividades para estimular os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo dos alunos. Através do brincar, a criança desenvolve habilidades essenciais para a aprendizagem, como a atenção, o foco e outras habilidades psicomotoras perceptivas. Vale ressaltar que uma aula com recursos lúdicos não precisa ser feita apenas de brincadeiras. O que leva ludicidade para a sala de aula é a atitude ‘lúdica’ do educador e dos alunos”, explica a coordenadora de esportes do Colégio GGE, Kelly Barbosa.
Ela esclarece que o objetivo principal da educação psicomotora é fazer com que as crianças desenvolvam o conhecimento sobre o próprio corpo — que está em constante interação com o ambiente — e o estabelecimento do esquema corporal. Por isso, os projetos trabalhados devem ser diferentes para cada ano, visando adaptar-se a cada fase de crescimento e desenvolvimento motor da criança.
“No Colégio GGE, por exemplo, a psicomotricidade está presente do Infantil 1 ao 3. A partir do Infantil 4 e 5 já é inserida a educação física na grade curricular dos alunos”, afirma. Entre as atividades que podem ser realizadas, a depender da fase de cada criança, Kelly elenca brincadeira com sucatas, pois estimula a estruturar o próprio brinquedo, passando a desenvolver funções relativas, por exemplo, à organização, planejamento e criatividade; e jogos e brincadeiras da cultura popular, desenvolvendo os domínios do comportamento e explorando a coletividade.
“Uma outra atividade que pode ajudar no desenvolvimento da psicomotricidade nas crianças é uma gincana do corpo humano, pela qual o tema será trabalhado e ajudará a abordar outros temas relacionados, como saúde, higiene, identidade, além de diferenças raciais”, pontua.