Podcast Taís Paranhos

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Painel reforça identidade e exalta a cultura pernambucana

A Tintas Iquine participa de projeto "Recife Cidade da Música" uma iniciativa da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana que utiliza ao todo 24 empenas cegas (fachadas sem aberturas) de edifícios de visibilidade pública no Recife para formar megamurais assinados. A iniciativa busca celebrar a vocação da cidade para esta linguagem artística e o ingresso do Recife na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria música.

 A intervenção artística está sendo realizada no Edifício Santa Apolônia, localizado na Rua do Hospício, de esquina com a Conde da Boa Vista. O mural de 301m² é executado por Marquinhos ATG, artista, muralista, grafiteiro e ilustrador. Natural de São Lourenço da Mata e formado em Fotografia pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, o autor carrega em seu trabalho um mix de sentimentos e religiosidade com cores alegres, traços simples e formas suaves.

 A obra intitulada “Recife Meu Amor” vem com a proposta de representar de forma colorida toda a essência cultural que a cidade do Recife exala nas suas diversas expressões artísticas e culturais. O objetivo é transformar o local em um grande painel de divulgação da cultura pernambucana com suas representações artísticas e musicais, usando cores fortes e alegres como uma ode de celebração à cultura, os ritmos e a alegria do recifense.

 O incentivo à arte urbana faz parte da promessa da marca de levar cores para todos. Também faz parte da agenda da empresa firmar parcerias com artistas, com o objetivo de divulgar seus trabalhos e apoiar iniciativas culturais, como o apoio aos projetos “Recife Cidade da Música”, “Colorindo Recife” e “Festival Concreto”, em Fortaleza (CE). A Iquine privilegia também a conservação de patrimônios públicos como a Casa Zero, no Recife Antigo, e a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, que fazem parte da estratégia de responsabilidade socioambiental da empresa.  “Está no DNA das Tintas Iquine valorizar as raízes e a arte como um todo. Através dessas ações pretendemos levar cores e transformar espaços de forma a impactar a população”, declara a Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine, Magaly Marinho.