Podcast Taís Paranhos

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Dançar forró faz bem para o corpo e a mente


O forró é uma dança tipicamente nordestina que faz sucesso no mês de junho e não deixa ninguém parado. Esse ritmo tradicional das festas juninas é considerado pelos especialistas um excelente exercício aeróbico, auxiliando na tonicidade dos músculos, principalmente os das pernas, e ajudando na perda de peso. O som, feito por triângulos, zabumbas e sanfonas, traz melodias agradáveis, dançantes e animadas.

 Além desse ritmo ser contagiante, ele traz diversos benefícios para a saúde. “O forró tem seu ápice no período junino, mas, durante todo o ano, ganha força nas academias como uma atividade que ajuda na melhoria da coordenação motora, frequência cardíaca e tonicidade muscular. Ele também atua no alívio do estresse, sendo considerado uma das danças mais alegres”, explica Ulisses Freire, professor do curso de Educação Física do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru.

O profissional ainda recomenda que o ideal é fazer duas a três aulas de forró por semana, pois é uma ótima forma de renovar as energias corporal e mental. “Por se tratar de uma aula mais leve, os praticantes não veem a atividade como um exercício físico, mas como lazer. Isso torna o momento mais prazeroso”, reforça.