segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Grupo Nutrientes Criativos, de Pernambuco lança livros sobre sustentabilidade na moda


Os livros Nutrientes Criativos: resíduos de confecções e Nutrientes Criativos: fibrilas têxteis trazem a temática da sustentabilidade na moda, a partir de estudos realizados no Polo de Confecções do Agreste pernambucano.

O Grupo de Pesquisa Nutrientes Criativos -design para a sustentabilidade lança nesta quarta-feira (20), durante o 18° Colóquio de Moda, em Fortaleza (CE), os livros Nutrientes Criativos: resíduos de confecções e Nutrientes Criativos: fibrilas têxteis. Os livros 1 e 2 compõem o projeto do grupo, com patrocínio do Funcultura.

Os dois livros trazem a temática da sustentabilidade na moda, a partir de estudos realizados no Polo de Confecção do Agreste pernambucano. São um relato de projetos de pesquisa cujo objetivo é a requalificação funcional, estética e simbólica de resíduos. Na pesquisa, são apresentados os novos materiais e orientadas suas produções.

"Percebemos durante a pesquisa que o setor produz muitos resíduos e que não tinham uma destinação adequada, tanto nas lavanderias de beneficiamento,  
como nas confecções, nas lojas. Então, veio a ideia do primeiro livro no qual trabalhamos os retalhos de origem química doados pelas próprias confecções, através de testes de caráter químicos e físicos", explica uma das autoras, Renata Garcia Wanderley, design e professora na UFPE e do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru.

Os livros podem ser acessados por meio das redes sociais do grupo (www.nutrientescriativos.com.br e Instagram: nutrientescriativos) para o digital, de forma gratuita, e terá doação para os impressos, em quantidades limitadas.

Resumo 

Livro 01: Nutrientes Criativos: resíduos de confecções

As confecções têm grande importância no mercado da moda construindo milhões de peças. Contudo, ao mesmo tempo, geram múltiplos resíduos, com destaque para retalhos de tecidos. 

Dentre os que se destacam, os tecidos sintéticos (como a lycra e o cotton) que são bastante trabalhados, principalmente em moda praia, fitness e moda íntima. 

"Sendo, não biodegradável, seus resíduos poluem o meio ambiente. Assim expomos e ensinamos que tais retalhos precisam ser requalificados sob os pilares funcional, estético e simbólico na construção de um novo material", explica a Mestre em Design, Renata Wanderley. 

O livro narra toda a pesquisa para essa requalificação: fundamentação teórica, experimentos e resultados.

Já o livro 2 Nutrientes Criativos: fibrilas têxteis traz em sua narrativa o ambiente das lavanderias de beneficiamento têxtil e sua importância no mercado da moda transformando tecidos e peças. 

"Contudo, elas geram múltiplos resíduos de caráter sólido, líquido ou gasoso derivados de seus processos, de seus maquinários e de seus materiais. As fibrilas têxteis, resultado do atrito provocado pelos secadores rotativos usados após lavagem básica e tingimento, são um dos seus resíduos sólidos com volume significativo", diz trechos do livro.

Assim sendo, essas fibrilas precisam ser requalificadas funcional, estética e simbólico na construção de um novo material, explica Renata. O livro narra toda a pesquisa para essa requalificação: fundamentação teórica, experimentos e resultados.

"O que nos motivou a trabalhar nessa temática foi a necessidade da sustentabilidade mundial que vem se discutindo o tempo inteiro e a demanda do próprio Polo de Confecção, que mostrou que tem muitos resíduos de diferentes tipos, que era necessário trabalhar seu reaproveitamento", acrescenta Renata.

Contatos: 

Autora do Livro
Renata Garcia Wanderley 


Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (2005) e em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (2002); mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), doutora em Design pela Universidade Salgado Filho (2015) e Pós Doutora em Ciência de materiais pela Universidade Federal de São Paulo (2023). 
Participa dos grupos de pesquisa: (1) Design da Informação, (2) Design Inclusivo: teoria e prática na interação usuário-produto e (3) Nutrientes criativos – design para a sustentabilidade, sendo sua líder. Desde 2006 é professora da Universidade Federal de Pernambuco do curso de design. Atua como pesquisadora, extensionista e produtora cultural na área de design e moda.
Renata.wanderley@ufpe.br 
Fone/WhatsApp: (81) 99142-3841