quinta-feira, 28 de setembro de 2023

No Recife, sala temática de Segurança e Cidadania tem ações voltadas para os direitos humanos no centro do debate


O Governo de Pernambuco fechou nesta quarta-feira (27/09) o ciclo de escutas da população com o seminário Ouvir para Mudar, e a sala temática de Segurança e Cidadania, integrada pelas secretárias de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, e de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral, recebeu demandas voltadas para as pessoas idosas, público LGBTQUIAPN+, pessoas em situação de rua e sistema prisional do estado.

A gratuidade do transporte coletivo para a pessoa idosa com idade a partir de 60 anos foi a proposta da superintendente de direitos humanos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Karina Antunes. “Algumas empresas não garantem nas rodoviárias, por exemplo, e a faixa etária atual é a partir de 65 anos. Precisamos rever essas questões não do aqui na região metropolitana, mas em todas as regiões do estado”, destacou Karina. 

O chamamento dos demais aprovados no último concurso da polícia penal, que estão com o curso de formação concluído, foi uma das demandas apresentadas pelo representante da comissão dos aproados para a PP, Arthur Ramos, morador da cidade de Paulista, na RMR. “Reconhecemos o empenho da governadora em empossar os 338 policiais penais, neste mês, mas reforçamos que já passamos por todas as etapas de formação, estamos prontos, preparados para também assumir essa missão”, pontuou Arthur. 

A secretária Lucinha Mota explicou que o Governo vem se organizando gradativamente para fortalecer ainda mais a segurança do estado, investindo na abertura de concursos e na convocação de novos servidores, na abertura de novas delegacias especializadas e na aquisição de instrumentos que auxiliem as forças de segurança a atuar com mais efetividade. 

Lucinha destacou, ainda, que vem atuando fortemente na estruturação dos programas de promoção e proteção dos direitos humanos. “Não conseguiremos do dia para a noite, mas muito já vem sendo feito. Estamos trabalhando de sol a sol para para garantir que todos os pernambucanos sintam-se contemplados com a gestão em todas os eixos”, frisou a gestora. 

O fortalecimento das políticas públicas no combate à LGBTfobia e ao racismo; a criação de espaços para acolhimento de pessoas adultas, especialmente as usuárias de drogas; a ampliação do Programa Atitude e das cozinhas comunitárias; além da facilitação de acesso à emissão de documentos, principalmente RG, para as pessoas em situação de rua, também foram algumas das demandas apresentadas pelos participantes na sala temática de Segurança e Cidadania. 

A secretária também colocou a pasta à disposição e apresentou alguns dos serviços prestados à população. “Temos o programa Balcão de Direitos, que emite de forma gratuita certidões de nascimento, casamento e óbito no seu estabelecimento fixo, no Recife, e de forma itinerante; o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Pessoa Idosa, o CIAPPI, também está à disposição da pessoa idosa para receber denúncias de violações contra este público”, destacou Lucinha. 

Imprensa SJDH PE