Podcast Taís Paranhos

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Casa Viva lança catálogo neste sábado


Esta é a última semana para visitar a exposição, que encerra no próximo sábado, 30 de setembro, com lançamento do segundo fascículo do catálogo e show de Hélder Vasconcelos e a batucada do Boi Marinho. A exposição multimídia CASA VIVA movimenta a cena cultural da cidade, na Zona da Mata pernambucana, desde o início do mês, com visitação de terça a domingo, das 10h às 19h. Além das obras da artista Juliana Lapa, a programação da casa foi pensada como um centro cultural, promovendo a oportunidade ao público de fazer uma imersão multidisciplinar na Arte por meio de vivências e formações.

Cada cômodo da casa conta uma história por meio das obras, entre elas o retábulo, cujo título Zona da Saudade da Mata Norte, remete à história de Carpina na perspectiva da artista, que presenciou a paisagem da sua infância, com a mata, sendo engolida pelos canaviais. Em outro cômodo, outra obra interage com o passado da casa, impresso na parede por meio das várias camadas de tinta de tempos anteriores, que a artista encontra ao decapar (raspar) as camadas com o uso de um bisturi, executando uma prospecção estratigráfica. Já no quarto, a interação é sonora, e o suporte é uma escrivaninha de madeira com gavetas de vários tamanhos.

Natural de Carpina, Juliana Lapa foi movida pelos afetos com a cidade e o desejo de compartilhar as memórias que estão impressas na sua obra artística e, ao mesmo tempo, abrir um diálogo na cidade sobre arte, preservação do patrimônio histórico, políticas públicas na área cultural, formação de público, além de chamar a atenção dos poderes e dos artistas da cidade para a importância da interiorização dos investimentos na produção cultural. A expografia da CASA VIVA é composta por obras exclusivas onde a artista propõe um diálogo entre arte e preservação do patrimônio histórico da cidade.

CASA VIVA é um projeto contemplado com o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura | FUNCULTURA PE na linguagem de Artes Visuais. A equipe principal do projeto é composta por Mery Lemos, também natural de Carpina, que assina a coordenação de produção, e Bruna Rafaella Ferrer, natural de Vitória de Santo Antão, à frente da Curadoria e do Educativo. A equipe multidisciplinar é formada também pelo historiador Rodrigo Sávio e o restaurador Walas Fidelis.

CASA VIVA – programação
30.09
Encerramento da Exposição com lançamento do Fascículo II do Catálogo e show de Hélder Vasconcelos com a batucada do Boi Marinho
Local: CASA VIVA (Av. Murilo Silva, 233. Centro. Carpina – PE)
Visitação das 10h às 19h

FICHA TÉCNICA
Artista: Juliana Lapa
Curadoria e educativo: Bruna Rafaella Ferrer
Coordenação de Produção: Mery Lemos
Produção local: Joseane Rocha
Marcenaria: Luiz V. A. Maciel Filho e João Diego Farias de Paula
Fotografia: Danilo Galvão
Pesquisa histórica: Rodrigo Sávio
Design: Estúdio Ligatura (Heitor Moreira, Rod Souza Leão)
Assistente de arte Humberto Dias
Consultoria em restauração: Walas Fidelis
Assessoria de Imprensa: Ana Nogueira