segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cubano do Mais Médicos abandona programa e afirma ter viajado para os EUA

Um médico cubano que atuava no Brasil pelo programa Mais Médicos deixou o País e viajou para os Estados Unidos, em um novo caso de deserção de profissionais trazidos da ilha caribenha. Ortelio Jaime Guerra, que atendia na cidade de Pariquera-Açu (SP), publicou uma mensagem em seu perfil no Facebook em que diz ter passado algumas noites na capital paulista antes de viajar para os Estados Unidos. 

“Meus amigos de Pariquera-Açu, eu preciso que vocês conheçam que tive que ir embora de lá sem falar isso pra ninguém por questões de segurança. Essa foto foi de uma das minhas últimas noites em São Paulo, mas agora já fico nos Estados Unidos. Estou muito agradecido por toda sua bondade, e seu amor, prometo que vou voltar um dia pra ver vocês, e sempre ficaram no meu coração”, afirmou o cubano em uma publicação na rede social.
A publicação em que afirma que deixou o Brasil para se encaminhar ao Estados Unidos é do dia 2 de fevereiro, dia que, segundo Ortelio, foi uma “de suas últimas noites emSão Paulo”. Não há informação oficial, porém, sobre se e quando o médico deixou o País e chegou aos Estados Unidos.
secretário de Saúde de Pariquera-Acu, Willian Rodrigo Virgínio de Souza, confirmou que o cubano abandonou o programa, mas afirmou que os detalhes sobre o caso serão repassados pelo Ministério da Saúde. A pasta confirmou que foi notificada sobre a saída do profissional, e afirmou que Ortelio chegou ao Brasil em novembro, no segundo ciclo do Mais Médicos, e que foi encaminhado ao interior de São Paulo em meados de dezembro de 2013. O ministério espera a oficialização da saída do cubano para encaminhar um substituto para seu posto.
Portal Terra