quarta-feira, 15 de maio de 2024

Rede Muda Mundo e Transforma Brasil envia caminhão com cerca de 35 toneladas de suprimentos para o Rio Grande Sul


Nesta quarta-feira, 15 de maio, uma significativa operação humanitária está em andamento, com a partida de um caminhão do Recife, carregado com cerca de 35 toneladas de suprimentos destinados ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A Cidade da região metropolitana de Porto Alegre passa pela terceira enchente desde 2023 — esta é de longe a pior delas. Esta ação solidária integra a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, que visa oferecer assistência emergencial às áreas mais afetadas pela atual conjuntura. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Rede Muda Mundo, através do Transforma Brasil, a rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma, evidenciando um esforço conjunto para fornecer apoio vital às comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre os itens enviados estão alimentos, produtos de higiene e outros artigos essenciais, que se tornam imprescindíveis em momentos de crise.

Fábio Silva, CEO da Rede Muda Mundo, assumiu um papel ativo nesse empreendimento humanitário, desembarcando na tarde de ontem, dia 14 de maio, no Rio Grande do Sul. Sua presença na região tem como propósito coordenar eficazmente todas as etapas da campanha, desde a mobilização de recursos até a distribuição dos suprimentos às comunidades necessitadas. “Minha jornada humanitária me levou a testemunhar tragédias como Brumadinho, Petrópolis e enchentes no Nordeste, mas nada me preparou para a escala avassaladora do sofrimento que estou presenciando aqui no Rio Grande do Sul.

A ação ganha ainda mais urgência diante dos recentes números alarmantes divulgados, na última segunda-feira (13) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul: até o momento, foram registradas 147 mortes relacionadas ao desastre, com um saldo de 806 feridos. Além disso, mais de 538.245 mil pessoas encontram-se desalojadas, e 127 estão desaparecidas — outras 77.405 estão recolhidas em abrigos, evidenciando a magnitude da crise humanitária que assola o estado.

Segundo Fábio Silva, a campanha não apenas visa atenuar os impactos imediatos da situação atual, mas também visa estabelecer um ciclo de solidariedade e apoio contínuo às regiões afetadas por crises e desastres naturais. A união de esforços de diferentes entidades e ações coordenadas como esta evidenciam a importância e o potencial transformador da solidariedade em tempos de adversidade. “ Agradeço a todos que já se uniram a nós, mas ainda precisamos de mais apoio. Por isso, com toda minha sinceridade, peço: doe, participe, envolva-se. Não podemos deixar ninguém para trás! Só há uma certeza: juntos somos mais fortes”, completou o CEO da Rede Muda Mundo.