quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Velho jeans que seria descartado no meio ambiente vira matéria-prima nas mãos de estudantes de Olinda

Qual o destino que você dá ao velho jeans? Estudantes da Escola Municipal Professor Hélio Maia, nos Bultrins, Olinda, sabem responder de forma ecologicamente correta. Preocupados com impacto do tecido quando lançado no meio ambiente, os alunos estão reaproveitando o material de forma criativa e sustentável.

A iniciativa conta com a participação de crianças, na faixa etária de 9 a 11 anos, do 4.º ano da unidade de ensino. Nas aulas práticas de Arte e Ciências, o grupo formado por 19 alunos faz uso do jeans para confeccionar porta moedas, bolsas, estojos, adornos, porta celular. A criatividade e o reaproveitamento do tecido são fundamentais. Não pode haver desperdício. O trabalho prático é desenvolvido nas terças-feiras, das 13h às 14h.

De acordo com a orientadora do projeto, Cássia Maria da Silva, a ideia é que os objetos produzidos pelas crianças possam ser expostos em feiras de apoio ao empreendedorismo. Um dos objetivos é despertar também o interesse da garotada pela educação financeira.

“Eu amei o projeto do jeans! Não sabia que o jeans consumia tanta água na lavagem. Aprendemos a reutilizar o material produzindo estojos, bolsas, porta-moedas e roupas”, afirmou a estudante Rebeca Soares da Costa, 9 anos.

As oficinas do projeto - O que você faz com seu jeans? Reutilizar ou descartar? Tem a coordenação da professora pedagógica Dayse Santos Mesquita.




Imprensa Olinda