quarta-feira, 25 de setembro de 2019

SCGE participa de encontro sobre transferência de recursos na UPE

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vai participar de um encontro, na próxima sexta-feira (27), que pretende capacitar, atualizar e sensibilizar os gestores da Universidade de Pernambuco (UPE) sobre a administração de recursos recebidos por meio de transferências. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que convidou a Controladoria para falar sobre as atividades que desenvolve nessa área, como órgão coordenador da Rede Estadual de Convênios.

A universidade, em conjunto com o TCU, identificou que os servidores estavam encontrando dificuldades relacionadas a convênios e transferências de recursos. Então eles articularam esse evento e pediram nosso apoio, já que atuar nesse cenário é uma das nossas competências”, explicou a diretora de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), Thaís Oliveira, referindo-se ao decreto que regulamenta as ações da Controladoria.

De acordo com a legislação citada, entre as finalidades da secretaria está “exercer o acompanhamento dos convênios, desde a celebração até a prestação de contas final dos referidos instrumentos, para orientar os gestores dos órgãos e entidades, em todas as etapas, assim como acompanhar apontamentos posteriores eventualmente apresentados por órgãos de controle externo”.

Durante a apresentação, que será realizada pelo secretário-executivo Caio Mulatinho, será mostrado um histórico do trabalho da SCGE ao longo dos últimos anos, a estrutura interna da DCON e as ações realizadas, além da expertise no apoio e gerenciamento aos órgão e entidades do Poder Executivo Estadual. “Vamos expor nossa experiência como coordenadores da rede, no monitoramento dos processos, na padronização dos procedimentos, na orientação sobre a execução e a prestação de contas, na editação de normativos e na orientação sobre a operacionalização de convênios, fornecendo informações gerenciais sobre a execução financeira e contábil”, detalhou.

PROGRAMAÇÃO – O encontro acontece na Reitoria da UPE, no Recife, a partir das 9h. Pela manhã, o público-alvo é a alta administração da universidade, que participará de palestras sobre “Excelência na gestão de recursos recebidos por meio de transferências governamentais” e “Monitoramento de convênios e contratos de repasse: Sistema de Gestão do Governo do Estado (SCGE/PE)”. Já no período da tarde, os servidores da instituição de ensino que atuam na área de transferências voluntárias ouvirão sobre “Convênios e outros instrumentos de transferências”, “Principais irregularidades” e “Principais irregularidades na área de obras”. Em ambos os momentos será aberto espaço para debates.

Imprensa SCGE PE