terça-feira, 29 de setembro de 2020

Por um Brasil carbono neutro

 

A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Por isso, tem sido cada vez mais frequente a articulação de entidades representativas, em busca de soluções efetivas que possam reverter o aquecimento global provocado por desmatamentos, queimadas, lixos e emissões de gases poluentes. Nessa perspectiva, o CBC- Centro Brasil no Clima realiza nesta terça-feira (29), o Seminário Internacional inovações Pelo Clima, para apresentar e discutir políticas e soluções de mitigação de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e estimular a educação climática. 

O evento acontece em parceria com a Abema e União Europeia, a partir das 14h30 e reúne especialistas e gestores públicos de todas as regiões do país, para discutir soluções e estratégias para a construção do Brasil Carbono Neutro. 

"Para cumprir o Acordo de Paris e superar os desafios climáticos, é preciso unir conhecimentos, formular políticas públicas interconectadas e criar modelos econômicos que reduzam desigualdades e regenerem ecossistemas. Neste contexto, os governos subnacionais tem um papel estratégico. Este encontro vai destacar o que está sendo feito e buscar formas de ampliar e integrar ações”, ressalta Sergio Xavier, articulador político do CBC, que falará na abertura do seminário. 

O evento será mediado por Guilherme Syrkis, Diretor-executivo do CBC e contará com a participação de Ignacio Asenjo (Delegação da União Europeia no Brasil). O debate virtual traz exemplos e soluções para tornar a economia e as cidades mais sustentáveis e será aberto para a participação do público, mediante inscrição prévia que poderá ser feita através do link: https://forms.gle/1L3FZioem9JgsNwX6

“O objetivo do Seminário é estimular o debate e o compartilhamento de experiências para avançarmos na construção do Brasil Carbono Neutro e outras estratégias de longo prazo”, destaca Guilherme Syrkis. A programação tem como palestrantes Inamara Melo (coordenadora do GT Clima da ABEMA), do Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, do Coordenador de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauricio Philipp, e do Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas, Luis Henrique Piva, além da a equipe acadêmica do CBC.

Centro Brasil no Clima
Instituição especializada em mudanças climáticas, criada em 2012, por Alfredo Sirkis (1950-2020), na Rio +20 da ONU - paralelamente à Rio Climate Change - para articular soluções estratégicas na pauta climática em suas mais diversas esferas.



SERVIÇO:
CBC Apresenta: Seminário Inovações Pelo Clima
Nesta terça-feira (29), a partir das 14h
GRATUITO

Transmissão: Canal do CBC, no Youtube: https://www.youtube.com/c/CentroBrasilnoClima/null

Inscrições: https://forms.gle/1L3FZioem9JgsNwX6