Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

quarta-feira, julho 21, 2021

Estudantes da Rede Municipal do Recife iniciam o processo de retomada das aulas presenciais nesta quinta-feira (22)

 

As escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife, que estavam com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia da covid-19, darão início ao processo de retomada destas atividades nesta quinta-feira (22). Anunciada pela Secretaria de Educação, a retomada das aulas presenciais nas unidades escolares será realizada em etapas, contemplando neste primeiro momento o retorno dos estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental Anos Finais. Na terça-feira (27) retornam às salas de aula os estudantes do 4º ao 7º do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e, por fim, na última etapa, no dia 03 de agosto, a retomada contemplará os estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Para a retomada das atividades presenciais nas escolas e creches, a Secretaria de Educação do Recife realizou a aquisição de materiais e equipamentos, necessários para cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra a Covid-19. Foram adquiridos mais de 300 mil máscaras; 7.500 face-shields; mais de 600 termômetros; além de totens para álcool gel; dispensers; tapetes sanitizantes; pulverizadores e porta-papéis toalha, entre outros. Além disso, foram instaladas novas pias em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com frequência, além de intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, incluindo a ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades.


É importante pontuar também que, mesmo a vacinação não sendo uma condição para o retorno às aulas presenciais, os trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife foram incluídos pela Prefeitura do Recife no grupo prioritário do Plano Recife Vacina desde o dia 29 de abril e, desde então, já iniciaram a imunização.


O planejamento de retomada destas atividades resultou também na elaboração, em parceria com a Secretaria de Saúde, e com base no Protocolo Setorial da Educação, produzido pelo Governo de Pernambuco, de um Protocolo Sanitário para a Educação do Recife. O documento, que está disponível no Portal da Educação, traz entre as principais medidas de prevenção ao novo Coronavírus, o uso obrigatório de máscaras; aferição de temperatura na entrada de todas as unidades escolares; uso do álcool gel; distanciamento de 1,5 metro em todos os ambientes, incluindo em salas de aula; e higienização das mãos. “Nossa preparação começou há meses para que todas as nossas unidades, entre escolas e creches, estivessem prontas para este retorno. Nosso maior objetivo é oferecer uma tranquilidade maior aos gestores, professores, demais profissionais e, principalmente, aos nossos estudantes. Então, é muito importante ressaltarmos que todas as nossas 321 unidades de ensino irão seguir as medidas estabelecidas no protocolo”, pontua o secretário Fred Amancio.


Antecedendo a volta dos estudantes às salas de aula, o plano de retomada das atividades presenciais contemplou ainda duas fases preparatórias. No dia 22 de junho, retornaram as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. No dia 29 de junho, foi a vez dos professores e demais profissionais da educação retomarem suas atividades presenciais. “Estas duas fases envolveram ações importantes, como orientações do protocolo sanitário; preparação de todos os ambientes das unidades escolares e elaboração dos planos de aulas ajustados para este novo momento”, diz Amancio.


EDUCARECIFE - A educação foi uma das áreas mais prejudicadas com a pandemia da covid-19. As escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife suspenderam as aulas presenciais desde a ano passado e, mesmo com o anúncio da retomada das aulas presenciais, o ensino híbrido, que envolve atividades presenciais e não presenciais, será uma realidade para este momento e no pós-pandemia para professores e estudantes. Pensando em estratégias que minimizem os impactos de aprendizagem e permitam que a Educação da rede municipal avance, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou o EducaRecife, o novo programa de ensino híbrido da rede.


Inovador e com investimentos na ordem de R$ 55 milhões, o EducaRecife consistiu na criação da Escola Municipal para Aulas Digitais, especialmente para o programa, que conta com 45 professores que contemplam todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas pela Rede Municipal de Ensino do Recife, além de equipe de gestão e coordenação pedagógica. Tendo a tecnologia como grande aliada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, o programa amplia os espaços de aprendizagem - aprendendo na escola e em casa - e traz o professor como um dos principais personagens neste mix de aulas presenciais e digitais, com foco nos conteúdos pedagógicos, e com o professores de sala de aula, dando ênfase ao aprofundamento e interação.


O EducaRecife conta com quatro novos estúdios, que foram especialmente construídos no Centro de Tecnologia da Educação do Recife, e que possibilitam a transmissão de aulas pela internet e TV aberta. A transmissão conta com a presença de dois professores por aula que garantem a interação e a interdisciplinaridade. O EducaRecife permite uma grande ampliação do volume de aulas transmitidas pela internet e por TV aberta, totalizando um total de 14h30 de aulas transmitidas diariamente em cinco canais digitais abertos. Além das aulas diárias, os novos estúdios do EducaRecife - composto por novos e modernos equipamentos de gravação - podem ser expandidos para a realização de lives, formações de professores e outras ações, ou seja, uma grande ferramenta de conexão entre a Secretaria de Educação, equipes de gestão, professores e estudantes.


O EducaRecife conta também com uma nova plataforma de internet compatível com celulares, computadores e tablets. A ferramenta disponibilizará para os estudantes, além das aulas ao vivo, que ficarão gravadas para serem assistidas a qualquer momento, conteúdos pedagógicos e diversos canais, incluindo chat para dúvidas e interações com os professores, e-mails do Google e Google Classroom, parceiro do programa, integrados no aplicativo para a sala de aula virtual. Para as equipes de gestão e professores, a plataforma permitirá também o monitoramento para garantir a qualidade das aulas ofertadas e a busca ativa de estudantes que não estejam acompanhando com frequência às aulas e as atividades propostas.


O programa contempla também acesso gratuito à internet para todos os estudantes e professores, por meio da nova plataforma do programa. Para ampliar o acesso dos estudantes às aulas, a Secretaria de Educação do Recife, por meio do Programa EducaRecife, fez ainda a aquisição de mais de 42 mil tablets que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e da Educação Especial (estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista).


As aulas do EducaRecife por TV aberta para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos estão sendo transmitidas pela TV Nova Nordeste, por meio dos canais digitais abertos 22.2 (1º ano, 2º ano/se liga e 3º ano); 22.3 (4º ano/acelera, 5º ano, Travessia e Educação de Jovens e Adultos); 22.4 (6º ao 8º ano); e 22.1 (9º ano). As aulas da Educação Infantil e Educação Especial continuam sendo transmitidas na TV Alepe, através do canal 10.2.


lmprensa Recfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário