terça-feira, 20 de julho de 2021

Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré

 

O experimento cênico “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” tem como espaço cênico e conceitual o universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas. Uma dramaturgia criada a partir da vivência do dramaturgo Anderson Leite na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina -Recife/PE, aonde, o autor e sua família encontram a subsistência de sua rede familiar através da pesca artesanal de Marisco e Sururu. Embebido das narrativas que atravessam o autor, os seus e os que partilham daquele espaço para morada e/ou sustento, o dramaturgo e encenador dá vida a um experimento que visa discutir temas de suma importância para a sociedade contemporânea, tais como: homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social.

Segundo Anderson Leite a montagem “Busca exaltar os sabores e insumos da margem, a poética exposta em seus rostos, o embalo de seus ritmos, a crueza de suas realidades e a potente resiliência dos seus corpos... Queremos exaltar o funk num corpo negro e ir de Passinho em Passinho tateando os códigos periféricos que nos atravessam desde berço. A presente criação tem o objetivo de extirpar padrões imbuídos de preconceitos, e, exaltar um conceito que eleve a Margem, ao ponto de que, na Margem, os marginais sejam visibilizados socialmente.”

Deste modo, o experimento coloca em evidencia o espaço urbano da cidade do Recife e sua relação com as margens, e visa discutir os problemas inerentes ao fluxo continuo de uma favela, revelando suas poeticidades e mazelas cotidianas. A beira da Maré é o elemento central da montagem, aonde, através do ir e vir de suas águas, são descortinados os estereótipos e é revelado um conjunto de indivíduos resilientes que, mesmo sendo excluídos pelo sistema, se ajudam, se cuidam; criando uma rede humanitária.

O experimento conta com a dramaturgia e encenação de Anderson Leite que também integra o elenco junto com Elis Hellen e Halberys Morais. A direção Musical é de Arnaldo do Monte, figurino de André Lourenço e a Realização do Grupo São Gens de Teatro.

Além do experimento cênico os artistas estrearão, também, um documentário que reunirá entrevistas com os profissionais envolvidos na montagem sobre o processo de criação da obra.




Este Projeto Tem o Patrocínio da Lei Aldir Blanc através do Edital de Criação, Fruição e Difusão do Governo do Estado de Pernambuco.


Serviço:
A Estreia do Experimento Cênico será no Domingo 18/07 às 20h.
Já a Estreia do Documentário acontecerá na Segunda 19/07 às 20h.
Ambas serão transmitidas, com livre acesso, No YouTube do Grupo São Gens de Teatro
Mais informações: gruposaogenspe@gmail.com

Ficha Técnica:
Dramaturgia e Encenação: Anderson Leite
Direção Musical: Arnaldo do Monte
Elenco: Anderson Leite, Elis Hellen e Halberys Morais
Figurino: André Lourenço
Cenário e Iluminação: Anderson Leite
Produção Cultural: Halberys Morais
Produção Executiva: São Gens Produções
Assistente de Produção: Elis Hellen
Apoio Técnico: Fagner Fênix
Captação e edição audiovisual: Washigton Machado