quinta-feira, 29 de julho de 2021

Caravana Juventude em Movimento aporta na unidade da Funase em Vitória de Santo Antão

 

Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, participam, nesta sexta-feira (30), de mais um dia de atividades da Caravana Juventude em Movimento. O evento, realizado pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), promove três cursos simultaneamente, com um total de 48 vagas e certificação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A ação, iniciada no dia 23, tem previsão de seguir até setembro.

Estão sendo ofertados os cursos de Introdução ao Reparo de Computadores, Introdução à Automação Eletroeletrônica e Básico de Corte de Cabelo Masculino. Essas temáticas têm boa trabalhabilidade, ou seja, chances significativas de absorção do profissional capacitado pelo mercado de prestação de serviços como funcionário ou como autônomo, o que contribui para viabilizar oportunidades de reinserção dos adolescentes do sistema socioeducativo no convívio social por meio da educação e do trabalho. As aulas no Case Vitória são conduzidas pelos professores Daniel Barreto, Higino Filho e Ronny Fernando, todos da equipe da Funase.

Embora a oferta de cursos no Case Vitória seja frequente, é a primeira vez que o local recebe a ação no formato de caravana, com atividades que mobilizam quase todos os socioeducandos. “A caravana marcou a retomada de uma ação com um grande grupo de adolescentes, em um período em que estavam sem aulas ou outro tipo de atividade. A profissionalização, com certeza, sempre será um diferencial para os jovens que anseiam retornar à vida social com uma nova perspectiva de futuro. A partir dela, eles podem vislumbrar um novo projeto de vida. Apostamos muito nisso”, explica a coordenadora técnica do Case Vitória, Karolinna Ferreira.

Desde 2018, quando foi criada, a Caravana Juventude em Movimento já passou pelas unidades da Funase em Timbaúba, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho, além do Case Santa Luzia e das Casas de Semiliberdade (Casem) do Grande Recife. Em 2021, adaptada às normas de distanciamento social decorrentes da pandemia, houve uma nova edição no Case Caruaru, no Agreste. Foram oito dias de atividades, duas vezes por semana. No fim dos cursos, 33 alunos receberam certificados e um registro de elogio pela frequência de 100% e pelo desempenho e disciplina durante as aulas.

“Procuramos inovar na certificação, com a entrega também desse elogio. É um registro interno do Eixo Profissionalização, não serve para o mundão, como eles chamam o lado de fora da Funase, mas é importante para as avaliações de desempenho no cumprimento da medida socioeducativa. Iniciamos com as turmas de Caruaru e será uma prática das caravanas e das turmas do Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire. É importante para os meninos e as meninas. E é sempre bom reconhecer o mérito de quem tem”, avalia o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque.

lmprensa Funase PE