quinta-feira, 29 de julho de 2021

Autoras latino-americanas inspiram Estelar de Teatro na estreia de Matriarcado-América

 

A peça digital MATRIARCADO-AMÉRICA é o desdobramento da investigação de mais de 15 anos da Estelar de Teatro, que busca uma voz feminina não só nos temas, mas também em um continente em ebulição e sedento de novas imagens. Com exibição online dividida em dois episódios, a montagem traz à cena questões éticas e estéticas fundamentais do Brasil da pandemia. A primeira parte A Sociedade das Eróticas em Menopausa estreia dia 7 de agosto, sábado, às 19h30 e a segunda A Máquina dos Sonhos chega à internet dia 9 de setembro, às 19h30, ambas no Canal de Youtube da Estelar de Teatro.

Com dramaturgia de Viviane Dias, que divide a direção com Ismar Rachmann e edição de Vic Von Poser e Taurina Filmes, MATRIARCADO-AMÉRICA apresenta uma Organização de Mulheres Eróticas em Menopausa, que com a ajuda de uma Máquina de Sonhos e um espírito de mulher chamado “Jesusa”, reencarnado mais de 30 vezes na América Latina e sempre morto por feminicídio, escreve uma nova Bíblia Antropofágica instaurando novas realidades poéticas, éticas e mágicas no continente.

O texto inédito, inspirado pela “devoração” de importantes autoras latino-americanas, ainda pouco conhecidas no Brasil como a boliviana Maria Galindo, a chilena Lina Meruane, a nicaraguense Gioconda Belli, a mexicana Elena Poniatowska, também bebe na fonte dos pensadores David Kopenawa, Sidarta Ribeiro e Aílton Krenak. Para a dramaturga, diretora e atriz Viviane Dias, MATRIARCADO-AMÉRICA valoriza mulheres em vários campos do saber na busca de uma cena antropofágica, porosa e inventiva em intersecção com as artes e com forte presença do sonho, do rito e do devaneio.

“No momento em que a América Latina está em ebulição com uma indígena eleita presidenta da comissão constituinte do Chile e o aborto é legalizado na Argentina crio em MATRIARCADO-AMÉRICA uma nova constituição, que instaura a poesia, a arte, o sonho e as línguas nativas como línguas oficiais de nossos países multiétnicos”, conta Viviane Dias.

Episódio 1
A SOCIEDADE DAS ERÓTICAS EM MENOPAUSA
De 7 a 29 de agosto, sábados e domingos, às 19h30, no Canal de Youtube da Estelar de Teatro. Gratuito. Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos.

Episódio 2
A MÁQUINA DOS SONHOS
De 9 a 19 de setembro, de quinta-feira a domingo, às 19h30, no Canal de Youtube da Estelar de Teatro. Gratuito. Duração – 60 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos.