Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

WTF? Translate here!

terça-feira, julho 20, 2021

Festival Brincando na Praça

 

Com foco na cultura popular brasileira, os três primeiros programas do festival de artes cênicas Brincando na Praça estreiam neste final de semana com uma rica programação que envolve arte, dança, circo, música e teatro. Completamente online e gratuito, as três primeiras etapas do festival ocorrem de sexta (23) até o domingo (25), sempre às 15h, com atrações como, Caravana TapiocaCia Navega JangadaCia MapinguaryDuo D’ ÉguaPia FrausFafá ContaCia Fankama ObiGrupo Corpo MoldeOrquestra Modesta e muito mais. A transmissão é pelo Facebook e Youtube Muda Cultural, realizadora do evento.

 

O evento, que também conta com uma programação de workshops e oficinas, traz a Aula Espetáculo, O físico e o simbólico: uma viagem pelas danças e mitos brasileiros, da Nau de Ícaros, o Workshow de Dança Afro com a Cia Fankama Obi e uma Oficina de Confecção de Instrumentos Musicais com a  Orquestra Modesta.

 

A programação tem início na sexta-feira (23), às 15h, com a Pequena Semente do Tempo, uma lúdica apresentação da Cia Navega Jangada, que conta através de um teatro de bonecos, a história de Julieta, menina brincalhona, arteira e curiosa e de seu avô Nono, senhor sábio, contador de historias, e grande amigo de um tal de tempo. Ainda na sexta, o festival traz o Circo de Lampezão e Maria Botina, espetáculo inspirado no universo do cangaço, onde Cavaco e Nina contam a história de um casal anônimo do Sertão. Logo depois, é a vez do público ir Além das Montanhas com a Cia Mapinguary, viagem imaginária pelo interior de Minas Gerais com histórias e lendas que se passam nos vales das cidades históricas. No mesmo dia, o festival apresenta a aula espetáculo O físico e o simbólico: uma viagem pelas danças e mitos brasileiros, da Nau de Ícaros.

 

No sábado (24), às 15h, o espetáculo Duo D’ Égua promete muita música, brincadeiras e simpatia com uma apresentação divertida e irreverente que faz o corpo dançar, a língua enrolar e a memória trabalhar. Em seguida, O Vaqueiro e o Bicho Froxo, encenado  pela  Pia Fraus, apresenta a história de um Vaqueiro que vê Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo terrível Bicho Froxo. A apresentação traz personagens do universo mítico brasileiro como o Papa-Figo, Janaína Mãe D'Água, Miquelina do Jequitinhonha e outros. Ainda no sábado, o festival exibe Fafá Conta Histórias Pra Brincar e Sacudir o Esqueleto e o Workshop de Dança Afro da Cia Fankama Obi.

 

No domingo (25), o grupo Beatles para Crianças apresenta o espetáculo Meu Primeiro Show de Rock, às 15h, onde reúne os sucessos do quarteto de Liverpool com arranjos originais, mesclando histórias contadas e cantadas. No mesmo dia, o espetáculo Bambaquerê, do Grupo Corpo Mole, aborda a temática “infância” através do desenvolvimento infantil entre jogos e brincadeiras, mesclando a dança Contemporânea e as danças tradicionais brasileiras. Em seguida, a Orquestra Modesta invade o Festival com o espetáculo autoral Canções Para Pequenos Ouvidossob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada. Ainda no domingo, a Orquestra Modesta  ministra a Oficina de Confecção de Instrumentos.

 

Brincando na Praça acontece até o dia 01 de agosto, sendo uma oportunidade para conhecer de perto a produção de arte do país, por meio de conteúdos como cenários, roupas, bonecos e instrumentos. Também há danças, percussões corporais, música e atividades interativas, em que os visitantes podem aprender a confeccionar os seus instrumentos e o universo da dança de origem africana. A apresentação de todas as atividades do festival é da mestre de cerimônias Palhaça Rubra.

 

Neste ano, o festival que tem levado entretenimento à população no período de pandemia, conta com uma diversidade de estilos que promete agradar ao público, durante cinco encontros. O evento vai oferecer uma programação com mais de 20 atrações de várias partes do país e conta com o patrocínio da Ferro + Mineração, do grupo J. Mendes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sexta-feira 23/07 – 15h

Atrações:

PEQUENA SEMENTE DO TEMPO - Cia Navega Jangada

CIRCO DE LAMPEZÃO E MARIA BOTINA - Cia Caravana Tapioca

ALÉM DAS MONTANHAS - Cia Mapinguary

AULA ESPETÁCULO - O físico e o simbólico: uma viagem pelas danças e mitos brasileiros - Nau de Ícaros

 

Sábado 24/07 – 15h

Atrações:

DUO D'ÉGUA

O VAQUEIRO E O BICHO FROXO - Pia Fraus

FAFÁ CONTA HISTÓRIAS PRA BRINCAR E SACUDIR O ESQUELETO - Fafá Conta

Workshow DANÇA AFRO - Cia Fankama Obi

 

Domingo 25/07 – 15h

Atrações:

BEATLES PARA CRIANÇAS

BAMBAQUERÊ - Grupo Corpo Molde

CANÇÕES PARA PEQUENOS OUVIDOS - Orquestra Modesta

OFICINA DE CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS - Orquestra Modesta

 

Sábado 31/07 – 15h

Atrações:

O JARDIM DO IMPERADOR - Cia Pelo Cano

LÚDICO - Cia Druw

LÚDICO NA DANÇA - Cia Druw

CATAPPUM - Coletivo Catappum

VIVÊNCIA BARBATUQUES - Barbatuques

CASADA COMIGO MESMA - Cia Asfalto de Poesia

 

Domingo 01/08 – 15h

Atrações:

SONHATÓRIO - Cia Truks

ESTUPENDO CIRCO DI SÓ LADIES - Circo di SóLadies

OFICINA CORPO CASA - Dança Sem Fronteiras

NO REINO DAS ÁGUAS DOCES - Agbalá Conta

MONASCICLOS - Jujuba e Chicote

TIQUEQUÊ

 

SERVIÇO:

 

FESTIVAL BRINCANDO NA PRAÇA 

 

De 23 de julho a 01 de agosto

Transmissão gratuita no: Facebook Muda Cultural e Youtube Muda Cultural

Classificação: Livre

Patrocínio: WestRock e Ferro+ Mineração, do Grupo J. Mendes

Realização: MUDA CULTURAL

Site: http://mudacultural.com.br/ 

Instagram: @mudacultural

Facebook: https://www.facebook.com/mudacultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário